Tecendo a Memória do Trabalho Infantil em Casas de Farinha em Vitória da Conquista – BA (Tejiendo la Memoria del Trabajo Infantil en Casas de Harina en Vitoria de la Conquista – Ba)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa Viana, Pollyana Andrade
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferreira dos Santos, João Diógenes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Binacional Brasil-Argentina
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1343
Resumo: O presente artigo busca analisar como o trabalho infantil é concebido na memória dos trabalhadores adultos das Casas de Farinha do Bairro Campinhos, em Vitória da Conquista na Bahia. A categoria memória, na presente investigação, possibilita compreender a relação dialética estabelecida entre os significados manifestos hoje e aqueles que foram elaborados em momentos históricos do passado. As práticas metodológicas adotadas foram entrevistas semi estruturadas aliadas a observações, com a finalidade de trazer as concepções dos participantes da pesquisa. Os resultados revelaram que a memória dos entrevistados acerca da vivência como trabalhador desde a infância está impregnada por valores ideológicos que foram construídos no contexto histórico brasileiro, mas que ainda são difundidos na sociedade.  
id UESB-6_68eda52f02aa5a53799bb19b22c771cb
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1343
network_acronym_str UESB-6
network_name_str Revista Binacional Brasil-Argentina
repository_id_str
spelling Tecendo a Memória do Trabalho Infantil em Casas de Farinha em Vitória da Conquista – BA (Tejiendo la Memoria del Trabajo Infantil en Casas de Harina en Vitoria de la Conquista – Ba)TrabalhoTrabalho InfantilMemoriaO presente artigo busca analisar como o trabalho infantil é concebido na memória dos trabalhadores adultos das Casas de Farinha do Bairro Campinhos, em Vitória da Conquista na Bahia. A categoria memória, na presente investigação, possibilita compreender a relação dialética estabelecida entre os significados manifestos hoje e aqueles que foram elaborados em momentos históricos do passado. As práticas metodológicas adotadas foram entrevistas semi estruturadas aliadas a observações, com a finalidade de trazer as concepções dos participantes da pesquisa. Os resultados revelaram que a memória dos entrevistados acerca da vivência como trabalhador desde a infância está impregnada por valores ideológicos que foram construídos no contexto histórico brasileiro, mas que ainda são difundidos na sociedade.  Edições UESB2020-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1343Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 1 No. 2 (2012); 107-123Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 1 n. 2 (2012); 107-123Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 1 Núm. 2 (2012); 107-1232316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1343/1165Sousa Viana, Pollyana AndradeFerreira dos Santos, João Diógenesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-21T19:51:54Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1343Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2017-09-21T19:51:54Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecendo a Memória do Trabalho Infantil em Casas de Farinha em Vitória da Conquista – BA (Tejiendo la Memoria del Trabajo Infantil en Casas de Harina en Vitoria de la Conquista – Ba)
title Tecendo a Memória do Trabalho Infantil em Casas de Farinha em Vitória da Conquista – BA (Tejiendo la Memoria del Trabajo Infantil en Casas de Harina en Vitoria de la Conquista – Ba)
spellingShingle Tecendo a Memória do Trabalho Infantil em Casas de Farinha em Vitória da Conquista – BA (Tejiendo la Memoria del Trabajo Infantil en Casas de Harina en Vitoria de la Conquista – Ba)
Sousa Viana, Pollyana Andrade
Trabalho
Trabalho Infantil
Memoria
title_short Tecendo a Memória do Trabalho Infantil em Casas de Farinha em Vitória da Conquista – BA (Tejiendo la Memoria del Trabajo Infantil en Casas de Harina en Vitoria de la Conquista – Ba)
title_full Tecendo a Memória do Trabalho Infantil em Casas de Farinha em Vitória da Conquista – BA (Tejiendo la Memoria del Trabajo Infantil en Casas de Harina en Vitoria de la Conquista – Ba)
title_fullStr Tecendo a Memória do Trabalho Infantil em Casas de Farinha em Vitória da Conquista – BA (Tejiendo la Memoria del Trabajo Infantil en Casas de Harina en Vitoria de la Conquista – Ba)
title_full_unstemmed Tecendo a Memória do Trabalho Infantil em Casas de Farinha em Vitória da Conquista – BA (Tejiendo la Memoria del Trabajo Infantil en Casas de Harina en Vitoria de la Conquista – Ba)
title_sort Tecendo a Memória do Trabalho Infantil em Casas de Farinha em Vitória da Conquista – BA (Tejiendo la Memoria del Trabajo Infantil en Casas de Harina en Vitoria de la Conquista – Ba)
author Sousa Viana, Pollyana Andrade
author_facet Sousa Viana, Pollyana Andrade
Ferreira dos Santos, João Diógenes
author_role author
author2 Ferreira dos Santos, João Diógenes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa Viana, Pollyana Andrade
Ferreira dos Santos, João Diógenes
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho
Trabalho Infantil
Memoria
topic Trabalho
Trabalho Infantil
Memoria
description O presente artigo busca analisar como o trabalho infantil é concebido na memória dos trabalhadores adultos das Casas de Farinha do Bairro Campinhos, em Vitória da Conquista na Bahia. A categoria memória, na presente investigação, possibilita compreender a relação dialética estabelecida entre os significados manifestos hoje e aqueles que foram elaborados em momentos históricos do passado. As práticas metodológicas adotadas foram entrevistas semi estruturadas aliadas a observações, com a finalidade de trazer as concepções dos participantes da pesquisa. Os resultados revelaram que a memória dos entrevistados acerca da vivência como trabalhador desde a infância está impregnada por valores ideológicos que foram construídos no contexto histórico brasileiro, mas que ainda são difundidos na sociedade.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1343
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1343/1165
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 1 No. 2 (2012); 107-123
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 1 n. 2 (2012); 107-123
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 1 Núm. 2 (2012); 107-123
2316-1205
reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Binacional Brasil-Argentina
collection Revista Binacional Brasil-Argentina
repository.name.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rbba@uesb.edu.br||
_version_ 1797220469325168640