A educação matemática de jovens e adultos no ensino superior de administração: relato de experiências na Universidade Federal do Tocantins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iwamoto, Helga Midori
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/609
Resumo: Este relato de experiência apresenta contribuições no sentido de apontar caminhos para a prática da formação de administradores (de empresas, cooperativas e empreendimentos econômicos solidários em geral) através da Educação Matemática de Jovens e Adultos. Descreve os percursos metodológicos percorridos por professores da área em geral e propõe inovações utilizando bibliografias de ensino médio e educação de jovens e adultos. Apesar de longe do ideal, essas práticas parecem solucionar, ou ao menos minimizar, as deficiências na formação em Matemática nos níveis anteriores ao superior. Além disso, mostram aplicações no cotidiano normalmente não abordadas nos currículos de ensino médio devido a escolhas de bibliografias com menor custo, frequentemente com deficiências didáticas, de aplicações ao cotidiano e de explanação da origem histórica dos conceitos matemáticos e de seus autores.
id UESB-7_066ed60c2bc6a6f8f6b1f681da5c5eb8
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/609
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling A educação matemática de jovens e adultos no ensino superior de administração: relato de experiências na Universidade Federal do TocantinsEducação de jovens e adultosFormação de administradoresEducação MatemáticaEste relato de experiência apresenta contribuições no sentido de apontar caminhos para a prática da formação de administradores (de empresas, cooperativas e empreendimentos econômicos solidários em geral) através da Educação Matemática de Jovens e Adultos. Descreve os percursos metodológicos percorridos por professores da área em geral e propõe inovações utilizando bibliografias de ensino médio e educação de jovens e adultos. Apesar de longe do ideal, essas práticas parecem solucionar, ou ao menos minimizar, as deficiências na formação em Matemática nos níveis anteriores ao superior. Além disso, mostram aplicações no cotidiano normalmente não abordadas nos currículos de ensino médio devido a escolhas de bibliografias com menor custo, frequentemente com deficiências didáticas, de aplicações ao cotidiano e de explanação da origem histórica dos conceitos matemáticos e de seus autores.Edições UESB2010-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/609Práxis Educacional; v. 5 n. 7 (2009): Educação de Pessoas Jovens e Adultas; 201-206Práxis Educacional; Vol. 5 Núm. 7 (2009): Educação de Pessoas Jovens e Adultas; 201-206Práxis Educacional; Vol. 5 No. 7 (2009): Educação de Pessoas Jovens e Adultas; 201-2062178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/609/503Iwamoto, Helga Midoriinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T22:59:01Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/609Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T22:59:01Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação matemática de jovens e adultos no ensino superior de administração: relato de experiências na Universidade Federal do Tocantins
title A educação matemática de jovens e adultos no ensino superior de administração: relato de experiências na Universidade Federal do Tocantins
spellingShingle A educação matemática de jovens e adultos no ensino superior de administração: relato de experiências na Universidade Federal do Tocantins
Iwamoto, Helga Midori
Educação de jovens e adultos
Formação de administradores
Educação Matemática
title_short A educação matemática de jovens e adultos no ensino superior de administração: relato de experiências na Universidade Federal do Tocantins
title_full A educação matemática de jovens e adultos no ensino superior de administração: relato de experiências na Universidade Federal do Tocantins
title_fullStr A educação matemática de jovens e adultos no ensino superior de administração: relato de experiências na Universidade Federal do Tocantins
title_full_unstemmed A educação matemática de jovens e adultos no ensino superior de administração: relato de experiências na Universidade Federal do Tocantins
title_sort A educação matemática de jovens e adultos no ensino superior de administração: relato de experiências na Universidade Federal do Tocantins
author Iwamoto, Helga Midori
author_facet Iwamoto, Helga Midori
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Iwamoto, Helga Midori
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Formação de administradores
Educação Matemática
topic Educação de jovens e adultos
Formação de administradores
Educação Matemática
description Este relato de experiência apresenta contribuições no sentido de apontar caminhos para a prática da formação de administradores (de empresas, cooperativas e empreendimentos econômicos solidários em geral) através da Educação Matemática de Jovens e Adultos. Descreve os percursos metodológicos percorridos por professores da área em geral e propõe inovações utilizando bibliografias de ensino médio e educação de jovens e adultos. Apesar de longe do ideal, essas práticas parecem solucionar, ou ao menos minimizar, as deficiências na formação em Matemática nos níveis anteriores ao superior. Além disso, mostram aplicações no cotidiano normalmente não abordadas nos currículos de ensino médio devido a escolhas de bibliografias com menor custo, frequentemente com deficiências didáticas, de aplicações ao cotidiano e de explanação da origem histórica dos conceitos matemáticos e de seus autores.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/609
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/609/503
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 5 n. 7 (2009): Educação de Pessoas Jovens e Adultas; 201-206
Práxis Educacional; Vol. 5 Núm. 7 (2009): Educação de Pessoas Jovens e Adultas; 201-206
Práxis Educacional; Vol. 5 No. 7 (2009): Educação de Pessoas Jovens e Adultas; 201-206
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815069085696