Coherencia entre principios educativos y metodología en una red de centros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giménez, Mercedes Blanchard
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Muzás Rubio, Maria Dolores
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/788
Resumo: Neste artigo se recorre à análise realizada pelo grupo de pesquisa EMIPE sobre a coerência entre os Princípios Educacionais e Práticas Metodológicas desenvolvidos na sala de aula, em 19 centros educacionais, que trabalham em rede, em um Projeto Comum. Para a análise e acompanhamento da pesquisa, se utilizou uma metodologia qualitativa, cujo desenvolvimento do processo de pesquisa-ação, durou quatro anos. Este processo levou, em primeiro lugar, à descrição, pelos professores de todas as escolas, das estratégias metodológicas aplicadas na sala de aula. Em segundo lugar, à análise dessas estratégias a partir de informações importantes derivadas dos princípios educacionais explicados no Projeto de Educação Institucional. Em terceiro lugar, à implantação denovas estratégias e em quarto lugar, à decisão e explicação de algumas estratégias específicas dos centros da rede. A partir dessa explicação das metodologias coerentes com os princípios educacionais, cada centro se comprometeu em implementar uma inovação de forma sistemática. O processo de análiserealizado nos permitiu constatar coincidências metodológicas em todos os centros, assim como uma especificidade clara e ritmos diferentes em cada umdeles. Como resultado, se formula a necessidade de reflexão contínua e revisão para uniformizar as metodologias que foram selecionadas como coerentes com os princípios educacionais, e conseguir generalizar e institucionalizar as práticas metodológicas comuns a todos os centros da rede.
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