TROPICALISMO Y BARBÁRIE: RESISTÊNCIA CULTURAL E DICTADURA MILITAR EN BRASIL EN LOS AÑOS 1960

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Orlando Jose Ribeiro de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Binacional Brasil-Argentina
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/6255
Resumo: A partir dos índices do clima repressivo político-policial no Brasil do final dos anos 1960, enunciados nas letras das canções tropicalistas, identifica-se e analisa-se o caráter engajado-insurrecional do discurso musical produzido pelo chamado Grupo Baiano como mecanismo de enfrentamento político e de resistência cultural à barbárie institucionalizada com a consolidação do projeto de modernização autoritária-conservadora da ditadura militar instalada com o golpe de abril de 1964. Destoando do padrão formal do alinhamento dogmático entre arte e política, expresso na temática nacional-popular da canção engajada do período, o Grupo Baiano mediante a intervenção tropicalista, incorporou o imaginário internacional da juventude - rock n’roll (Beatles, Jimi Hendrix, Bob Dylan), drogas, liberdade sexual e rebeldia - à canção urbana, tematizou aspectos da sociedade de consumo (a dimensão mercadológica da música popular) e valorizou a diversidade musical/rítmica brasileira, numa atitude devoradora que retomava o radicalismo da vanguarda antropofágica do Modernismo de 1928.
id UESB-6_c4c8045d751ea0ed5fec45705fc8e524
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6255
network_acronym_str UESB-6
network_name_str Revista Binacional Brasil-Argentina
repository_id_str
spelling TROPICALISMO Y BARBÁRIE: RESISTÊNCIA CULTURAL E DICTADURA MILITAR EN BRASIL EN LOS AÑOS 1960TROPICALISMO E BARBÁRIE: RESISTÊNCIA CULTURAL E DITADURA MILITAR NO BRASIL DOS ANOS 1960Tropicalism and barbarismo: Cultural resistence and military dictatorship in the 1960s BrazilTropicalismoResistência CulturalBarbárieDitadura MilitarBrasilTropicalismoResistencia culturalBarbarieDictadura MilitarBrasilA partir dos índices do clima repressivo político-policial no Brasil do final dos anos 1960, enunciados nas letras das canções tropicalistas, identifica-se e analisa-se o caráter engajado-insurrecional do discurso musical produzido pelo chamado Grupo Baiano como mecanismo de enfrentamento político e de resistência cultural à barbárie institucionalizada com a consolidação do projeto de modernização autoritária-conservadora da ditadura militar instalada com o golpe de abril de 1964. Destoando do padrão formal do alinhamento dogmático entre arte e política, expresso na temática nacional-popular da canção engajada do período, o Grupo Baiano mediante a intervenção tropicalista, incorporou o imaginário internacional da juventude - rock n’roll (Beatles, Jimi Hendrix, Bob Dylan), drogas, liberdade sexual e rebeldia - à canção urbana, tematizou aspectos da sociedade de consumo (a dimensão mercadológica da música popular) e valorizou a diversidade musical/rítmica brasileira, numa atitude devoradora que retomava o radicalismo da vanguarda antropofágica do Modernismo de 1928.A partir de los índices del clima represivo político-policial en Brasil a finales de la década de 1960, enunciados en las letras de las canciones tropicalistas, se identifica y analiza el carácter comprometido-insurreccional del discurso musical producido por el llamado Grupo Baiano como mecanismo de enfrentamiento político y de resistencia cultural a la barbarie institucionalizada con la consolidación del proyecto de modernización autoritaria-conservadora de la dictadura militar instalada con el golpe en abril de 1964. Desentonando del patrón formal de alineamiento dogmático entre el arte y la política, expresado en la temática nacional-popular de la canción implicada con el período, el Grupo Baiano, a través de la intervención tropicalista, incorporó el imaginario internacional de la juventud - rock n'roll (Beatles, Jimi Hendrix, Bob Dylan), drogas, libertad sexual y rebeldía - en las canciones urbanas, aspectos temáticos de la sociedad de consumo (la dimensión mercadológica de la música popular) y valorizó la diversidad musical / rítmica brasileña, en una actitud devoradora que retomaba el radicalismo de la vanguardia antropofágica del modernismo en 1928.From the indexes of the repressive political-police climate in Brazil in the late 1960s, enunciated in the lyrics of tropicalists songs, the engaged- insurrectional disposition of the musical speech made by the called Grupo Baiano, as a mechanism for political confrontation and cultural resistence to institutionalized barbarism with the consolidation of the authoritarian-conservative modernization project of the military dictatorship installed with the April 1964. Diverging from the formal standard of dogmatic alignment between art and politics, expressed in the national-popular theme of the engaged song of the period, the Grupo Baiano through tropicalist intervention, incorporated the international youth