TROPICALISMO Y BARBÁRIE: RESISTÊNCIA CULTURAL E DICTADURA MILITAR EN BRASIL EN LOS AÑOS 1960
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Binacional Brasil-Argentina |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/6255 |
Resumo: | A partir dos índices do clima repressivo político-policial no Brasil do final dos anos 1960, enunciados nas letras das canções tropicalistas, identifica-se e analisa-se o caráter engajado-insurrecional do discurso musical produzido pelo chamado Grupo Baiano como mecanismo de enfrentamento político e de resistência cultural à barbárie institucionalizada com a consolidação do projeto de modernização autoritária-conservadora da ditadura militar instalada com o golpe de abril de 1964. Destoando do padrão formal do alinhamento dogmático entre arte e política, expresso na temática nacional-popular da canção engajada do período, o Grupo Baiano mediante a intervenção tropicalista, incorporou o imaginário internacional da juventude - rock n’roll (Beatles, Jimi Hendrix, Bob Dylan), drogas, liberdade sexual e rebeldia - à canção urbana, tematizou aspectos da sociedade de consumo (a dimensão mercadológica da música popular) e valorizou a diversidade musical/rítmica brasileira, numa atitude devoradora que retomava o radicalismo da vanguarda antropofágica do Modernismo de 1928. |
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TROPICALISMO Y BARBÁRIE: RESISTÊNCIA CULTURAL E DICTADURA MILITAR EN BRASIL EN LOS AÑOS 1960TROPICALISMO E BARBÁRIE: RESISTÊNCIA CULTURAL E DITADURA MILITAR NO BRASIL DOS ANOS 1960Tropicalism and barbarismo: Cultural resistence and military dictatorship in the 1960s BrazilTropicalismoResistência CulturalBarbárieDitadura MilitarBrasilTropicalismoResistencia culturalBarbarieDictadura MilitarBrasilA partir dos índices do clima repressivo político-policial no Brasil do final dos anos 1960, enunciados nas letras das canções tropicalistas, identifica-se e analisa-se o caráter engajado-insurrecional do discurso musical produzido pelo chamado Grupo Baiano como mecanismo de enfrentamento político e de resistência cultural à barbárie institucionalizada com a consolidação do projeto de modernização autoritária-conservadora da ditadura militar instalada com o golpe de abril de 1964. Destoando do padrão formal do alinhamento dogmático entre arte e política, expresso na temática nacional-popular da canção engajada do período, o Grupo Baiano mediante a intervenção tropicalista, incorporou o imaginário internacional da juventude - rock n’roll (Beatles, Jimi Hendrix, Bob Dylan), drogas, liberdade sexual e rebeldia - à canção urbana, tematizou aspectos da sociedade de consumo (a dimensão mercadológica da música popular) e valorizou a diversidade musical/rítmica brasileira, numa atitude devoradora que retomava o radicalismo da vanguarda antropofágica do Modernismo de 1928.A partir de los índices del clima represivo político-policial en Brasil a finales de la década de 1960, enunciados en las letras de las canciones tropicalistas, se identifica y analiza el carácter comprometido-insurreccional del discurso musical producido por el llamado Grupo Baiano como mecanismo de enfrentamiento político y de resistencia cultural a la barbarie institucionalizada con la consolidación del proyecto de modernización autoritaria-conservadora de la dictadura militar instalada con el golpe en abril de 1964. Desentonando del patrón formal de alineamiento dogmático entre el arte y la política, expresado en la temática nacional-popular de la canción implicada con el período, el Grupo Baiano, a través de la intervención tropicalista, incorporó el imaginario internacional de la juventud - rock n'roll (Beatles, Jimi Hendrix, Bob Dylan), drogas, libertad sexual y rebeldía - en las canciones urbanas, aspectos temáticos de la sociedad de consumo (la dimensión mercadológica de la música popular) y valorizó la diversidad musical / rítmica brasileña, en una actitud devoradora que retomaba el radicalismo de la vanguardia antropofágica del modernismo en 1928.From the indexes of the repressive political-police climate in Brazil in the late 1960s, enunciated in the lyrics of tropicalists songs, the engaged- insurrectional disposition of the musical speech made by the called Grupo Baiano, as a mechanism for political confrontation and cultural resistence to institutionalized barbarism with the consolidation of the authoritarian-conservative modernization project of the military dictatorship installed with the April 1964. Diverging from the formal standard of dogmatic alignment between art and politics, expressed in the national-popular theme of the engaged song of the period, the Grupo Baiano through tropicalist intervention, incorporated the international youth imagination – rock n’roll (Beatles, Jimi Hendrix, Bob Dylan), drugs, sexual liberty and rebellion – to urban songs, thematized aspects of consumer society (the market dimension of popular music) and valued Brazilian musical / rhythmic diversity, in a devouring attitude that resumed the radicalism of the anthropophagic avant-garde of Modernism in 1928. Key words: Tropicalism. Cultural resistence. Barbarism. Military dictatorship. Brazil.Edições UESB2020-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/625510.22481/rbba.v8i2.6255Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 8 No. 2 (2019): Distopia, barbárie e contraofensivas no mundo contemporâneo; 24-40Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 8 n. 2 (2019): Distopia, barbárie e contraofensivas no mundo contemporâneo; 24-40Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 8 Núm. 2 (2019): Distopia, barbárie e contraofensivas no mundo contemporâneo; 24-402316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/6255/4730Copyright (c) 2020 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Orlando Jose Ribeiro de2021-06-19T20:46:43Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6255Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2021-06-19T20:46:43Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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