A DEFINIÇÃO DE ENERGIA INTERNA E O ENUNCIADO DA PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Binacional Brasil-Argentina |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/4647 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo investigar em livros didáticos de Física tanto as definições de Energia Interna de um Sistema quanto o enunciado da Primeira Lei da Termodinâmica e comparar com as definições cientificamente aceita, tanto do ponto de vista da Termodinâmica Clássica, quanto da Mecânica Estatística, bem como destacar os aspectos que contribuem ou que prejudicam a aprendizagem dos princípios da Termodinâmica. Visa analisar também se a definição de Energia Interna em cada fonte didática obedece à Lógica Aristotélica, considerando a formação do estudante de ensino médio defendida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, bem como na Formação do Espirito Científico descrito por Gaston Bachelard. Foram analisadas 42 fontes didáticas e observou-se que a maioria das obras de nível médio não diferencia a Primeira Lei da Termodinâmica do Princípio de Conservação da Energia e que buscam preferencialmente definir a Energia Interna com base na Teoria Cinética. Já os livros de nível superior são os que abordam de forma mais clara, mesmo apresentando um tratamento matemático transcendente. |
id |
UESB-6_aa36652508a6aafa42e0891e6ca5ba08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4647 |
network_acronym_str |
UESB-6 |
network_name_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository_id_str |
|
spelling |
A DEFINIÇÃO DE ENERGIA INTERNA E O ENUNCIADO DA PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA NOS LIVROS DIDÁTICOSLivros didáticos.Definição de Energia InternaPrimeira Lei da TermodinâmicaObstáculos epistemológicos.Este trabalho tem como objetivo investigar em livros didáticos de Física tanto as definições de Energia Interna de um Sistema quanto o enunciado da Primeira Lei da Termodinâmica e comparar com as definições cientificamente aceita, tanto do ponto de vista da Termodinâmica Clássica, quanto da Mecânica Estatística, bem como destacar os aspectos que contribuem ou que prejudicam a aprendizagem dos princípios da Termodinâmica. Visa analisar também se a definição de Energia Interna em cada fonte didática obedece à Lógica Aristotélica, considerando a formação do estudante de ensino médio defendida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, bem como na Formação do Espirito Científico descrito por Gaston Bachelard. Foram analisadas 42 fontes didáticas e observou-se que a maioria das obras de nível médio não diferencia a Primeira Lei da Termodinâmica do Princípio de Conservação da Energia e que buscam preferencialmente definir a Energia Interna com base na Teoria Cinética. Já os livros de nível superior são os que abordam de forma mais clara, mesmo apresentando um tratamento matemático transcendente.Edições UESB2018-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/4647Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 7 No. 2 (2018): Bioética, Medio ambiente y Derechos Humanos.; 184-215Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 7 n. 2 (2018): Bioética, Medio ambiente y Derechos Humanos.; 184-215Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 7 Núm. 2 (2018): Bioética, Medio ambiente y Derechos Humanos.; 184-2152316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/4647/3654Correia, Jornandes JesúsOliveira, Wanderson Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-28T17:27:43Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4647Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2020-07-28T17:27:43Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A DEFINIÇÃO DE ENERGIA INTERNA E O ENUNCIADO DA PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS |
title |
A DEFINIÇÃO DE ENERGIA INTERNA E O ENUNCIADO DA PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS |
spellingShingle |
A DEFINIÇÃO DE ENERGIA INTERNA E O ENUNCIADO DA PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS Correia, Jornandes Jesús Livros didáticos. Definição de Energia Interna Primeira Lei da Termodinâmica Obstáculos epistemológicos. |
title_short |
A DEFINIÇÃO DE ENERGIA INTERNA E O ENUNCIADO DA PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS |
title_full |
A DEFINIÇÃO DE ENERGIA INTERNA E O ENUNCIADO DA PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS |
title_fullStr |
A DEFINIÇÃO DE ENERGIA INTERNA E O ENUNCIADO DA PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS |
title_full_unstemmed |
A DEFINIÇÃO DE ENERGIA INTERNA E O ENUNCIADO DA PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS |
title_sort |
A DEFINIÇÃO DE ENERGIA INTERNA E O ENUNCIADO DA PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS |
author |
Correia, Jornandes Jesús |
author_facet |
Correia, Jornandes Jesús Oliveira, Wanderson Costa |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Wanderson Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Jornandes Jesús Oliveira, Wanderson Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livros didáticos. Definição de Energia Interna Primeira Lei da Termodinâmica Obstáculos epistemológicos. |
topic |
Livros didáticos. Definição de Energia Interna Primeira Lei da Termodinâmica Obstáculos epistemológicos. |
description |
Este trabalho tem como objetivo investigar em livros didáticos de Física tanto as definições de Energia Interna de um Sistema quanto o enunciado da Primeira Lei da Termodinâmica e comparar com as definições cientificamente aceita, tanto do ponto de vista da Termodinâmica Clássica, quanto da Mecânica Estatística, bem como destacar os aspectos que contribuem ou que prejudicam a aprendizagem dos princípios da Termodinâmica. Visa analisar também se a definição de Energia Interna em cada fonte didática obedece à Lógica Aristotélica, considerando a formação do estudante de ensino médio defendida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, bem como na Formação do Espirito Científico descrito por Gaston Bachelard. Foram analisadas 42 fontes didáticas e observou-se que a maioria das obras de nível médio não diferencia a Primeira Lei da Termodinâmica do Princípio de Conservação da Energia e que buscam preferencialmente definir a Energia Interna com base na Teoria Cinética. Já os livros de nível superior são os que abordam de forma mais clara, mesmo apresentando um tratamento matemático transcendente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/4647 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/4647 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/4647/3654 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 7 No. 2 (2018): Bioética, Medio ambiente y Derechos Humanos.; 184-215 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 7 n. 2 (2018): Bioética, Medio ambiente y Derechos Humanos.; 184-215 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 7 Núm. 2 (2018): Bioética, Medio ambiente y Derechos Humanos.; 184-215 2316-1205 reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
collection |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbba@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797220469868331008 |