imagination – rock n’roll (Beatles, Jimi Hendrix, Bob Dylan), drugs, sexual liberty and rebellion – to urban songs, thematized aspects of consumer society (the market dimension of popular music) and valued Brazilian musical / rhythmic diversity, in a devouring attitude that resumed the radicalism of the anthropophagic avant-garde of Modernism in 1928. Key words: Tropicalism. Cultural resistence. Barbarism. Military dictatorship. Brazil.Edições UESB2020-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/625510.22481/rbba.v8i2.6255Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 8 No. 2 (2019): Distopia, barbárie e contraofensivas no mundo contemporâneo; 24-40Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 8 n. 2 (2019): Distopia, barbárie e contraofensivas no mundo contemporâneo; 24-40Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 8 Núm. 2 (2019): Distopia, barbárie e contraofensivas no mundo contemporâneo; 24-402316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/6255/4730Copyright (c) 2020 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Orlando Jose Ribeiro de2021-06-19T20:46:43Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6255Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2021-06-19T20:46:43Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv TROPICALISMO Y BARBÁRIE: RESISTÊNCIA CULTURAL E DICTADURA MILITAR EN BRASIL EN LOS AÑOS 1960
TROPICALISMO E BARBÁRIE: RESISTÊNCIA CULTURAL E DITADURA MILITAR NO BRASIL DOS ANOS 1960
Tropicalism and barbarismo: Cultural resistence and military dictatorship in the 1960s Brazil
title TROPICALISMO Y BARBÁRIE: RESISTÊNCIA CULTURAL E DICTADURA MILITAR EN BRASIL EN LOS AÑOS 1960
spellingShingle TROPICALISMO Y BARBÁRIE: RESISTÊNCIA CULTURAL E DICTADURA MILITAR EN BRASIL EN LOS AÑOS 1960
Oliveira, Orlando Jose Ribeiro de
Tropicalismo
Resistência Cultural
Barbárie
Ditadura Militar
Brasil
Tropicalismo
Resistencia cultural
Barbarie
Dictadura Militar
Brasil
title_short TROPICALISMO Y BARBÁRIE: RESISTÊNCIA CULTURAL E DICTADURA MILITAR EN BRASIL EN LOS AÑOS 1960
title_full TROPICALISMO Y BARBÁRIE: RESISTÊNCIA CULTURAL E DICTADURA MILITAR EN BRASIL EN LOS AÑOS 1960
title_fullStr TROPICALISMO Y BARBÁRIE: RESISTÊNCIA CULTURAL E DICTADURA MILITAR EN BRASIL EN LOS AÑOS 1960
title_full_unstemmed TROPICALISMO Y BARBÁRIE: RESISTÊNCIA CULTURAL E DICTADURA MILITAR EN BRASIL EN LOS AÑOS 1960
title_sort TROPICALISMO Y BARBÁRIE: RESISTÊNCIA CULTURAL E DICTADURA MILITAR EN BRASIL EN LOS AÑOS 1960
author Oliveira, Orlando Jose Ribeiro de
author_facet Oliveira, Orlando Jose Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Orlando Jose Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Tropicalismo
Resistência Cultural
Barbárie
Ditadura Militar
Brasil
Tropicalismo
Resistencia cultural
Barbarie
Dictadura Militar
Brasil
topic Tropicalismo
Resistência Cultural
Barbárie
Ditadura Militar
Brasil
Tropicalismo
Resistencia cultural
Barbarie
Dictadura Militar
Brasil
description A partir dos índices do clima repressivo político-policial no Brasil do final dos anos 1960, enunciados nas letras das canções tropicalistas, identifica-se e analisa-se o caráter engajado-insurrecional do discurso musical produzido pelo chamado Grupo Baiano como mecanismo de enfrentamento político e de resistência cultural à barbárie institucionalizada com a consolidação do projeto de modernização autoritária-conservadora da ditadura militar instalada com o golpe de abril de 1964. Destoando do padrão formal do alinhamento dogmático entre arte e política, expresso na temática nacional-popular da canção engajada do período, o Grupo Baiano mediante a intervenção tropicalista, incorporou o imaginário internacional da juventude - rock n’roll (Beatles, Jimi Hendrix, Bob Dylan), drogas, liberdade sexual e rebeldia - à canção urbana, tematizou aspectos da sociedade de consumo (a dimensão mercadológica da música popular) e valorizou a diversidade musical/rítmica brasileira, numa atitude devoradora que retomava o radicalismo da vanguarda antropofágica do Modernismo de 1928.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/6255
10.22481/rbba.v8i2.6255
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/6255
identifier_str_mv 10.22481/rbba.v8i2.6255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/6255/4730
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 8 No. 2 (2019): Distopia, barbárie e contraofensivas no mundo contemporâneo; 24-40
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 8 n. 2 (2019): Distopia, barbárie e contraofensivas no mundo contemporâneo; 24-40
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 8 Núm. 2 (2019): Distopia, barbárie e contraofensivas no mundo contemporâneo; 24-40
2316-1205
reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Binacional Brasil-Argentina
collection Revista Binacional Brasil-Argentina
repository.name.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rbba@uesb.edu.br||
_version_ 1797220470260498432