PRÁTICAS EDUCATIVAS E FORMAÇÃO DE IDENTIDADE A PARTIR DA INFLUÊNCIA DO FACEBOOK: ESTUDO COM ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DO CEARÁ, BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muniz, Karla Renata de Aguiar
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Xavier, Antônio Roberto, Santana, José Rogério
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5687
Resumo: This article seeks to demonstrate that the convenience of small network power consumption is driven by the Facebook social network. This article is it there is an interaction sensitivity to a constructing identity, in the current content of postings of the personal limits. The research included the sampling of teenagers from the 3rd year of high school from a public coalition of Quixadá, Ceará State. Topics related to Facebook were approached through the conversation wheel methodology, as a technique of greater interactivity among the participants. The results indicate that the use of Facebook enables a range of interactions, providing changes and transformations when browsing the world is infinite cyberspace. It turns out that Facebook presents itself as a communicative and informative medium strongly influential in the identity of the young people and in their vision of the world and the other.
id UESB-7_0d41c4bbb60769bc109fa21fc20093eb
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5687
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling PRÁTICAS EDUCATIVAS E FORMAÇÃO DE IDENTIDADE A PARTIR DA INFLUÊNCIA DO FACEBOOK: ESTUDO COM ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DO CEARÁ, BRASILPRÁCTICAS EDUCATIVAS Y FORMACIÓN DE IDENTIDAD DE LA INFLUENCIA DE FACEBOOK: UN ESTUDIO CON ADOLESCENTES DE UNA ESCUELA PÚBLICA DENTRO DE CEARÁ, BRASILEDUCATIONAL PRACTICES AND IDENTITY TRAINING FROM FACEBOOK INFLUENCE: A STUDY WITH ADOLESCENTS FROM A PUBLIC SCHOOL INSIDE CEARÁ, BRAZILModernidadeFacebookRedes sociaisModernidadFacebookRedes socialesModernityFacebookSocial networks This article seeks to demonstrate that the convenience of small network power consumption is driven by the Facebook social network. This article is it there is an interaction sensitivity to a constructing identity, in the current content of postings of the personal limits. The research included the sampling of teenagers from the 3rd year of high school from a public coalition of Quixadá, Ceará State. Topics related to Facebook were approached through the conversation wheel methodology, as a technique of greater interactivity among the participants. The results indicate that the use of Facebook enables a range of interactions, providing changes and transformations when browsing the world is infinite cyberspace. It turns out that Facebook presents itself as a communicative and informative medium strongly influential in the identity of the young people and in their vision of the world and the other. Este artigo busca demonstrar que a conveniência de propagar um pouco de si alimenta-se da expansão das relações conduzidas na rede social Facebook. Este instrumento eleva a interação influenciando a construção de identidade, trazendo alguns pontos positivos e negativos decorrentes da constante exibição da vida privada através de postagens de conteúdos pessoais. A pesquisa contou com amostragem formada de adolescentes do 3o ano do Ensino Médio de um colégio público de Quixadá, Estado do Ceará. Foram abordados temas pertinentes ao Facebook, através da metodologia da roda de conversa, como técnica de maior interatividade entre os participantes. Os resultados apontam que o uso do Facebook possibilita um vasto leque de interações, proporcionando mudanças e transformações quando se navega no mundo infinito dos ciberespaços. Conclui-se que o Facebook se apresenta como um meio comunicativo e informativo fortemente influente na identidade dos jovens e em sua visão de mundo e do outro. Este artículo trata de demostrar que la red social de Facebook impulsa la conveniencia del pequeño consumo de energía de la red. En este artículo, existe una sensibilidad de interacción para una identidad constructiva, en el contenido actual de las publicaciones de los límites personales. La investigación incluyó el muestreo de adolescentes del tercer año de preparatoria de una coalición pública de Quixadá, estado de Ceará. Los temas relacionados con Facebook se abordaron a través de la metodología de la rueda de conversación, como una técnica de mayor interactividad entre los participantes. Los resultados indican que el uso de Facebook permite una variedad de interacciones que proporcionan cambios y transformaciones cuando se navega por el mundo en el ciberespacio infinito. Resulta que Facebook se presenta como un medio comunicativo e informativo muy influyente en la identidad de los jóvenes y en su visión del mundo y del otro. Edições UESB2019-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/568710.22481/praxisedu.v15i35.5687Práxis Educacional; v. 15 n. