Memória e memória histórica: categorias para a reflexão sobre o saber histórico escolar. (Memoria y memoria histórica: categorías para reflexión sobre el saber histórico de la escuela.)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Binacional Brasil-Argentina |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1428 |
Resumo: | Neste trabalho pretendemos, em linhas gerais, apresentar o debate teórico suscitado a partir de uma pesquisa sobre o Saber Histórico Escolar e a emergência de categorias como a Memória na sua relação com a História, que por sua vez remete-nos pensar a Memória Histórica. Para tanto, apresentamos na primeira parte do artigo a trajetória teórica do Campo da Memória, desde os clássicos até autores mais contemporâneos. Na segunda parte problematizamos a polêmica relação História e Memória, com autores que apontam os pontos de aproximação e distanciamento entre tais conceitos. Na terceira parte apresentaremos uma discussão sobre a memória histórica associando-a ao saber histórico escolar. |
id |
UESB-6_f355efb9c4559db9eb578bec43457500 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1428 |
network_acronym_str |
UESB-6 |
network_name_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository_id_str |
|
spelling |
Memória e memória histórica: categorias para a reflexão sobre o saber histórico escolar. (Memoria y memoria histórica: categorías para reflexión sobre el saber histórico de la escuela.)MemóriaHistóriaMemória históricaSaber histórico escolarNeste trabalho pretendemos, em linhas gerais, apresentar o debate teórico suscitado a partir de uma pesquisa sobre o Saber Histórico Escolar e a emergência de categorias como a Memória na sua relação com a História, que por sua vez remete-nos pensar a Memória Histórica. Para tanto, apresentamos na primeira parte do artigo a trajetória teórica do Campo da Memória, desde os clássicos até autores mais contemporâneos. Na segunda parte problematizamos a polêmica relação História e Memória, com autores que apontam os pontos de aproximação e distanciamento entre tais conceitos. Na terceira parte apresentaremos uma discussão sobre a memória histórica associando-a ao saber histórico escolar.Edições UESB2017-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1428Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 4 No. 1 (2015); 49-62Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 4 n. 1 (2015); 49-62Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 4 Núm. 1 (2015); 49-622316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1428/1235dos Santos, Polliana Morenoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-20T23:25:20Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1428Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2020-08-20T23:25:20Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Memória e memória histórica: categorias para a reflexão sobre o saber histórico escolar. (Memoria y memoria histórica: categorías para reflexión sobre el saber histórico de la escuela.) |
title |
Memória e memória histórica: categorias para a reflexão sobre o saber histórico escolar. (Memoria y memoria histórica: categorías para reflexión sobre el saber histórico de la escuela.) |
spellingShingle |
Memória e memória histórica: categorias para a reflexão sobre o saber histórico escolar. (Memoria y memoria histórica: categorías para reflexión sobre el saber histórico de la escuela.) dos Santos, Polliana Moreno Memória História Memória histórica Saber histórico escolar |
title_short |
Memória e memória histórica: categorias para a reflexão sobre o saber histórico escolar. (Memoria y memoria histórica: categorías para reflexión sobre el saber histórico de la escuela.) |
title_full |
Memória e memória histórica: categorias para a reflexão sobre o saber histórico escolar. (Memoria y memoria histórica: categorías para reflexión sobre el saber histórico de la escuela.) |
title_fullStr |
Memória e memória histórica: categorias para a reflexão sobre o saber histórico escolar. (Memoria y memoria histórica: categorías para reflexión sobre el saber histórico de la escuela.) |
title_full_unstemmed |
Memória e memória histórica: categorias para a reflexão sobre o saber histórico escolar. (Memoria y memoria histórica: categorías para reflexión sobre el saber histórico de la escuela.) |
title_sort |
Memória e memória histórica: categorias para a reflexão sobre o saber histórico escolar. (Memoria y memoria histórica: categorías para reflexión sobre el saber histórico de la escuela.) |
author |
dos Santos, Polliana Moreno |
author_facet |
dos Santos, Polliana Moreno |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Polliana Moreno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memória História Memória histórica Saber histórico escolar |
topic |
Memória História Memória histórica Saber histórico escolar |
description |
Neste trabalho pretendemos, em linhas gerais, apresentar o debate teórico suscitado a partir de uma pesquisa sobre o Saber Histórico Escolar e a emergência de categorias como a Memória na sua relação com a História, que por sua vez remete-nos pensar a Memória Histórica. Para tanto, apresentamos na primeira parte do artigo a trajetória teórica do Campo da Memória, desde os clássicos até autores mais contemporâneos. Na segunda parte problematizamos a polêmica relação História e Memória, com autores que apontam os pontos de aproximação e distanciamento entre tais conceitos. Na terceira parte apresentaremos uma discussão sobre a memória histórica associando-a ao saber histórico escolar. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1428 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1428 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1428/1235 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 4 No. 1 (2015); 49-62 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 4 n. 1 (2015); 49-62 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 4 Núm. 1 (2015); 49-62 2316-1205 reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
collection |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbba@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797220469414297600 |