MOTIVACIÓN POR ESTUDIAR CARRERAS DE INGENIERÍA: UN ESTUDIO CON PERSPECTIVA DE GÉNERO EN LA FACULTAD DE INGENIERÍA DE LA UNIVERSIDAD NACIONAL DE LA PLATA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Viviana Angélica
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Calandra, María Valeria, Sagastume, Juana Inés Gallego
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Binacional Brasil-Argentina
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/6933
Resumo: Este trabalho concentra-se na baixa proporção de jovens que estudam cursos em ciências e engenharia. Em particular, o foco é colocado nesse grupo na taxa de mulheres ingressando em carreiras em ciências e engenharia (STEM). Esse é o efeito, acreditamos, de um problema maior que gera a brecha de gênero e a baixa acessibilidade das mulheres à educação e, principalmente, à ciência. De um grupo de pesquisa em ensino de ciências da Faculdade de Engenharia da Universidade Nacional de La Plata, pretende-se contribuir para a análise desse fenômeno. Um questionário é construído como um instrumento para obter dados sobre a motivação expressa por um grupo de estudantes da Faculdade para a escolha de suas carreiras. Os resultados indicariam que o ensino médio e a família são as esferas educacionais e sociais que mais influenciam a escolha dos jovens em geral, e de mulheres em particular, para estudar carreiras de engenharia. Além disso, verifica-se que elas não têm modelos femininos para se referir a essas carreiras. O que foi observado serviria de base para gerar estratégias educacionais, políticas e sociais que colaborem com maior acessibilidade, motivação e interesse das mulheres em estudar carreiras em ciências e engenharia.
id UESB-6_ee5374fd0d1bc0a1fc2a3e15a89f0876
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6933
network_acronym_str UESB-6
network_name_str Revista Binacional Brasil-Argentina
repository_id_str
spelling MOTIVACIÓN POR ESTUDIAR CARRERAS DE INGENIERÍA: UN ESTUDIO CON PERSPECTIVA DE GÉNERO EN LA FACULTAD DE INGENIERÍA DE LA UNIVERSIDAD NACIONAL DE LA PLATAMOTIVACIÓN POR ESTUDIAR CARRERAS DE INGENIERÍA: UN ESTUDIO CON PERSPECTIVA DE GÉNERO EN LA FACULTAD DE INGENIERÍA DE LA UNIVERSIDAD NACIONAL DE LA PLATAMOTIVATION TO STUDY ENGINEERING CAREERS: A STUDY WITH A GENDER PERSPECTIVE AT THE FACULTY OF ENGINEERING AT THE NATIONAL UNIVERSITY OF LA PLATAEngenhariaMulheresGêneroAmérica LatinaEngineeringWomenGenreLatin AmericaIngenieríaMujeresGéneroAmérica LatinaEste trabalho concentra-se na baixa proporção de jovens que estudam cursos em ciências e engenharia. Em particular, o foco é colocado nesse grupo na taxa de mulheres ingressando em carreiras em ciências e engenharia (STEM). Esse é o efeito, acreditamos, de um problema maior que gera a brecha de gênero e a baixa acessibilidade das mulheres à educação e, principalmente, à ciência. De um grupo de pesquisa em ensino de ciências da Faculdade de Engenharia da Universidade Nacional de La Plata, pretende-se contribuir para a análise desse fenômeno. Um questionário é construído como um instrumento para obter dados sobre a motivação expressa por um grupo de estudantes da Faculdade para a escolha de suas carreiras. Os resultados indicariam que o ensino médio e a família são as esferas educacionais e sociais que mais influenciam a escolha dos jovens em geral, e de mulheres em particular, para estudar carreiras de engenharia. Além disso, verifica-se que elas não têm modelos femininos para se referir a essas carreiras. O que foi observado serviria de base para gerar estratégias educacionais, políticas e sociais que colaborem com maior acessibilidade, motivação e interesse das mulheres em estudar carreiras em ciências e engenharia.Este trabajo se centra en la baja proporción de jóvenes, que estudian carreras de ciencias e ingeniería. En particular, el foco está puesto dentro de ese grupo en la tasa de mujeres