LA VISIÓN DEL CONCEPTO DE FEMICIDIO EN EL PROFESORADO DE MATEMÁTICA. UN ESTUDIO DE CASO
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Binacional Brasil-Argentina |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/6307 |
Resumo: | Neste trabalho analisamos uma sequência de ensinamento para a formação de professores, que aborda o conceito de feminicídio e que foi desenhada desde a perspectiva do ensino de matemática para a justiça social por parte de uma professora de matemática, cursando pós-graduação. O trabalho da docente revela a maneira que entende o feminicídio e discutimos sua visão, confrontado com a figura jurídica deste conceito, estabelecida em Uruguai pela Lei atos de discriminação e feminicídio. O estudo realizado oferece evidência de que a professora parecia confundir homicídio feminino com feminicídio e que essa visão se vê refletida na sequência do ensino. Isso poderia levar os destinatários da sequência, futuros professores de matemática, a formação de uma visão errônea desta figura social e jurídica. |
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LA VISIÓN DEL CONCEPTO DE FEMICIDIO EN EL PROFESORADO DE MATEMÁTICA. UN ESTUDIO DE CASOLA VISIÓN DEL CONCEPTO DE FEMICIDIO EN EL PROFESORADO DE MATEMÁTICA. UN ESTUDIO DE CASOFormação de professoresFeminicídioJustiça socialFormación de professoresFemicidioJusticia socialNeste trabalho analisamos uma sequência de ensinamento para a formação de professores, que aborda o conceito de feminicídio e que foi desenhada desde a perspectiva do ensino de matemática para a justiça social por parte de uma professora de matemática, cursando pós-graduação. O trabalho da docente revela a maneira que entende o feminicídio e discutimos sua visão, confrontado com a figura jurídica deste conceito, estabelecida em Uruguai pela Lei atos de discriminação e feminicídio. O estudo realizado oferece evidência de que a professora parecia confundir homicídio feminino com feminicídio e que essa visão se vê refletida na sequência do ensino. Isso poderia levar os destinatários da sequência, futuros professores de matemática, a formação de uma visão errônea desta figura social e jurídica.En este trabajo analizamos una secuencia de enseñanza para la formación de profesores, que aborda el concepto de femicidio y que fue diseñada desde la perspectiva de la enseñanza de la matemática para la justicia social por parte de una profesora de matemática, cursando estudios de posgrado. La producción de la docente revela la manera en que entiende el femicidio y discutimos su visión cotejando con la figura jurídica de este concepto, establecida en Uruguay por la Ley Actos de discriminación y femicidio. El estudio realizado ofrece evidencia de que la profesora parecería confundir homicidio femenino con femicidio y que esta visión se ve reflejada en la secuencia de enseñanza. Esto podría llevar a los destinatarios de la secuencia, futuros profesores de matemática, a la construcción de una visión errónea de esta figura social y jurídica.In this work we analyze a sequence of teaching for the formation of teachers, which addresses the concept of feminicide and that was designed from the perspective of teaching mathematics for social justice by a math teacher a math teacher, attending postgraduate studies. The teacher's work reveals the way she understands feminicide and we discuss her vision, confronted with the legal figure of this concept, established in Uruguay by the Law on acts of discrimination and feminicide. The study carried out offers evidence that the teacher seemed to confuse female homicide with feminicide and that this view is reflected in the teaching sequence. This could lead the recipients of the sequence, future mathematics teachers, to the formation of a wrong view of this social and legal figure. Key words: Teachers training. Feminicide. Social justice.Edições UESB2020-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/630710.22481/rbba.v8i2.6307Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 8 No. 2 (2019): Distopia, barbárie e contraofensivas no mundo contemporâneo; 110-126Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 8 n. 2 (2019): Distopia, barbárie e contraofensivas no mundo contemporâneo; 110-126Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 8 Núm. 2 (2019): Distopia, barbárie e contraofensivas no mundo contemporâneo; 110-1262316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBspahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/6307/4736Copyright (c) 2020 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVigo, Verónica MolfinoOchoviet, CristinaPagés, Daniela2021-06-19T20:46:43Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6307Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2021-06-19T20:46:43Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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