DETERMINANTES SOCIAIS E POLÍTICOS DA REGULAMENTAÇÃO E FOMENTO DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, José dos Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Veiga, Célia Cristina P. S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6021
Resumo: Curso superior de tecnologia (CST), no Brasil, é um tipo de graduação de curta duração, com carga horária mínima de 1.600 a 2.400 horas, dependendo da área, que se insere na categoria de cursos de nível superior na área da educação profissional e tecnológica e confere diploma de tecnólogo. Tomamos como objeto de análise os determinantes sociais, políticos e econômicos do processo de implantação e desenvolvimento deste tipo de curso superior no Brasil. Nosso objetivo é explicitar o papel dos CST na divisão do trabalho educacional do país. Com base em fontes bibliográficas primárias e secundárias, a análise nos evidenciou que este tipo de curso de graduação tem características especiais, pois distinguem-se dos bacharelados e das licenciaturas por serem estruturados para atender diversos setores da economia, abrangendo áreas especializadas, de modo focado no atendimento imediato de demandas do mercado. Assim, esses cursos buscam formar competências profissionais para: a) aplicação, desenvolvimento, pesquisa aplicada e inovação tecnológica, bem como difusão de tecnologias; b) gestão de processos de produção de bens e serviços; e c) desenvolvimento da capacidade empreendedora. Trata-se, portanto, da consolidação definitiva de CST de duração reduzida para formar tecnólogos mais adaptados às condições flexíveis da produção capitalista contemporânea. Esta modalidade de curso de graduação foi implantada a partir do Decreto no 2.208/1997, do Governo Fernando Henrique Cardoso. Não obstante, é durante o Governo Lula da Silva que a oferta desse tipo de curso se estende para praticamente toda as redes de educação profissional e tecnológica, sejam elas federal ou estaduais, em decorrência do Decreto no 5.154/2004 e da Lei no 11.892/2008. Concluímos que, ao final dos anos 2000, os CST passaram a ser uma realidade consolidada, tanto nas redes públicas de educação profissional e tecnológica, quanto na rede privada de ensino superior do Brasil.
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Nosso objetivo é explicitar o papel dos CST na divisão do trabalho educacional do país. Com base em fontes bibliográficas primárias e secundárias, a análise nos evidenciou que este tipo de curso de graduação tem características especiais, pois distinguem-se dos bacharelados e das licenciaturas por serem estruturados para atender diversos setores da economia, abrangendo áreas especializadas, de modo focado no atendimento imediato de demandas do mercado. Assim, esses cursos buscam formar competências profissionais para: a) aplicação, desenvolvimento, pesquisa aplicada e inovação tecnológica, bem como difusão de tecnologias; b) gestão de processos de produção de bens e serviços; e c) desenvolvimento da capacidade empreendedora. Trata-se, portanto, da consolidação definitiva de CST de duração reduzida para formar tecnólogos mais adaptados às condições flexíveis da produção capitalista contemporânea. Esta modalidade de curso de graduação foi implantada a partir do Decreto no 2.208/1997, do Governo Fernando Henrique Cardoso. Não obstante, é durante o Governo Lula da Silva que a oferta desse tipo de curso se estende para praticamente toda as redes de educação profissional e tecnológica, sejam elas federal ou estaduais, em decorrência do Decreto no 5.154/2004 e da Lei no 11.892/2008. Concluímos que, ao final dos anos 2000, os CST passaram a ser uma realidade consolidada, tanto nas redes públicas de educação profissional e tecnológica, quanto na rede privada de ensino superior do Brasil. Curso Superior de Tecnología (CST), en Brasil, es un tipo de graduación de corta duración, con carga horaria mínima de 1.600 a 2.400 horas, dependiendo del área, que se inserta en la categoría de cursos de nivel superior en el área de la educación profesional y tecnológica y confiere diploma de tecnólogo. Tomamos como objeto de análisis los determinantes sociales, políticos y económicos del proceso de implantación y desarrollo de este tipo de curso superior en Brasil. Nuestro objetivo es explicitar el papel de los CST en la división del trabajo educativo del país. Con base en fuentes bibliográficas primarias y secundarias, el análisis nos evidenció que este tipo de curso de graduación tiene características especiales, pues se distinguen de los bachilleratos y de las licenciaturas por ser estructurados para atender diversos sectores de la economía, abarcando áreas especializadas, de modo enfocado en la atención inmediata de demandas del mercado. Así, estos cursos buscan formar competencias profesionales para: a) aplicación, desarrollo, investigación aplicada e innovación tecnológica, así como difusión de tecnologías; b) gestión de procesos de producción de bienes y servicios; y c) desarrollo de la capacidad emprendedora. Se trata, por lo tanto, de la consolidación definitiva de cursos superiores de duración reducida para formar tecnólogos más adaptados a las condiciones flexibles de la producción capitalista contemporánea. Esta modalidad de curso de graduación fue implantada a partir del Decreto no 2.208/1997, del Gobierno Fernando Henrique Cardoso. No obstante, es durante el Gobierno de Lula da Silva que la oferta de ese tipo de curso se extiende a prácticamente todas las redes de educación profesional y tecnológica, ya sean federal o estatal, en virtud del Decreto no 5.154/2004 y de la Ley no 11.892/2008. Concluimos que, al final de los años 2000, los CST pasaron a ser una realidad consolidada, tanto en las redes públicas de educación profesional y tecnológica, como en la red privada de enseñanza superior de Brasil. Technology Higher Course (THC) in Brazil is a type of short-term graduation, with a minimum workload of 1,600 to 2,400 hours, depending on the area, which falls within the category of higher level courses in the area of vocational and technological education. This type of course confers the technologist diploma. We take as object of analysis the social, political and economic determinants of the process of implementation and development of this type of higher education in Brazil. Our purpose is to make explicit the role of this THC in the division of educational work in the country. Based on primary and secondary bibliographic sources, the analysis showed us that this type of undergraduate course has special characteristics, since they are distinguished from other undergraduate degrees because they are structured to serve different sectors of the economy, covering specialized areas, in a focused way in the immediate response to market demands. Thus, these courses seek to form professional skills to: a) application, development, applied research and technological innovation, as well as diffusion of technologies; b) processes management of production of goods and services; and c) development of entrepreneurial capacity. Therefore, it is a definite consolidation of short-term higher education courses to train technologists who are more suited to the flexible conditions of capitalist production in contemporary times. This type of undergraduate course was implemented as of Decree 2.208/1997, from the Fernando Henrique Cardoso Government. Nevertheless, it is during the Lula da Silva Government that the provision of this type of course extends to practically all professional and technological education networks, be they federal or state, as a result of Decree 5.154/2004 and Law 11.892/2008. We conclude that, at the end of the 2000s, THC became a consolidated reality, both in the public networks of professional and technological education, and in the private higher education network in Brazil. 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