MÉTODO CLÍNICO: DESARROLLO MORAL EN QUILOMBOLAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Binacional Brasil-Argentina |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/6256 |
Resumo: | O presente trabalho traz reflexões preliminares de estudo teórico e exploratório por método clinico realizado em escolas da Colônia Vitória, município de Guarapuava, estado do Paraná, Brasil que recebem crianças advindas da comunidade quilombola Invernada Paiol de Telha. Pretende-se refletir sobre esse método por meio da compreensão moral ambiental dessas crianças quilombolas. Baseados na obra do autor construtivista Jean Piaget e considerando a percepção ambiental como parte da conexão existente entre a formação do juízo moral e dos valores quilombolas que são construídos de forma a existir uma compreensão do meio ambiente enquanto meio onde há uma relação dinâmica de troca. Entende-se que o método clínico viabilizou essa analise quando colocou em movimento o pensar infantil ativando o julgamento moral para as questões ambientais e também quando evindenciou o silêncio por opressão vivida pelas meninas da comunidade. |
id |
UESB-6_6f3a041616a36755d064225576855d37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6256 |
network_acronym_str |
UESB-6 |
network_name_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository_id_str |
|
spelling |
MÉTODO CLÍNICO: DESARROLLO MORAL EN QUILOMBOLASMÉTODO CLÍNICO: DESENVOLVIMENTO MORAL EM QUILOMBOLASCLINICAL METHOD: MORAL DEVELOPMENT IN QUILOMBOLASMeio ambienteQuilombolasMétodo clínicoJean PiagetBrasilMedio ambienteQuilombolasMétodo clínicoJean PiagetBrasilO presente trabalho traz reflexões preliminares de estudo teórico e exploratório por método clinico realizado em escolas da Colônia Vitória, município de Guarapuava, estado do Paraná, Brasil que recebem crianças advindas da comunidade quilombola Invernada Paiol de Telha. Pretende-se refletir sobre esse método por meio da compreensão moral ambiental dessas crianças quilombolas. Baseados na obra do autor construtivista Jean Piaget e considerando a percepção ambiental como parte da conexão existente entre a formação do juízo moral e dos valores quilombolas que são construídos de forma a existir uma compreensão do meio ambiente enquanto meio onde há uma relação dinâmica de troca. Entende-se que o método clínico viabilizou essa analise quando colocou em movimento o pensar infantil ativando o julgamento moral para as questões ambientais e também quando evindenciou o silêncio por opressão vivida pelas meninas da comunidade.The present work brings preliminary reflections of theoretical and exploratory study by clinical method carried out in schools in Colônia Vitória, municipality of Guarapuava, state of Paraná, Brazil, who receive children from the quilombola community, Invernada Paiol de Telha. It is intended to reflect on this method through the environmental moral understanding of these quilombola children. Based on the work of constructivist author Jean Piaget and considering environmental perception as part of the connection between the formation of moral judgment and quilombola values that are built so that there is an understanding of the environment as a medium where there is a dynamic exchange relationship. It is understood that the clinical method made this analysis feasible when the children's thinking was set in motion activating the moral judgment for environmental issues and also when the silence of oppression experienced by the girls in the community was evident. Key words: Mathematics Education. Teaching-learning. teacher-student relationship. Emotions.El presente trabajo trae reflexiones preliminares deestudio teórico y exploratorio por método clínico realizado en escuelas de la Colônia Vitória, municipio de Guarapuava, estado de Paraná, Brasil, que reciben niños de la comunidad quilombola Invernada Paiol de Telha. Se pretende reflexionar sobre este método a través de la comprensión moral ambiental de estos niños quilombolas. Basado en el trabajo del autor constructivista Jean Piaget y considerando lapercepción ambiental como parte de la conexión existente entre la formación del juicio moral y los valores de quilombola que se construyen de tal manera que hay una comprensión del medio ambiente como un medio donde existe