Nos bastidores de uma investigação científica educacional: reflexões e questionamentos metodológicos e intelectuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Rosanna
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/953
Resumo: Neste artigo partilhámos aspetos ontológicos, epistemológicos e metodológicos dos bastidores de uma jornada intensiva de estudo e pesquisa na área da educação de adultos realizada em Portugal, entre 2003 e 2009. Essa pesquisa assumiu a realidade socio-educacional como sendo complexa e plena de tensões e contradições, e obedeceu a um desenho qualitativo e a um cruzamento entre os paradigmas interpretativo-construtivista e crítico. Assim, explicitámos e refletimos acerca da estratégia metodológica de aproximação teórica e empírica ao campo de observação, bem como sobre o nosso caminho de aproximação ao real, dialogando com as respetivas opções e escolhas efetuadas. Estruturámos o texto considerando em primeiro lugar o nível paradigmático da investigação e sequencialmente, o seu nível técnico-processual. Retira-se, entre outras conclusões, que o domínio técnico-científico sobre as abordagens metodológicas de uma investigação educacional é um elemento-chave para a sua robustez e sucesso, mas ficará comprometido se se descurar a importância da autorreflexividade, dado que nas investigações qualitativas o investigador é a peça estruturante de todo o processo.
id UESB-7_0e61c4c9624df8f4f6efacfea38d9b2b
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/953
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Nos bastidores de uma investigação científica educacional: reflexões e questionamentos metodológicos e intelectuaisMetodologia qualitativaOpções na Investigação educacionalParadigmasMétodos e TécnicasNeste artigo partilhámos aspetos ontológicos, epistemológicos e metodológicos dos bastidores de uma jornada intensiva de estudo e pesquisa na área da educação de adultos realizada em Portugal, entre 2003 e 2009. Essa pesquisa assumiu a realidade socio-educacional como sendo complexa e plena de tensões e contradições, e obedeceu a um desenho qualitativo e a um cruzamento entre os paradigmas interpretativo-construtivista e crítico. Assim, explicitámos e refletimos acerca da estratégia metodológica de aproximação teórica e empírica ao campo de observação, bem como sobre o nosso caminho de aproximação ao real, dialogando com as respetivas opções e escolhas efetuadas. Estruturámos o texto considerando em primeiro lugar o nível paradigmático da investigação e sequencialmente, o seu nível técnico-processual. Retira-se, entre outras conclusões, que o domínio técnico-científico sobre as abordagens metodológicas de uma investigação educacional é um elemento-chave para a sua robustez e sucesso, mas ficará comprometido se se descurar a importância da autorreflexividade, dado que nas investigações qualitativas o investigador é a peça estruturante de todo o processo.Edições UESB2017-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/95310.22481/praxis.v13i25.953Práxis Educacional; v. 13 n. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 36-71Práxis Educacional; Vol. 13 Núm. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 36-71Práxis Educacional; Vol. 13 No. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 36-712178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/953/812Barros, Rosannainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:07:40Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/953Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:07:40Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Nos bastidores de uma investigação científica educacional: reflexões e questionamentos metodológicos e intelectuais
title Nos bastidores de uma investigação científica educacional: reflexões e questionamentos metodológicos e intelectuais
spellingShingle Nos bastidores de uma investigação científica educacional: reflexões e questionamentos metodológicos e intelectuais
Barros, Rosanna
Metodologia qualitativa
Opções na Investigação educacional
Paradigmas
Métodos e Técnicas
title_short Nos bastidores de uma investigação científica educacional: reflexões e questionamentos metodológicos e intelectuais
title_full Nos bastidores de uma investigação científica educacional: reflexões e questionamentos metodológicos e intelectuais
title_fullStr Nos bastidores de uma investigação científica educacional: reflexões e questionamentos metodológicos e intelectuais
title_full_unstemmed Nos bastidores de uma investigação científica educacional: reflexões e questionamentos metodológicos e intelectuais
title_sort Nos bastidores de uma investigação científica educacional: reflexões e questionamentos metodológicos e intelectuais
author Barros, Rosanna
author_facet Barros, Rosanna
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Rosanna
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia qualitativa
Opções na Investigação educacional
Paradigmas
Métodos e Técnicas
topic Metodologia qualitativa
Opções na Investigação educacional
Paradigmas
Métodos e Técnicas
description Neste artigo partilhámos aspetos ontológicos, epistemológicos e metodológicos dos bastidores de uma jornada intensiva de estudo e pesquisa na área da educação de adultos realizada em Portugal, entre 2003 e 2009. Essa pesquisa assumiu a realidade socio-educacional como sendo complexa e plena de tensões e contradições, e obedeceu a um desenho qualitativo e a um cruzamento entre os paradigmas interpretativo-construtivista e crítico. Assim, explicitámos e refletimos acerca da estratégia metodológica de aproximação teórica e empírica ao campo de observação, bem como sobre o nosso caminho de aproximação ao real, dialogando com as respetivas opções e escolhas efetuadas. Estruturámos o texto considerando em primeiro lugar o nível paradigmático da investigação e sequencialmente, o seu nível técnico-processual. Retira-se, entre outras conclusões, que o domínio técnico-científico sobre as abordagens metodológicas de uma investigação educacional é um elemento-chave para a sua robustez e sucesso, mas ficará comprometido se se descurar a importância da autorreflexividade, dado que nas investigações qualitativas o investigador é a peça estruturante de todo o processo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/953
10.22481/praxis.v13i25.953
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/953
identifier_str_mv 10.22481/praxis.v13i25.953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/953/812
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 13 n. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 36-71
Práxis Educacional; Vol. 13 Núm. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 36-71
Práxis Educacional; Vol. 13 No. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 36-71
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816515072000