A educação da atenção em Tim Ingold: um compromisso ontológico com a vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Elder Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Zoboli, Fabio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12666
Resumo: O presente escrito tem como objetivo demostrar que mediante seu compromisso ontológico, a educação acena para uma melhor compreensão da participação do humano na produção do mundo. Para tal, partimos da noção de “educação da atenção”, do antropólogo britânico Tim Ingold. A partir desse pressuposto, o texto assume a posição de que a preocupação fundamental da educação precisa dizer respeito a um compromisso ontológico com o mundo e com àqueles que os constitui. Conclui-se que o pensamento de Ingold nos possibilita explorar o compromisso ontológico da educação, ao se atentar para uma noção de educação em que está preocupada com a continuidade da vida.
id UESB-7_0c1f0d4f695e027715fbc8c69929db70
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12666
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling A educação da atenção em Tim Ingold: um compromisso ontológico com a vidaLa educación de la atención en Tim Ingold: un compromiso ontológico con la vidaThe education of attention according to Tim Ingold: an ontological commitment to lifeeducação da atençãoTim Ingoldcompromisso ontológicoContinuidade da vidaeducación de la atenciónTim Ingoldcompromiso ontológicocontinuidad de la vidaeducation of attentionTim Ingoldontological commitmentcontinuity of lifeO presente escrito tem como objetivo demostrar que mediante seu compromisso ontológico, a educação acena para uma melhor compreensão da participação do humano na produção do mundo. Para tal, partimos da noção de “educação da atenção”, do antropólogo britânico Tim Ingold. A partir desse pressuposto, o texto assume a posição de que a preocupação fundamental da educação precisa dizer respeito a um compromisso ontológico com o mundo e com àqueles que os constitui. Conclui-se que o pensamento de Ingold nos possibilita explorar o compromisso ontológico da educação, ao se atentar para uma noção de educação em que está preocupada com a continuidade da vida.El presente escrito objetiva demostrar que a través de su compromiso ontológico, la educación apunta a una mejor comprensión de la participación humana en la producción del mundo. Para ello, partimos de la noción de “educación de la atención”, del antropólogo británico Tim Ingold. A partir de este supuesto, el texto asume la posición de que la preocupación fundamental de la educación debe consistir en un compromiso ontológico con el mundo y con quienes lo constituyen. Se concluye que el pensamiento de Ingold permite explorar el compromiso ontológico de la educación, al prestar atención a una noción de educación en la que se preocupa por la continuidad de la vida.This paper aims to demonstrate that education, through its ontological commitment, leads to a better understanding of human participation in the production of the world. To do so, we start from the notion of " education of attention", by the British anthropologist Tim Ingold. From this assumption, the text takes the position that the fundamental concern of education needs to concern an ontological commitment to the world and to those who constitute it. It concludes that Ingold's thinking enables us to explore the ontological commitment of education by paying attention to a notion of education that is concerned with the continuity of life.Edições UESB2023-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/1266610.22481/praxisedu.v19i50.12666Práxis Educacional; v. 19 n. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e12666Práxis Educacional; Vol. 19 Núm. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e12666Práxis Educacional; Vol. 19 No. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e126662178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12666/8004Copyright (c) 2023 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, Elder SilvaZoboli, Fabio2023-05-23T13:04:39Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12666Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2023-05-23T13:04:39Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação da atenção em Tim Ingold: um compromisso ontológico com a vida
La educación de la atención en Tim Ingold: un compromiso ontológico con la vida
The education of attention according to Tim Ingold: an ontological commitment to life
title A educação da atenção em Tim Ingold: um compromisso ontológico com a vida
spellingShingle A educação da atenção em Tim Ingold: um compromisso ontológico com a vida
Correia, Elder Silva
educação da atenção
Tim Ingold
compromisso ontológico
Continuidade da vida
educación de la atención
Tim Ingold
compromiso ontológico
continuidad de la vida
education of attention
Tim Ingold
ontological commitment
continuity of life
title_short A educação da atenção em Tim Ingold: um compromisso ontológico com a vida
title_full A educação da atenção em Tim Ingold: um compromisso ontológico com a vida
title_fullStr A educação da atenção em Tim Ingold: um compromisso ontológico com a vida
title_full_unstemmed A educação da atenção em Tim Ingold: um compromisso ontológico com a vida
title_sort A educação da atenção em Tim Ingold: um compromisso ontológico com a vida
author Correia, Elder Silva
author_facet Correia, Elder Silva
Zoboli, Fabio
author_role author
author2 Zoboli, Fabio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Elder Silva
Zoboli, Fabio
dc.subject.por.fl_str_mv educação da atenção
Tim Ingold
compromisso ontológico
Continuidade da vida
educación de la atención
Tim Ingold
compromiso ontológico
continuidad de la vida
education of attention
Tim Ingold
ontological commitment
continuity of life
topic educação da atenção
Tim Ingold
compromisso ontológico
Continuidade da vida
educación de la atención
Tim Ingold
compromiso ontológico
continuidad de la vida
education of attention
Tim Ingold
ontological commitment
continuity of life
description O presente escrito tem como objetivo demostrar que mediante seu compromisso ontológico, a educação acena para uma melhor compreensão da participação do humano na produção do mundo. Para tal, partimos da noção de “educação da atenção”, do antropólogo britânico Tim Ingold. A partir desse pressuposto, o texto assume a posição de que a preocupação fundamental da educação precisa dizer respeito a um compromisso ontológico com o mundo e com àqueles que os constitui. Conclui-se que o pensamento de Ingold nos possibilita explorar o compromisso ontológico da educação, ao se atentar para uma noção de educação em que está preocupada com a continuidade da vida.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12666
10.22481/praxisedu.v19i50.12666
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12666
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v19i50.12666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12666/8004
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 19 n. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e12666
Práxis Educacional; Vol. 19 Núm. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e12666
Práxis Educacional; Vol. 19 No. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e12666
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068813636730880