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 372-388Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 372-388Práxis Educacional; Vol. 15 No. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 372-3882178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5687/4298Muniz, Karla Renata de AguiarXavier, Antônio RobertoSantana, José Rogérioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:19:33Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5687Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:19:33Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS EDUCATIVAS E FORMAÇÃO DE IDENTIDADE A PARTIR DA INFLUÊNCIA DO FACEBOOK: ESTUDO COM ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DO CEARÁ, BRASIL
PRÁCTICAS EDUCATIVAS Y FORMACIÓN DE IDENTIDAD DE LA INFLUENCIA DE FACEBOOK: UN ESTUDIO CON ADOLESCENTES DE UNA ESCUELA PÚBLICA DENTRO DE CEARÁ, BRASIL
EDUCATIONAL PRACTICES AND IDENTITY TRAINING FROM FACEBOOK INFLUENCE: A STUDY WITH ADOLESCENTS FROM A PUBLIC SCHOOL INSIDE CEARÁ, BRAZIL
title PRÁTICAS EDUCATIVAS E FORMAÇÃO DE IDENTIDADE A PARTIR DA INFLUÊNCIA DO FACEBOOK: ESTUDO COM ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DO CEARÁ, BRASIL
spellingShingle PRÁTICAS EDUCATIVAS E FORMAÇÃO DE IDENTIDADE A PARTIR DA INFLUÊNCIA DO FACEBOOK: ESTUDO COM ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DO CEARÁ, BRASIL
Muniz, Karla Renata de Aguiar
Modernidade
Facebook
Redes sociais
Modernidad
Facebook
Redes sociales
Modernity
Facebook
Social networks
title_short PRÁTICAS EDUCATIVAS E FORMAÇÃO DE IDENTIDADE A PARTIR DA INFLUÊNCIA DO FACEBOOK: ESTUDO COM ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DO CEARÁ, BRASIL
title_full PRÁTICAS EDUCATIVAS E FORMAÇÃO DE IDENTIDADE A PARTIR DA INFLUÊNCIA DO FACEBOOK: ESTUDO COM ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DO CEARÁ, BRASIL
title_fullStr PRÁTICAS EDUCATIVAS E FORMAÇÃO DE IDENTIDADE A PARTIR DA INFLUÊNCIA DO FACEBOOK: ESTUDO COM ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DO CEARÁ, BRASIL
title_full_unstemmed PRÁTICAS EDUCATIVAS E FORMAÇÃO DE IDENTIDADE A PARTIR DA INFLUÊNCIA DO FACEBOOK: ESTUDO COM ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DO CEARÁ, BRASIL
title_sort PRÁTICAS EDUCATIVAS E FORMAÇÃO DE IDENTIDADE A PARTIR DA INFLUÊNCIA DO FACEBOOK: ESTUDO COM ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DO CEARÁ, BRASIL
author Muniz, Karla Renata de Aguiar
author_facet Muniz, Karla Renata de Aguiar
Xavier, Antônio Roberto
Santana, José Rogério
author_role author
author2 Xavier, Antônio Roberto
Santana, José Rogério
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Muniz, Karla Renata de Aguiar
Xavier, Antônio Roberto
Santana, José Rogério
dc.subject.por.fl_str_mv Modernidade
Facebook
Redes sociais
Modernidad
Facebook
Redes sociales
Modernity
Facebook
Social networks
topic Modernidade
Facebook
Redes sociais
Modernidad
Facebook
Redes sociales
Modernity
Facebook
Social networks
description This article seeks to demonstrate that the convenience of small network power consumption is driven by the Facebook social network. This article is it there is an interaction sensitivity to a constructing identity, in the current content of postings of the personal limits. The research included the sampling of teenagers from the 3rd year of high school from a public coalition of Quixadá, Ceará State. Topics related to Facebook were approached through the conversation wheel methodology, as a technique of greater interactivity among the participants. The results indicate that the use of Facebook enables a range of interactions, providing changes and transformations when browsing the world is infinite cyberspace. It turns out that Facebook presents itself as a communicative and informative medium strongly influential in the identity of the young people and in their vision of the world and the other.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5687
10.22481/praxisedu.v15i35.5687
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5687
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v15i35.5687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5687/4298
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 15 n. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 372-388
Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 372-388
Práxis Educacional; Vol. 15 No. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 372-388
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068818090033152