MÉTODO CLÍNICO: DESARROLLO MORAL EN QUILOMBOLAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berg, Juliana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vestena, Carla Luciane Blum
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Binacional Brasil-Argentina
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/6256
Resumo: O presente trabalho traz reflexões preliminares de estudo teórico e exploratório por método clinico realizado em escolas da Colônia Vitória, município de Guarapuava, estado do Paraná, Brasil que recebem crianças advindas da comunidade quilombola Invernada Paiol de Telha. Pretende-se refletir sobre esse método por meio da compreensão moral ambiental dessas crianças quilombolas. Baseados na obra do autor construtivista Jean Piaget e considerando a percepção ambiental como parte da conexão existente entre a formação do juízo moral e dos valores quilombolas que são construídos de forma a existir uma compreensão do meio ambiente enquanto meio onde há uma relação dinâmica de troca. Entende-se que o método clínico viabilizou essa analise quando colocou em movimento o pensar infantil ativando o julgamento moral para as questões ambientais e também quando evindenciou o silêncio por opressão vivida pelas meninas da comunidade.
id UESB-6_6f3a041616a36755d064225576855d37
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6256
network_acronym_str UESB-6
network_name_str Revista Binacional Brasil-Argentina
repository_id_str
spelling MÉTODO CLÍNICO: DESARROLLO MORAL EN QUILOMBOLASMÉTODO CLÍNICO: DESENVOLVIMENTO MORAL EM QUILOMBOLASCLINICAL METHOD: MORAL DEVELOPMENT IN QUILOMBOLASMeio ambienteQuilombolasMétodo clínicoJean PiagetBrasilMedio ambienteQuilombolasMétodo clínicoJean PiagetBrasilO presente trabalho traz reflexões preliminares de estudo teórico e exploratório por método clinico realizado em escolas da Colônia Vitória, município de Guarapuava, estado do Paraná, Brasil que recebem crianças advindas da comunidade quilombola Invernada Paiol de Telha. Pretende-se refletir sobre esse método por meio da compreensão moral ambiental dessas crianças quilombolas. Baseados na obra do autor construtivista Jean Piaget e considerando a percepção ambiental como parte da conexão existente entre a formação do juízo moral e dos valores quilombolas que são construídos de forma a existir uma compreensão do meio ambiente enquanto meio onde há uma relação dinâmica de troca. Entende-se que o método clínico viabilizou essa analise quando colocou em movimento o pensar infantil ativando o julgamento moral para as questões ambientais e também quando evindenciou o silêncio por opressão vivida pelas meninas da comunidade.The present work brings preliminary reflections of theoretical and exploratory study by clinical method carried out in schools in Colônia Vitória, municipality of Guarapuava, state of Paraná, Brazil, who receive children from the quilombola community, Invernada Paiol de Telha. It is intended to reflect on this method through the environmental moral understanding of these quilombola children. Based on the work of constructivist author Jean Piaget and considering environmental perception as part of the connection between the formation of moral judgment and quilombola values that are built so that there is an understanding of the environment as a medium where there is a dynamic exchange relationship. It is understood that the clinical method made this analysis feasible when the children's thinking was set in motion activating the moral judgment for environmental issues and also when the silence of oppression experienced by the girls in the community was evident. Key words: Mathematics Education. Teaching-learning. teacher-student relationship. Emotions.El presente trabajo trae reflexiones preliminares deestudio teórico y exploratorio por método clínico realizado en escuelas de la Colônia Vitória, municipio de Guarapuava, estado   de Paraná, Brasil, que reciben niños de la comunidad  quilombola Invernada Paiol de Telha. Se pretende  reflexionar  sobre  este  método  a  través  de  la comprensión moral ambiental de estos niños quilombolas. Basado en el trabajo del autor constructivista Jean Piaget y considerando  lapercepción  ambiental  como  parte  de  la conexión  existente  entre  la  formación  del  juicio  moral  y los valores de quilombola que se construyen