Neurociências para estudantes: o livro didático e projetos de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Mauren dos Santos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Hammes de Carvalho, Fernanda Antoniolo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/963
Resumo: Na adolescência, o jovem vivencia uma fase de questionamentos acerca de sua identidade e de seu futuro e a autopercepção tem papel significativo nos comportamentos a serem adotados. O texto tem como escopo promover uma reflexão acerca da possibilidade de ampliar a autopercepção nos adolescentes através da exploração do conteúdo científico na área de neurociências. Tem-se como premissa o fato de que o conhecimento neurocientífico, ao propiciar um melhor entendimento do funcionamento do cérebro quando atrelado a situações cotidianas, tanto no âmbito cognitivo como social, pode contribuir para mudanças conceituais, as quais podem passar a constituir referencial para alterações comportamentais. Nesse sentido, a educação formal pode contribuir significativamente, tendo como alternativas a inserção dos conteúdos nos livros didáticos, em especial na área de biologia e programas de intervenção.
id UESB-7_0953fd512235b4f82fa73174274ef704
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/963
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Neurociências para estudantes: o livro didático e projetos de intervençãoAutopercepção do adolescenteNeurociênciasProjetos de intervençãoNa adolescência, o jovem vivencia uma fase de questionamentos acerca de sua identidade e de seu futuro e a autopercepção tem papel significativo nos comportamentos a serem adotados. O texto tem como escopo promover uma reflexão acerca da possibilidade de ampliar a autopercepção nos adolescentes através da exploração do conteúdo científico na área de neurociências. Tem-se como premissa o fato de que o conhecimento neurocientífico, ao propiciar um melhor entendimento do funcionamento do cérebro quando atrelado a situações cotidianas, tanto no âmbito cognitivo como social, pode contribuir para mudanças conceituais, as quais podem passar a constituir referencial para alterações comportamentais. Nesse sentido, a educação formal pode contribuir significativamente, tendo como alternativas a inserção dos conteúdos nos livros didáticos, em especial na área de biologia e programas de intervenção.Edições UESB2017-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/96310.22481/praxis.v13i25.963Práxis Educacional; v. 13 n. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 251-272Práxis Educacional; Vol. 13 Núm. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 251-272Práxis Educacional; Vol. 13 No. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 251-2722178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/963/822Oliveira, Mauren dos SantosHammes de Carvalho, Fernanda Antonioloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:07:40Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/963Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:07:40Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Neurociências para estudantes: o livro didático e projetos de intervenção
title Neurociências para estudantes: o livro didático e projetos de intervenção
spellingShingle Neurociências para estudantes: o livro didático e projetos de intervenção
Oliveira, Mauren dos Santos
Autopercepção do adolescente
Neurociências
Projetos de intervenção
title_short Neurociências para estudantes: o livro didático e projetos de intervenção
title_full Neurociências para estudantes: o livro didático e projetos de intervenção
title_fullStr Neurociências para estudantes: o livro didático e projetos de intervenção
title_full_unstemmed Neurociências para estudantes: o livro didático e projetos de intervenção
title_sort Neurociências para estudantes: o livro didático e projetos de intervenção
author Oliveira, Mauren dos Santos
author_facet Oliveira, Mauren dos Santos
Hammes de Carvalho, Fernanda Antoniolo
author_role author
author2 Hammes de Carvalho, Fernanda Antoniolo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Mauren dos Santos
Hammes de Carvalho, Fernanda Antoniolo
dc.subject.por.fl_str_mv Autopercepção do adolescente
Neurociências
Projetos de intervenção
topic Autopercepção do adolescente
Neurociências
Projetos de intervenção
description Na adolescência, o jovem vivencia uma fase de questionamentos acerca de sua identidade e de seu futuro e a autopercepção tem papel significativo nos comportamentos a serem adotados. O texto tem como escopo promover uma reflexão acerca da possibilidade de ampliar a autopercepção nos adolescentes através da exploração do conteúdo científico na área de neurociências. Tem-se como premissa o fato de que o conhecimento neurocientífico, ao propiciar um melhor entendimento do funcionamento do cérebro quando atrelado a situações cotidianas, tanto no âmbito cognitivo como social, pode contribuir para mudanças conceituais, as quais podem passar a constituir referencial para alterações comportamentais. Nesse sentido, a educação formal pode contribuir significativamente, tendo como alternativas a inserção dos conteúdos nos livros didáticos, em especial na área de biologia e programas de intervenção.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/963
10.22481/praxis.v13i25.963
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/963
identifier_str_mv 10.22481/praxis.v13i25.963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/963/822
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 13 n. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 251-272
Práxis Educacional; Vol. 13 Núm. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 251-272
Práxis Educacional; Vol. 13 No. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 251-272
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816530800640