Anísio Teixeira: premissas de um estado técnico-científico para a educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Wilson da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Binacional Brasil-Argentina
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1504
Resumo: Este artigo analisa, dentro de seus limites, o legado de Anísio Teixeira para a educação brasileira em sua tentativa de reformar a educação pública sob a ótica da técnica científica. Ele enseja um projeto de sociedade, cujo ponto fulcral é a sustentação do Estado liberal, com base na concepção de que a modernização e a industrialização dependem da instrução pública e que esta forma-se nas práticas científicas. Os possíveis resultados que este estudo chegou traduzem o papel no qual Anísio Teixeira, seja como formulador teórico, seja como intelectual orgânico na burocracia pública, foi, tudo indica, o de fortalecer o Estado, a sociedade política, em detrimento da sociedade civil. E mais, um Estado imbuído de técnica científica. Devido à extensão de sua produção e à diversidade de questões e temas tratados por Anísio Teixeira, foi preciso delimitar questões científicas, políticas e educacionais em artigos, cartas, boletins, minutas de documento e palestras publicados do período compreendido entre 1927 e 1972. Este material produzido pelo pensador baiano encontra-se disponível no CPDOC, da Fundação Getúlio Vargas – FGV, no Rio de Janeiro.
id UESB-6_b8d69955f33eecdaae936eab8d9eccc1
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1504
network_acronym_str UESB-6
network_name_str Revista Binacional Brasil-Argentina
repository_id_str
spelling Anísio Teixeira: premissas de um estado técnico-científico para a educaçãoAnísio TeixeiraEducaçãoCiênciaTécnicaEste artigo analisa, dentro de seus limites, o legado de Anísio Teixeira para a educação brasileira em sua tentativa de reformar a educação pública sob a ótica da técnica científica. Ele enseja um projeto de sociedade, cujo ponto fulcral é a sustentação do Estado liberal, com base na concepção de que a modernização e a industrialização dependem da instrução pública e que esta forma-se nas práticas científicas. Os possíveis resultados que este estudo chegou traduzem o papel no qual Anísio Teixeira, seja como formulador teórico, seja como intelectual orgânico na burocracia pública, foi, tudo indica, o de fortalecer o Estado, a sociedade política, em detrimento da sociedade civil. E mais, um Estado imbuído de técnica científica. Devido à extensão de sua produção e à diversidade de questões e temas tratados por Anísio Teixeira, foi preciso delimitar questões científicas, políticas e educacionais em artigos, cartas, boletins, minutas de documento e palestras publicados do período compreendido entre 1927 e 1972. Este material produzido pelo pensador baiano encontra-se disponível no CPDOC, da Fundação Getúlio Vargas – FGV, no Rio de Janeiro.Edições UESB2020-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1504Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 5 No. 1 e 2 (2016); 263-286Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 5 n. 1 e 2 (2016); 263-286Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 5 Núm. 1 e 2 (2016); 263-2862316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1504/1296Santos, Wilson da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-02T15:34:31Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1504Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2017-10-02T15:34:31Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Anísio Teixeira: premissas de um estado técnico-científico para a educação
title Anísio Teixeira: premissas de um estado técnico-científico para a educação
spellingShingle Anísio Teixeira: premissas de um estado técnico-científico para a educação
Santos, Wilson da Silva
Anísio Teixeira
Educação
Ciência
Técnica
title_short Anísio Teixeira: premissas de um estado técnico-científico para a educação
title_full Anísio Teixeira: premissas de um estado técnico-científico para a educação
title_fullStr Anísio Teixeira: premissas de um estado técnico-científico para a educação
title_full_unstemmed Anísio Teixeira: premissas de um estado técnico-científico para a educação
title_sort Anísio Teixeira: premissas de um estado técnico-científico para a educação
author Santos, Wilson da Silva
author_facet Santos, Wilson da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Wilson da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Anísio Teixeira
Educação
Ciência
Técnica
topic Anísio Teixeira
Educação
Ciência
Técnica
description Este artigo analisa, dentro de seus limites, o legado de Anísio Teixeira para a educação brasileira em sua tentativa de reformar a educação pública sob a ótica da técnica científica. Ele enseja um projeto de sociedade, cujo ponto fulcral é a sustentação do Estado liberal, com base na concepção de que a modernização e a industrialização dependem da instrução pública e que esta forma-se nas práticas científicas. Os possíveis resultados que este estudo chegou traduzem o papel no qual Anísio Teixeira, seja como formulador teórico, seja como intelectual orgânico na burocracia pública, foi, tudo indica, o de fortalecer o Estado, a sociedade política, em detrimento da sociedade civil. E mais, um Estado imbuído de técnica científica. Devido à extensão de sua produção e à diversidade de questões e temas tratados por Anísio Teixeira, foi preciso delimitar questões científicas, políticas e educacionais em artigos, cartas, boletins, minutas de documento e palestras publicados do período compreendido entre 1927 e 1972. Este material produzido pelo pensador baiano encontra-se disponível no CPDOC, da Fundação Getúlio Vargas – FGV, no Rio de Janeiro.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1504
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1504/1296
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 5 No. 1 e 2 (2016); 263-286
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 5 n. 1 e 2 (2016); 263-286
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 5 Núm. 1 e 2 (2016); 263-286
2316-1205
reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Binacional Brasil-Argentina
collection Revista Binacional Brasil-Argentina
repository.name.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rbba@uesb.edu.br||
_version_ 1797220469772910592