Nos bastidores de uma investigação científica educacional: reflexões e questionamentos metodológicos e intelectuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/953 |
Resumo: | Neste artigo partilhámos aspetos ontológicos, epistemológicos e metodológicos dos bastidores de uma jornada intensiva de estudo e pesquisa na área da educação de adultos realizada em Portugal, entre 2003 e 2009. Essa pesquisa assumiu a realidade socio-educacional como sendo complexa e plena de tensões e contradições, e obedeceu a um desenho qualitativo e a um cruzamento entre os paradigmas interpretativo-construtivista e crítico. Assim, explicitámos e refletimos acerca da estratégia metodológica de aproximação teórica e empírica ao campo de observação, bem como sobre o nosso caminho de aproximação ao real, dialogando com as respetivas opções e escolhas efetuadas. Estruturámos o texto considerando em primeiro lugar o nível paradigmático da investigação e sequencialmente, o seu nível técnico-processual. Retira-se, entre outras conclusões, que o domínio técnico-científico sobre as abordagens metodológicas de uma investigação educacional é um elemento-chave para a sua robustez e sucesso, mas ficará comprometido se se descurar a importância da autorreflexividade, dado que nas investigações qualitativas o investigador é a peça estruturante de todo o processo. |
id |
UESB-7_0e61c4c9624df8f4f6efacfea38d9b2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/953 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Nos bastidores de uma investigação científica educacional: reflexões e questionamentos metodológicos e intelectuaisMetodologia qualitativaOpções na Investigação educacionalParadigmasMétodos e TécnicasNeste artigo partilhámos aspetos ontológicos, epistemológicos e metodológicos dos bastidores de uma jornada intensiva de estudo e pesquisa na área da educação de adultos realizada em Portugal, entre 2003 e 2009. Essa pesquisa assumiu a realidade socio-educacional como sendo complexa e plena de tensões e contradições, e obedeceu a um desenho qualitativo e a um cruzamento entre os paradigmas interpretativo-construtivista e crítico. Assim, explicitámos e refletimos acerca da estratégia metodológica de aproximação teórica e empírica ao campo de observação, bem como sobre o nosso caminho de aproximação ao real, dialogando com as respetivas opções e escolhas efetuadas. Estruturámos o texto considerando em primeiro lugar o nível paradigmático da investigação e sequencialmente, o seu nível técnico-processual. Retira-se, entre outras conclusões, que o domínio técnico-científico sobre as abordagens metodológicas de uma investigação educacional é um elemento-chave para a sua robustez e sucesso, mas ficará comprometido se se descurar a importância da autorreflexividade, dado que nas investigações qualitativas o investigador é a peça estruturante de todo o processo.Edições UESB2017-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/95310.22481/praxis.v13i25.953Práxis Educacional; v. 13 n. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 36-71Práxis Educacional; Vol. 13 Núm. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 36-71Práxis Educacional; Vol. 13 No. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 36-712178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/953/812Barros, Rosannainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:07:40Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/953Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:07:40Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nos bastidores de uma investigação científica educacional: reflexões e questionamentos metodológicos e intelectuais |
title |
Nos bastidores de uma investigação científica educacional: reflexões e questionamentos metodológicos e intelectuais |
spellingShingle |
Nos bastidores de uma investigação científica educacional: reflexões e questionamentos metodológicos e intelectuais Barros, Rosanna Metodologia qualitativa Opções na Investigação educacional Paradigmas Métodos e Técnicas |
title_short |
Nos bastidores de uma investigação científica educacional: reflexões e questionamentos metodológicos e intelectuais |
title_full |
Nos bastidores de uma investigação científica educacional: reflexões e questionamentos metodológicos e intelectuais |
title_fullStr |
Nos bastidores de uma investigação científica educacional: reflexões e questionamentos metodológicos e intelectuais |
title_full_unstemmed |
Nos bastidores de uma investigação científica educacional: reflexões e questionamentos metodológicos e intelectuais |
title_sort |
Nos bastidores de uma investigação científica educacional: reflexões e questionamentos metodológicos e intelectuais |
author |
Barros, Rosanna |
author_facet |
Barros, Rosanna |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Rosanna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia qualitativa Opções na Investigação educacional Paradigmas Métodos e Técnicas |
topic |
Metodologia qualitativa Opções na Investigação educacional Paradigmas Métodos e Técnicas |
description |
Neste artigo partilhámos aspetos ontológicos, epistemológicos e metodológicos dos bastidores de uma jornada intensiva de estudo e pesquisa na área da educação de adultos realizada em Portugal, entre 2003 e 2009. Essa pesquisa assumiu a realidade socio-educacional como sendo complexa e plena de tensões e contradições, e obedeceu a um desenho qualitativo e a um cruzamento entre os paradigmas interpretativo-construtivista e crítico. Assim, explicitámos e refletimos acerca da estratégia metodológica de aproximação teórica e empírica ao campo de observação, bem como sobre o nosso caminho de aproximação ao real, dialogando com as respetivas opções e escolhas efetuadas. Estruturámos o texto considerando em primeiro lugar o nível paradigmático da investigação e sequencialmente, o seu nível técnico-processual. Retira-se, entre outras conclusões, que o domínio técnico-científico sobre as abordagens metodológicas de uma investigação educacional é um elemento-chave para a sua robustez e sucesso, mas ficará comprometido se se descurar a importância da autorreflexividade, dado que nas investigações qualitativas o investigador é a peça estruturante de todo o processo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/953 10.22481/praxis.v13i25.953 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/953 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxis.v13i25.953 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/953/812 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 13 n. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 36-71 Práxis Educacional; Vol. 13 Núm. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 36-71 Práxis Educacional; Vol. 13 No. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 36-71 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068816515072000 |