Com quantas cores se forma uma docência?: desvelando a homofobia no espaço escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Binacional Brasil-Argentina |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/8826 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo pesquisar a concepção e posicionamento pedagógico sobre a homofobia no cotidiano da escola, a partir das narrativas das/os docentes. Para tanto, foi utilizado o recurso da entrevista semiestruturada com dezessete professoras e professores de duas escolas públicas do município de Vitória da Conquista-Bahia-Brasil. Essas e esses docentes narraram sobre sua formação, seu posicionamento sobre a homofobia e a diversidade sexual. Dialogou-se com o conceito de homofobia, com a formação docente e naturalização da violência legitimada contra a população LGBTI. Os resultados apontaram que, a partir das narrativas das/os docentes, a falta de conhecimento em torno da diversidade sexual e gênero demonstra que os/as docentes não possuam instrumentos para intervir nos momentos de violência homofóbica no espaço escolar. |
id |
UESB-6_9fc2de97a128388e791fc43ecaf5b16a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/8826 |
network_acronym_str |
UESB-6 |
network_name_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository_id_str |
|
spelling |
Com quantas cores se forma uma docência?: desvelando a homofobia no espaço escolar¿Cuántos colores crean una experiencia de enseñanza?: Revelando la homofobia en el espacio escolarHow many colors build a teaching experience? Clarifying homophobia in School environment.EducaçãoHomofobiaDiversidade SexualEducaciónHomofobiaDiversidad sexualEducationHomophobiaSexual DiversityEste trabalho teve como objetivo pesquisar a concepção e posicionamento pedagógico sobre a homofobia no cotidiano da escola, a partir das narrativas das/os docentes. Para tanto, foi utilizado o recurso da entrevista semiestruturada com dezessete professoras e professores de duas escolas públicas do município de Vitória da Conquista-Bahia-Brasil. Essas e esses docentes narraram sobre sua formação, seu posicionamento sobre a homofobia e a diversidade sexual. Dialogou-se com o conceito de homofobia, com a formação docente e naturalização da violência legitimada contra a população LGBTI. Os resultados apontaram que, a partir das narrativas das/os docentes, a falta de conhecimento em torno da diversidade sexual e gênero demonstra que os/as docentes não possuam instrumentos para intervir nos momentos de violência homofóbica no espaço escolar.This work sought to analyze the pedagogical conception and positioning about homophobia in the school's daily life, based on the teachers' narratives. We used the semi-structured interview with seventeen teachers from two public schools in the city of Vitória da Conquista in Bahia Brazil. These teachers narrated about their education, their position about homophobia and sexual diversity. We dialogued with the concept of homophobia, that in many ways have naturalize and legitimate violence against the LGBTI population. The results showed that, based on the teachers' narratives, the lack of knowledge about sexual and gender diversity demonstrates that the teachers do not have instruments to intervene in moments of homophobic violence in the school environment.Este trabajo tuvo el objetivo de investigar la concepción y el posicionamiento pedagógico sobre la homofobia en la vida cotidiana de la escuela, con base en las narrativas de los docentes. Para ello, fue utilizado el recurso de entrevista semiestructurada con diecisiete docentes de dos escuelas públicas de la ciudad de Vitória da Conquista, en Bahía, Brasil. Estas personas, profesionales de educación, hablaron sobre su formación, su posicionamiento sobre la homofobia y la diversidad sexual. Fue debatido el concepto de homofobia, la formación docente y la naturalización de la violencia legitimada contra la población LGBTI. Los resultados señalaron que, con base en las narrativas de los docentes, la falta de conocimiento sobre diversidad sexual y género demuestra que los docentes no tienen herramientas a disposición para intervenir en momentos de violencia homofóbica en el espacio escolar.Edições UESB2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/882610.22481/rbba.v10i01.8826Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 10 No. 01 (2021): RBBA - diálogo entre as ciências; 455-472Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 10 n. 01 (2021): RBBA - diálogo entre as ciências; 455-472Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 10 Núm. 01 (2021): RBBA - diálogo entre as ciências; 455-4722316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/8826/5811Copyright (c) 2021 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarreto, LaraDiógenes Ferreira dos Santos, João 2021-06-19T20:50:42Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/8826Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2021-06-19T20:50:42Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Com quantas cores se forma uma docência?: desvelando a homofobia no espaço escolar ¿Cuántos colores crean una experiencia de enseñanza?: Revelando la homofobia en el espacio escolar How many colors build a teaching experience? Clarifying homophobia in School environment. |
title |
Com quantas cores se forma uma docência?: desvelando a homofobia no espaço escolar |
spellingShingle |
Com quantas cores se forma uma docência?: desvelando a homofobia no espaço escolar Barreto, Lara Educação Homofobia Diversidade Sexual Educación Homofobia Diversidad sexual Education Homophobia Sexual Diversity |
title_short |
Com quantas cores se forma uma docência?: desvelando a homofobia no espaço escolar |
title_full |
Com quantas cores se forma uma docência?: desvelando a homofobia no espaço escolar |
title_fullStr |
Com quantas cores se forma uma docência?: desvelando a homofobia no espaço escolar |
title_full_unstemmed |
Com quantas cores se forma uma docência?: desvelando a homofobia no espaço escolar |
title_sort |
Com quantas cores se forma uma docência?: desvelando a homofobia no espaço escolar |
author |
Barreto, Lara |
author_facet |
Barreto, Lara Diógenes Ferreira dos Santos, João |
author_role |
author |
author2 |
Diógenes Ferreira dos Santos, João |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreto, Lara Diógenes Ferreira dos Santos, João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Homofobia Diversidade Sexual Educación Homofobia Diversidad sexual Education Homophobia Sexual Diversity |
topic |
Educação Homofobia Diversidade Sexual Educación Homofobia Diversidad sexual Education Homophobia Sexual Diversity |
description |
Este trabalho teve como objetivo pesquisar a concepção e posicionamento pedagógico sobre a homofobia no cotidiano da escola, a partir das narrativas das/os docentes. Para tanto, foi utilizado o recurso da entrevista semiestruturada com dezessete professoras e professores de duas escolas públicas do município de Vitória da Conquista-Bahia-Brasil. Essas e esses docentes narraram sobre sua formação, seu posicionamento sobre a homofobia e a diversidade sexual. Dialogou-se com o conceito de homofobia, com a formação docente e naturalização da violência legitimada contra a população LGBTI. Os resultados apontaram que, a partir das narrativas das/os docentes, a falta de conhecimento em torno da diversidade sexual e gênero demonstra que os/as docentes não possuam instrumentos para intervir nos momentos de violência homofóbica no espaço escolar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/8826 10.22481/rbba.v10i01.8826 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/8826 |
identifier_str_mv |
10.22481/rbba.v10i01.8826 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/8826/5811 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 10 No. 01 (2021): RBBA - diálogo entre as ciências; 455-472 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 10 n. 01 (2021): RBBA - diálogo entre as ciências; 455-472 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 10 Núm. 01 (2021): RBBA - diálogo entre as ciências; 455-472 2316-1205 reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
collection |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbba@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797220470470213632 |