que ingresan a las carreras de ciencias e ingeniería (STEM). Esto es el efecto, creemos, de una problemática mayor que genera la brecha de género y la baja accesibilidad de las mujeres a la educación y en especial a la educación en ciencias. Desde un grupo de investigación en educación en ciencias de la Facultad de Ingenieria de la Universidad Nacional de La Plata se pretende hacer un aporte al estudio de este fenómeno. Se construye un cuestionario como instrumento para obtener datos acerca de la motivación que manifiestan un grupo de estudiantes de esa facultad por la elección de sus carreras. Los resultados indicarían que la escuela secundaria y la familia son los ámbitos educativos y sociales que más influirían en la elección de los jóvenes en general, y de las mujeres en particular, por estudiar carreras de ingeniería. Además se encuentra que no tienen modelos femeninos a seguir que les sean de referentes para estas carreras. Lo observado serviría de base para generar estrategias educativas, políticas y sociales que colaboren con una mayor accesibilidad, motivación e interés por parte de las mujeres en estudiar carreras de ciencias e ingeniería.This work focuses on the problem at a global level about the low number of young people, in particular women, who study science and engineering careers. This is part of a larger problem that has to do with the gender gap and the low accessibility of women to education and, especially, science education. Based on a research group on science education at the Faculty of Engineering of the National University of La Plata, we intend to contribute to discuss this phenomenon, for which a questionnaire was built as an instrument to obtain data about the motivation expressed by a group of students from the mentioned Faculty to choose their careers. The results indicate that high school and the family are the educational and social areas that most influence the choice of young women in general, and women in particular, to study engineering careers. In addition, it appears that they do not have female models of reference for their choices. What was observed will serve as a basis to generate educational, political and / or social strategies that collaborate with greater accessibility, motivation and interest on the part of women in the study of science and engineering careers.Edições UESB2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/693310.22481/rbba.v9i1.6933Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 9 No. 1 (2020): Relações sociais de gênero e práticas educativas bem sucedidas; 15-33Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 9 n. 1 (2020): Relações sociais de gênero e práticas educativas bem sucedidas; 15-33Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 9 Núm. 1 (2020): Relações sociais de gênero e práticas educativas bem sucedidas; 15-332316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/6933/4854Costa, Viviana AngélicaCalandra, María ValeriaSagastume, Juana Inés Gallegoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-10T20:19:38Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6933Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2021-05-10T20:19:38Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv MOTIVACIÓN POR ESTUDIAR CARRERAS DE INGENIERÍA: UN ESTUDIO CON PERSPECTIVA DE GÉNERO EN LA FACULTAD DE INGENIERÍA DE LA UNIVERSIDAD NACIONAL DE LA PLATA
MOTIVACIÓN POR ESTUDIAR CARRERAS DE INGENIERÍA: UN ESTUDIO CON PERSPECTIVA DE GÉNERO EN LA FACULTAD DE INGENIERÍA DE LA UNIVERSIDAD NACIONAL DE LA PLATA
MOTIVATION TO STUDY ENGINEERING CAREERS: A STUDY WITH A GENDER PERSPECTIVE AT THE FACULTY OF ENGINEERING AT THE NATIONAL UNIVERSITY OF LA PLATA
title MOTIVACIÓN POR ESTUDIAR CARRERAS DE INGENIERÍA: UN ESTUDIO CON PERSPECTIVA DE GÉNERO EN LA FACULTAD DE INGENIERÍA DE LA UNIVERSIDAD NACIONAL DE LA PLATA
