A educação da atenção em Tim Ingold: um compromisso ontológico com a vida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12666 |
Resumo: | O presente escrito tem como objetivo demostrar que mediante seu compromisso ontológico, a educação acena para uma melhor compreensão da participação do humano na produção do mundo. Para tal, partimos da noção de “educação da atenção”, do antropólogo britânico Tim Ingold. A partir desse pressuposto, o texto assume a posição de que a preocupação fundamental da educação precisa dizer respeito a um compromisso ontológico com o mundo e com àqueles que os constitui. Conclui-se que o pensamento de Ingold nos possibilita explorar o compromisso ontológico da educação, ao se atentar para uma noção de educação em que está preocupada com a continuidade da vida. |
id |
UESB-7_0c1f0d4f695e027715fbc8c69929db70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12666 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação da atenção em Tim Ingold: um compromisso ontológico com a vidaLa educación de la atención en Tim Ingold: un compromiso ontológico con la vidaThe education of attention according to Tim Ingold: an ontological commitment to lifeeducação da atençãoTim Ingoldcompromisso ontológicoContinuidade da vidaeducación de la atenciónTim Ingoldcompromiso ontológicocontinuidad de la vidaeducation of attentionTim Ingoldontological commitmentcontinuity of lifeO presente escrito tem como objetivo demostrar que mediante seu compromisso ontológico, a educação acena para uma melhor compreensão da participação do humano na produção do mundo. Para tal, partimos da noção de “educação da atenção”, do antropólogo britânico Tim Ingold. A partir desse pressuposto, o texto assume a posição de que a preocupação fundamental da educação precisa dizer respeito a um compromisso ontológico com o mundo e com àqueles que os constitui. Conclui-se que o pensamento de Ingold nos possibilita explorar o compromisso ontológico da educação, ao se atentar para uma noção de educação em que está preocupada com a continuidade da vida.El presente escrito objetiva demostrar que a través de su compromiso ontológico, la educación apunta a una mejor comprensión de la participación humana en la producción del mundo. Para ello, partimos de la noción de “educación de la atención”, del antropólogo británico Tim Ingold. A partir de este supuesto, el texto asume la posición de que la preocupación fundamental de la educación debe consistir en un compromiso ontológico con el mundo y con quienes lo constituyen. Se concluye que el pensamiento de Ingold permite explorar el compromiso ontológico de la educación, al prestar atención a una noción de educación en la que se preocupa por la continuidad de la vida.This paper aims to demonstrate that education, through its ontological commitment, leads to a better understanding of human participation in the production of the world. To do so, we start from the notion of " education of attention", by the British anthropologist Tim Ingold. From this assumption, the text takes the position that the fundamental concern of education needs to concern an ontological commitment to the world and to those who constitute it. It concludes that Ingold's thinking enables us to explore the ontological commitment of education by paying attention to a notion of education that is concerned with the continuity of life.Edições UESB2023-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/1266610.22481/praxisedu.v19i50.12666Práxis Educacional; v. 19 n. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e12666Práxis Educacional; Vol. 19 Núm. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e12666Práxis Educacional; Vol. 19 No. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e126662178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12666/8004Copyright (c) 2023 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, Elder SilvaZoboli, Fabio2023-05-23T13:04:39Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12666Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2023-05-23T13:04:39Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação da atenção em Tim Ingold: um compromisso ontológico com a vida La educación de la atención en Tim Ingold: un compromiso ontológico con la vida The education of attention according to Tim Ingold: an ontological commitment to life |
title |
A educação da atenção em Tim Ingold: um compromisso ontológico com a vida |
spellingShingle |
A educação da atenção em Tim Ingold: um compromisso ontológico com a vida Correia, Elder Silva educação da atenção Tim Ingold compromisso ontológico Continuidade da vida educación de la atención Tim Ingold compromiso ontológico continuidad de la vida education of attention Tim Ingold ontological commitment continuity of life |
title_short |
A educação da atenção em Tim Ingold: um compromisso ontológico com a vida |
title_full |
A educação da atenção em Tim Ingold: um compromisso ontológico com a vida |
title_fullStr |
A educação da atenção em Tim Ingold: um compromisso ontológico com a vida |
title_full_unstemmed |
A educação da atenção em Tim Ingold: um compromisso ontológico com a vida |
title_sort |
A educação da atenção em Tim Ingold: um compromisso ontológico com a vida |
author |
Correia, Elder Silva |
author_facet |
Correia, Elder Silva Zoboli, Fabio |
author_role |
author |
author2 |
Zoboli, Fabio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Elder Silva Zoboli, Fabio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação da atenção Tim Ingold compromisso ontológico Continuidade da vida educación de la atención Tim Ingold compromiso ontológico continuidad de la vida education of attention Tim Ingold ontological commitment continuity of life |
topic |
educação da atenção Tim Ingold compromisso ontológico Continuidade da vida educación de la atención Tim Ingold compromiso ontológico continuidad de la vida education of attention Tim Ingold ontological commitment continuity of life |
description |
O presente escrito tem como objetivo demostrar que mediante seu compromisso ontológico, a educação acena para uma melhor compreensão da participação do humano na produção do mundo. Para tal, partimos da noção de “educação da atenção”, do antropólogo britânico Tim Ingold. A partir desse pressuposto, o texto assume a posição de que a preocupação fundamental da educação precisa dizer respeito a um compromisso ontológico com o mundo e com àqueles que os constitui. Conclui-se que o pensamento de Ingold nos possibilita explorar o compromisso ontológico da educação, ao se atentar para uma noção de educação em que está preocupada com a continuidade da vida. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12666 10.22481/praxisedu.v19i50.12666 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12666 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxisedu.v19i50.12666 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12666/8004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Práxis Educacional http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Práxis Educacional http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 19 n. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e12666 Práxis Educacional; Vol. 19 Núm. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e12666 Práxis Educacional; Vol. 19 No. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e12666 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068813636730880 |