A DEFINIÇÃO DE ENERGIA INTERNA E O ENUNCIADO DA PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Jornandes Jesús
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira, Wanderson Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Binacional Brasil-Argentina
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/4647
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar em livros didáticos de Física tanto as definições de Energia Interna de um Sistema quanto o enunciado da Primeira Lei da Termodinâmica e comparar com as definições cientificamente aceita, tanto do ponto de vista da Termodinâmica Clássica, quanto da Mecânica Estatística, bem como destacar os aspectos que contribuem ou que prejudicam a aprendizagem dos princípios da Termodinâmica. Visa analisar também se a definição de Energia Interna em cada fonte didática obedece à Lógica Aristotélica, considerando a formação do estudante de ensino médio defendida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, bem como na Formação do Espirito Científico descrito por Gaston Bachelard. Foram analisadas 42 fontes didáticas e observou-se que a maioria das obras de nível médio não diferencia a Primeira Lei da Termodinâmica do Princípio de Conservação da Energia e que buscam preferencialmente definir a Energia Interna com base na Teoria Cinética. Já os livros de nível superior são os que abordam de forma mais clara, mesmo apresentando um tratamento matemático transcendente.
id UESB-6_aa36652508a6aafa42e0891e6ca5ba08
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4647
network_acronym_str UESB-6
network_name_str Revista Binacional Brasil-Argentina
repository_id_str
spelling A DEFINIÇÃO DE ENERGIA INTERNA E O ENUNCIADO DA PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA NOS LIVROS DIDÁTICOSLivros didáticos.Definição de Energia InternaPrimeira Lei da TermodinâmicaObstáculos epistemológicos.Este trabalho tem como objetivo investigar em livros didáticos de Física tanto as definições de Energia Interna de um Sistema quanto o enunciado da Primeira Lei da Termodinâmica e comparar com as definições cientificamente aceita, tanto do ponto de vista da Termodinâmica Clássica, quanto da Mecânica Estatística, bem como destacar os aspectos que contribuem ou que prejudicam a aprendizagem dos princípios da Termodinâmica. Visa analisar também se a definição de Energia Interna em cada fonte didática obedece à Lógica Aristotélica, considerando a formação do estudante de ensino médio defendida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, bem como na Formação do Espirito Científico descrito por Gaston Bachelard. Foram analisadas 42 fontes didáticas e observou-se que a maioria das obras de nível médio não diferencia a Primeira Lei da Termodinâmica do Princípio de Conservação da Energia e que buscam preferencialmente definir a Energia Interna com base na Teoria Cinética. Já os livros de nível superior são os que abordam de forma mais clara, mesmo apresentando um tratamento matemático transcendente.Edições UESB2018-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/4647Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 7 No. 2 (2018): Bioética, Medio ambiente y Derechos Humanos.; 184-215Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 7 n. 2 (2018): Bioética, Medio ambiente y Derechos Humanos.; 184-215Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 7 Núm. 2 (2018): Bioética, Medio ambiente y Derechos Humanos.; 184-2152316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/4647/3654Correia, Jornandes JesúsOliveira, Wanderson Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-28T17:27:43Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4647Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2020-07-28T17:27:43Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv A DEFINIÇÃO DE ENERGIA INTERNA E O ENUNCIADO DA PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS
title A DEFINIÇÃO DE ENERGIA INTERNA E O ENUNCIADO DA PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS
spellingShingle A DEFINIÇÃO DE ENERGIA INTERNA E O ENUNCIADO DA PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS
Correia, Jornandes Jesús
Livros didáticos.
Definição de Energia Interna
Primeira Lei da Termodinâmica
Obstáculos epistemológicos.
title_short A DEFINIÇÃO DE ENERGIA INTERNA E O ENUNCIADO DA PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS
title_full A DEFINIÇÃO DE ENERGIA INTERNA E O ENUNCIADO DA PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS
title_fullStr A DEFINIÇÃO DE ENERGIA INTERNA E O ENUNCIADO DA PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS
title_full_unstemmed A DEFINIÇÃO DE ENERGIA INTERNA E O ENUNCIADO DA PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS
title_sort A DEFINIÇÃO DE ENERGIA INTERNA E O ENUNCIADO DA PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS
author Correia, Jornandes Jesús
author_facet Correia, Jornandes Jesús
Oliveira, Wanderson Costa
author_role author
author2 Oliveira, Wanderson Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Jornandes Jesús
Oliveira, Wanderson Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didáticos.
Definição de Energia Interna
Primeira Lei da Termodinâmica
Obstáculos epistemológicos.
topic Livros didáticos.
Definição de Energia Interna
Primeira Lei da Termodinâmica
Obstáculos epistemológicos.
description Este trabalho tem como objetivo investigar em livros didáticos de Física tanto as definições de Energia Interna de um Sistema quanto o enunciado da Primeira Lei da Termodinâmica e comparar com as definições cientificamente aceita, tanto do ponto de vista da Termodinâmica Clássica, quanto da Mecânica Estatística, bem como destacar os aspectos que contribuem ou que prejudicam a aprendizagem dos princípios da Termodinâmica. Visa analisar também se a definição de Energia Interna em cada fonte didática obedece à Lógica Aristotélica, considerando a formação do estudante de ensino médio defendida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, bem como na Formação do Espirito Científico descrito por Gaston Bachelard. Foram analisadas 42 fontes didáticas e observou-se que a maioria das obras de nível médio não diferencia a Primeira Lei da Termodinâmica do Princípio de Conservação da Energia e que buscam preferencialmente definir a Energia Interna com base na Teoria Cinética. Já os livros de nível superior são os que abordam de forma mais clara, mesmo apresentando um tratamento matemático transcendente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/4647
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/4647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/4647/3654
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 7 No. 2 (2018): Bioética, Medio ambiente y Derechos Humanos.; 184-215
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 7 n. 2 (2018): Bioética, Medio ambiente y Derechos Humanos.; 184-215
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 7 Núm. 2 (2018): Bioética, Medio ambiente y Derechos Humanos.; 184-215
2316-1205
reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Binacional Brasil-Argentina
collection Revista Binacional Brasil-Argentina
repository.name.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rbba@uesb.edu.br||
_version_ 1797220469868331008