spellingShingle MOTIVACIÓN POR ESTUDIAR CARRERAS DE INGENIERÍA: UN ESTUDIO CON PERSPECTIVA DE GÉNERO EN LA FACULTAD DE INGENIERÍA DE LA UNIVERSIDAD NACIONAL DE LA PLATA
Costa, Viviana Angélica
Engenharia
Mulheres
Gênero
América Latina
Engineering
Women
Genre
Latin America
Ingeniería
Mujeres
Género
América Latina
title_short MOTIVACIÓN POR ESTUDIAR CARRERAS DE INGENIERÍA: UN ESTUDIO CON PERSPECTIVA DE GÉNERO EN LA FACULTAD DE INGENIERÍA DE LA UNIVERSIDAD NACIONAL DE LA PLATA
title_full MOTIVACIÓN POR ESTUDIAR CARRERAS DE INGENIERÍA: UN ESTUDIO CON PERSPECTIVA DE GÉNERO EN LA FACULTAD DE INGENIERÍA DE LA UNIVERSIDAD NACIONAL DE LA PLATA
title_fullStr MOTIVACIÓN POR ESTUDIAR CARRERAS DE INGENIERÍA: UN ESTUDIO CON PERSPECTIVA DE GÉNERO EN LA FACULTAD DE INGENIERÍA DE LA UNIVERSIDAD NACIONAL DE LA PLATA
title_full_unstemmed MOTIVACIÓN POR ESTUDIAR CARRERAS DE INGENIERÍA: UN ESTUDIO CON PERSPECTIVA DE GÉNERO EN LA FACULTAD DE INGENIERÍA DE LA UNIVERSIDAD NACIONAL DE LA PLATA
title_sort MOTIVACIÓN POR ESTUDIAR CARRERAS DE INGENIERÍA: UN ESTUDIO CON PERSPECTIVA DE GÉNERO EN LA FACULTAD DE INGENIERÍA DE LA UNIVERSIDAD NACIONAL DE LA PLATA
author Costa, Viviana Angélica
author_facet Costa, Viviana Angélica
Calandra, María Valeria
Sagastume, Juana Inés Gallego
author_role author
author2 Calandra, María Valeria
Sagastume, Juana Inés Gallego
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Viviana Angélica
Calandra, María Valeria
Sagastume, Juana Inés Gallego
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia
Mulheres
Gênero
América Latina
Engineering
Women
Genre
Latin America
Ingeniería
Mujeres
Género
América Latina
topic Engenharia
Mulheres
Gênero
América Latina
Engineering
Women
Genre
Latin America
Ingeniería
Mujeres
Género
América Latina
description Este trabalho concentra-se na baixa proporção de jovens que estudam cursos em ciências e engenharia. Em particular, o foco é colocado nesse grupo na taxa de mulheres ingressando em carreiras em ciências e engenharia (STEM). Esse é o efeito, acreditamos, de um problema maior que gera a brecha de gênero e a baixa acessibilidade das mulheres à educação e, principalmente, à ciência. De um grupo de pesquisa em ensino de ciências da Faculdade de Engenharia da Universidade Nacional de La Plata, pretende-se contribuir para a análise desse fenômeno. Um questionário é construído como um instrumento para obter dados sobre a motivação expressa por um grupo de estudantes da Faculdade para a escolha de suas carreiras. Os resultados indicariam que o ensino médio e a família são as esferas educacionais e sociais que mais influenciam a escolha dos jovens em geral, e de mulheres em particular, para estudar carreiras de engenharia. Além disso, verifica-se que elas não têm modelos femininos para se referir a essas carreiras. O que foi observado serviria de base para gerar estratégias educacionais, políticas e sociais que colaborem com maior acessibilidade, motivação e interesse das mulheres em estudar carreiras em ciências e engenharia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/6933
10.22481/rbba.v9i1.6933
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/6933
identifier_str_mv 10.22481/rbba.v9i1.6933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/6933/4854
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 9 No. 1 (2020): Relações sociais de gênero e práticas educativas bem sucedidas; 15-33
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 9 n. 1 (2020): Relações sociais de gênero e práticas educativas bem sucedidas; 15-33
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 9 Núm. 1 (2020): Relações sociais de gênero e práticas educativas bem sucedidas; 15-33
2316-1205
reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Binacional Brasil-Argentina
collection Revista Binacional Brasil-Argentina
repository.name.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rbba@uesb.edu.br||
_version_ 1797220470323412992