OS COLÉGIOS JESUÍTICOS EUROPEUS E SUAS INFLUÊNCIAS NO TEATRO POPULAR DE JOSÉ DE ANCHIETA: A ARTE DE CONVENCER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Camila Nunes Duarte
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Casimiro, Ana Palmira Bittencourt Santos, Almeida, Maria Cleidiana O. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Binacional Brasil-Argentina
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/3727
Resumo: A prática teatral não era novidade para os primeiros jesuítas que vieram para o Brasil. Na Europa, desde a fundação da Ordem e dos primeiros colégios, os jesuítas faziam amplo uso dos recursos cênicos como parte constituinte do currículo de seus estudantes. As representações eram recursos para as práticas oratórias como forma de expor os conteúdos aprendidos, sendo também importante artifício das comemorações. Sua obrigatoriedade já se fazia presente nas Constituições da Companhia e perdurou no texto da Ratio Studiorum. No contexto da América Portuguesa, José de Anchieta fez amplo uso de seus conhecimentos em retórica, adquirido no Colégio das Artes, em Coimbra, para criar um teatro adaptado ao seu público, formado principalmente por indígenas. Neste sentido, o presente estudo teve por objetivo analisar tal prática teatral nos Colégios Jesuíticos, especialmente no Colégio das Artes, em Coimbra, com vistas a identificar os elementos que subsidiaram José de Anchieta na criação de um teatro adaptado ao contexto da América Portuguesa. Os resultados apontaram que Anchieta não esqueceu seus estudos no colégio conimbricense, mas, pelo contrário, adaptou-os ao contexto do Novo Mundo, e soube aplicá-los à conjuntura social de acordo com as finalidades de catequização pensadas pelos jesuítas.
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