una relación de intercambio dinámico. Se entiende que el método clínico hizo que este análisis cuando puso en marcha el pensamiento infantil, activando el juicio moral para lascuestiones ambientales y también cuando evidenciaba el silencio poropresión experimentada por las niñas de la comunidad.Edições UESB2020-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/625610.22481/rbba.v8i2.6256Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 8 No. 2 (2019): Distopia, barbárie e contraofensivas no mundo contemporâneo; 156-173Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 8 n. 2 (2019): Distopia, barbárie e contraofensivas no mundo contemporâneo; 156-173Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 8 Núm. 2 (2019): Distopia, barbárie e contraofensivas no mundo contemporâneo; 156-1732316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/6256/4738Copyright (c) 2020 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBerg, JulianaVestena, Carla Luciane Blum2021-06-19T20:46:43Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6256Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2021-06-19T20:46:43Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MÉTODO CLÍNICO: DESARROLLO MORAL EN QUILOMBOLAS MÉTODO CLÍNICO: DESENVOLVIMENTO MORAL EM QUILOMBOLAS CLINICAL METHOD: MORAL DEVELOPMENT IN QUILOMBOLAS |
title |
MÉTODO CLÍNICO: DESARROLLO MORAL EN QUILOMBOLAS |
spellingShingle |
MÉTODO CLÍNICO: DESARROLLO MORAL EN QUILOMBOLAS Berg, Juliana Meio ambiente Quilombolas Método clínico Jean Piaget Brasil Medio ambiente Quilombolas Método clínico Jean Piaget Brasil |
title_short |
MÉTODO CLÍNICO: DESARROLLO MORAL EN QUILOMBOLAS |
title_full |
MÉTODO CLÍNICO: DESARROLLO MORAL EN QUILOMBOLAS |
title_fullStr |
MÉTODO CLÍNICO: DESARROLLO MORAL EN QUILOMBOLAS |
title_full_unstemmed |
MÉTODO CLÍNICO: DESARROLLO MORAL EN QUILOMBOLAS |
title_sort |
MÉTODO CLÍNICO: DESARROLLO MORAL EN QUILOMBOLAS |
author |
Berg, Juliana |
author_facet |
Berg, Juliana Vestena, Carla Luciane Blum |
author_role |
author |
author2 |
Vestena, Carla Luciane Blum |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Berg, Juliana Vestena, Carla Luciane Blum |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Meio ambiente Quilombolas Método clínico Jean Piaget Brasil Medio ambiente Quilombolas Método clínico Jean Piaget Brasil |
topic |
Meio ambiente Quilombolas Método clínico Jean Piaget Brasil Medio ambiente Quilombolas Método clínico Jean Piaget Brasil |
description |
O presente trabalho traz reflexões preliminares de estudo teórico e exploratório por método clinico realizado em escolas da Colônia Vitória, município de Guarapuava, estado do Paraná, Brasil que recebem crianças advindas da comunidade quilombola Invernada Paiol de Telha. Pretende-se refletir sobre esse método por meio da compreensão moral ambiental dessas crianças quilombolas. Baseados na obra do autor construtivista Jean Piaget e considerando a percepção ambiental como parte da conexão existente entre a formação do juízo moral e dos valores quilombolas que são construídos de forma a existir uma compreensão do meio ambiente enquanto meio onde há uma relação dinâmica de troca. Entende-se que o método clínico viabilizou essa analise quando colocou em movimento o pensar infantil ativando o julgamento moral para as questões ambientais e também quando evindenciou o silêncio por opressão vivida pelas meninas da comunidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/6256 10.22481/rbba.v8i2.6256 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/6256 |
identifier_str_mv |
10.22481/rbba.v8i2.6256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/6256/4738 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 8 No. 2 (2019): Distopia, barbárie e contraofensivas no mundo contemporâneo; 156-173 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 8 n. 2 (2019): Distopia, barbárie e contraofensivas no mundo contemporâneo; 156-173 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 8 Núm. 2 (2019): Distopia, barbárie e contraofensivas no mundo contemporâneo; 156-173 2316-1205 reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
collection |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbba@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797220470262595584 |