CIÊNCIA FORENSE COMO FERRAMENTA DE ENSINO ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: INTERVENÇÕES NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda dos Santos Filho, Antônio de Pádua
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Sousa Silva, Antônio Caian, da Silva Barroso, Maria Cleide, de Goes Sampaio, Caroline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Binacional Brasil-Argentina
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/10439
Resumo: Forensic science was used in order to capture the students' attention and provide a presentation of the interrelated themes of physics, chemistry and biology from everyday and real perspectives. According to David Ausubel's Meaningful Learning Theory, we sought to apply common sense themes that could constitute the largest number of subsumers present in the students' cognitive structure. As a result of the application of questionnaires before and after the minicourse, a significant improvement of 83 students from a total of 92 participants was obtained. The perception that was had of the teaching-learning process obtained in the present work, was that it happened in a more concrete and dynamic way for the students, and that the relationship between student-teacher is vital for the knowledge of individual characteristics of each student, and therefore, being able to identify their respective realities, in order to bring about improvements in the development of the educational process.
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As a result of the application of questionnaires before and after the minicourse, a significant improvement of 83 students from a total of 92 participants was obtained. The perception that was had of the teaching-learning process obtained in the present work, was that it happened in a more concrete and dynamic way for the students, and that the relationship between student-teacher is vital for the knowledge of individual characteristics of each student, and therefore, being able to identify their respective realities, in order to bring about improvements in the development of the educational process.Se utilizó la ciencia forense para captar la atención de los alumnos y ofrecer una presentación de los temas interrelacionados de las asignaturas de física, química y biología desde perspectivas cotidianas y reales. Según el enfoque de la Teoría del Aprendizaje Significativo de David Ausubel, se buscaba la aplicación de temas de sentido común que pudieran constituir el mayor número de subsumidores presentes en la estructura cognitiva de los alumnos. Como resultado de la aplicación de los cuestionarios antes y después de la conclusión del minicurso, se obtuvo una mejora significativa de 83 alumnos del total de 92 participantes. La percepción que se tuvo del proceso de enseñanza-aprendizaje obtenida en el presente trabajo, fue que se dio de una manera más concreta y dinámica para los alumnos, y que la relación entre alumno - profesor es vital para el conocimiento de las características individuales de cada alumno, y por lo tanto, lograr identificar sus respectivas realidades, de manera de aportar mejoras en el desarrollo del proceso educativo.A ciência forense foi utilizada de modo a capturar a atenção dos alunos e propiciar uma apresentação dos temas inter-relacionados das disciplinas de física, química e biologia a partir de perspectivas cotidianas e reais. Segundo o enfoque na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, buscou-se a aplicação de temáticas do senso comum que pudessem constituir o maior número de subsunçores presentes na estrutura cognitiva dos alunos. Obteve-se como resultado da aplicação de questionários ante e pós conclusão do minicurso, uma significante melhora de 83 alunos do total de 92 participantes. A percepção que se teve do processo de ensino-aprendizagem obtido no presente trabalho, foi de que o mesmo se deu de forma mais concreta e dinâmica para os alunos, e que a relação entre discente – docente é vital para o conhecimento de características individuais de cada estudante, e portanto, conseguindo identificar suas respectivas realidades, de modo a acarretar em melhorias no desenvolvimento do processo educacional.Edições UESB2022-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1043910.22481/rbba.v11i01.10439Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 11 No. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 111-124Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 11 n. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 111-124Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 11 Núm. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 111-1242316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/10439/6824Copyright (c) 2022 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessArruda dos Santos Filho, Antônio de Páduade Sousa Silva, Antônio Caianda Silva Barroso, Maria Cleidede Goes Sampaio, Caroline2022-06-01T13:15:04Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10439Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2022-06-01T13:15:04Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
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