A educação matemática de jovens e adultos no ensino superior de administração: relato de experiências na Universidade Federal do Tocantins
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/609 |
Resumo: | Este relato de experiência apresenta contribuições no sentido de apontar caminhos para a prática da formação de administradores (de empresas, cooperativas e empreendimentos econômicos solidários em geral) através da Educação Matemática de Jovens e Adultos. Descreve os percursos metodológicos percorridos por professores da área em geral e propõe inovações utilizando bibliografias de ensino médio e educação de jovens e adultos. Apesar de longe do ideal, essas práticas parecem solucionar, ou ao menos minimizar, as deficiências na formação em Matemática nos níveis anteriores ao superior. Além disso, mostram aplicações no cotidiano normalmente não abordadas nos currículos de ensino médio devido a escolhas de bibliografias com menor custo, frequentemente com deficiências didáticas, de aplicações ao cotidiano e de explanação da origem histórica dos conceitos matemáticos e de seus autores. |
id |
UESB-7_066ed60c2bc6a6f8f6b1f681da5c5eb8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/609 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação matemática de jovens e adultos no ensino superior de administração: relato de experiências na Universidade Federal do TocantinsEducação de jovens e adultosFormação de administradoresEducação MatemáticaEste relato de experiência apresenta contribuições no sentido de apontar caminhos para a prática da formação de administradores (de empresas, cooperativas e empreendimentos econômicos solidários em geral) através da Educação Matemática de Jovens e Adultos. Descreve os percursos metodológicos percorridos por professores da área em geral e propõe inovações utilizando bibliografias de ensino médio e educação de jovens e adultos. Apesar de longe do ideal, essas práticas parecem solucionar, ou ao menos minimizar, as deficiências na formação em Matemática nos níveis anteriores ao superior. Além disso, mostram aplicações no cotidiano normalmente não abordadas nos currículos de ensino médio devido a escolhas de bibliografias com menor custo, frequentemente com deficiências didáticas, de aplicações ao cotidiano e de explanação da origem histórica dos conceitos matemáticos e de seus autores.Edições UESB2010-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/609Práxis Educacional; v. 5 n. 7 (2009): Educação de Pessoas Jovens e Adultas; 201-206Práxis Educacional; Vol. 5 Núm. 7 (2009): Educação de Pessoas Jovens e Adultas; 201-206Práxis Educacional; Vol. 5 No. 7 (2009): Educação de Pessoas Jovens e Adultas; 201-2062178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/609/503Iwamoto, Helga Midoriinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T22:59:01Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/609Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T22:59:01Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação matemática de jovens e adultos no ensino superior de administração: relato de experiências na Universidade Federal do Tocantins |
title |
A educação matemática de jovens e adultos no ensino superior de administração: relato de experiências na Universidade Federal do Tocantins |
spellingShingle |
A educação matemática de jovens e adultos no ensino superior de administração: relato de experiências na Universidade Federal do Tocantins Iwamoto, Helga Midori Educação de jovens e adultos Formação de administradores Educação Matemática |
title_short |
A educação matemática de jovens e adultos no ensino superior de administração: relato de experiências na Universidade Federal do Tocantins |
title_full |
A educação matemática de jovens e adultos no ensino superior de administração: relato de experiências na Universidade Federal do Tocantins |
title_fullStr |
A educação matemática de jovens e adultos no ensino superior de administração: relato de experiências na Universidade Federal do Tocantins |
title_full_unstemmed |
A educação matemática de jovens e adultos no ensino superior de administração: relato de experiências na Universidade Federal do Tocantins |
title_sort |
A educação matemática de jovens e adultos no ensino superior de administração: relato de experiências na Universidade Federal do Tocantins |
author |
Iwamoto, Helga Midori |
author_facet |
Iwamoto, Helga Midori |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Iwamoto, Helga Midori |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Formação de administradores Educação Matemática |
topic |
Educação de jovens e adultos Formação de administradores Educação Matemática |
description |
Este relato de experiência apresenta contribuições no sentido de apontar caminhos para a prática da formação de administradores (de empresas, cooperativas e empreendimentos econômicos solidários em geral) através da Educação Matemática de Jovens e Adultos. Descreve os percursos metodológicos percorridos por professores da área em geral e propõe inovações utilizando bibliografias de ensino médio e educação de jovens e adultos. Apesar de longe do ideal, essas práticas parecem solucionar, ou ao menos minimizar, as deficiências na formação em Matemática nos níveis anteriores ao superior. Além disso, mostram aplicações no cotidiano normalmente não abordadas nos currículos de ensino médio devido a escolhas de bibliografias com menor custo, frequentemente com deficiências didáticas, de aplicações ao cotidiano e de explanação da origem histórica dos conceitos matemáticos e de seus autores. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-07-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/609 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/609 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/609/503 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 5 n. 7 (2009): Educação de Pessoas Jovens e Adultas; 201-206 Práxis Educacional; Vol. 5 Núm. 7 (2009): Educação de Pessoas Jovens e Adultas; 201-206 Práxis Educacional; Vol. 5 No. 7 (2009): Educação de Pessoas Jovens e Adultas; 201-206 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068815069085696 |