de tal manera que  hay  una  comprensión  del  medio  ambiente  como  un medio donde existe una relación de intercambio dinámico. Se entiende que el método clínico hizo que este  análisis cuando puso en marcha el pensamiento infantil, activando el juicio moral para lascuestiones ambientales  y  también cuando evidenciaba el silencio poropresión experimentada por las niñas de la comunidad.Edições UESB2020-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/625610.22481/rbba.v8i2.6256Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 8 No. 2 (2019): Distopia, barbárie e contraofensivas no mundo contemporâneo; 156-173Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 8 n. 2 (2019): Distopia, barbárie e contraofensivas no mundo contemporâneo; 156-173Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 8 Núm. 2 (2019): Distopia, barbárie e contraofensivas no mundo contemporâneo; 156-1732316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/6256/4738Copyright (c) 2020 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBerg, JulianaVestena, Carla Luciane Blum2021-06-19T20:46:43Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6256Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2021-06-19T20:46:43Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv MÉTODO CLÍNICO: DESARROLLO MORAL EN QUILOMBOLAS
MÉTODO CLÍNICO: DESENVOLVIMENTO MORAL EM QUILOMBOLAS
CLINICAL METHOD: MORAL DEVELOPMENT IN QUILOMBOLAS
title MÉTODO CLÍNICO: DESARROLLO MORAL EN QUILOMBOLAS
spellingShingle MÉTODO CLÍNICO: DESARROLLO MORAL EN QUILOMBOLAS
Berg, Juliana
Meio ambiente
Quilombolas
Método clínico
Jean Piaget
Brasil
Medio ambiente
Quilombolas
Método clínico
Jean Piaget
Brasil
title_short MÉTODO CLÍNICO: DESARROLLO MORAL EN QUILOMBOLAS
title_full MÉTODO CLÍNICO: DESARROLLO MORAL EN QUILOMBOLAS
title_fullStr MÉTODO CLÍNICO: DESARROLLO MORAL EN QUILOMBOLAS
title_full_unstemmed MÉTODO CLÍNICO: DESARROLLO MORAL EN QUILOMBOLAS
title_sort MÉTODO CLÍNICO: DESARROLLO MORAL EN QUILOMBOLAS
author Berg, Juliana
author_facet Berg, Juliana
Vestena, Carla Luciane Blum
author_role author
author2 Vestena, Carla Luciane Blum
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Berg, Juliana
Vestena, Carla Luciane Blum
dc.subject.por.fl_str_mv Meio ambiente
Quilombolas
Método clínico
Jean Piaget
Brasil
Medio ambiente
Quilombolas
Método clínico
Jean Piaget
Brasil
topic Meio ambiente
Quilombolas
Método clínico
Jean Piaget
Brasil
Medio ambiente
Quilombolas
Método clínico
Jean Piaget
Brasil
description O presente trabalho traz reflexões preliminares de estudo teórico e exploratório por método clinico realizado em escolas da Colônia Vitória, município de Guarapuava, estado do Paraná, Brasil que recebem crianças advindas da comunidade quilombola Invernada Paiol de Telha. Pretende-se refletir sobre esse método por meio da compreensão moral ambiental dessas crianças quilombolas. Baseados na obra do autor construtivista Jean Piaget e considerando a percepção ambiental como parte da conexão existente entre a formação do juízo moral e dos valores quilombolas que são construídos de forma a existir uma compreensão do meio ambiente enquanto meio onde há uma relação dinâmica de troca. Entende-se que o método clínico viabilizou essa analise quando colocou em movimento o pensar infantil ativando o julgamento moral para as questões ambientais e também quando evindenciou o silêncio por opressão vivida pelas meninas da comunidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/6256
10.22481/rbba.v8i2.6256
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/6256
identifier_str_mv 10.22481/rbba.v8i2.6256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/6256/4738
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 8 No. 2 (2019): Distopia, barbárie e contraofensivas no mundo contemporâneo; 156-173
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 8 n. 2 (2019): Distopia, barbárie e contraofensivas no mundo contemporâneo; 156-173
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 8 Núm. 2 (2019): Distopia, barbárie e contraofensivas no mundo contemporâneo; 156-173
2316-1205
reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Binacional Brasil-Argentina
collection Revista Binacional Brasil-Argentina
repository.name.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rbba@uesb.edu.br||
_version_ 1797220470262595584