FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁXIS PEDAGÓGICA NO CONTEXTO MIDIÁTICO DA EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Olivia de Matos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Dantas, Tania Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
DOI: 10.22481/praxis.v14i29.4095
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4095
Resumo: No presente artigo pretende-se discutir as responsabilidades da universidade face às mudanças no contexto midiático e a necessidade de uma práxis diferenciada para os formadores da EJA. O artigo também alerta para a importância de se levar em conta as motivações dos docentes e o papel da organização sindical na resolução dos processos reivindicatórios de classe. Enuncia algumas concepções de formação e formação docente, fazendo reflexões sobre a importância de um olhar interdisciplinar nas práticas de formação docente à luz de teóricos como Tardif, Shin e Sacristãn,Charlot, Morin, dentre outros. Chama a atenção para a mercadorização que permeia a formação universitária e impede o profissional de desabrochar a sua verdadeira vocação. Utiliza como dispositivo metodológico a pesquisa bibliográfica para subsidiar a análise dos temas enfocados. Os resultados apresentados focalizam a necessidade de uma formação específica para os educadores da EJA. O texto também chama a atenção acerca das injustiças e das irracionalidades da sociedade capitalista que potencializam um vazio nos sujeitos dificultando-os de pensarem e lutarem por uma sociedade melhor e mais justa.
id UESB-7_0ec1da082ee293e6f8f9e9b55d98941d
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4095
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
spelling FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁXIS PEDAGÓGICA NO CONTEXTO MIDIÁTICO DA EJANo presente artigo pretende-se discutir as responsabilidades da universidade face às mudanças no contexto midiático e a necessidade de uma práxis diferenciada para os formadores da EJA. O artigo também alerta para a importância de se levar em conta as motivações dos docentes e o papel da organização sindical na resolução dos processos reivindicatórios de classe. Enuncia algumas concepções de formação e formação docente, fazendo reflexões sobre a importância de um olhar interdisciplinar nas práticas de formação docente à luz de teóricos como Tardif, Shin e Sacristãn,Charlot, Morin, dentre outros. Chama a atenção para a mercadorização que permeia a formação universitária e impede o profissional de desabrochar a sua verdadeira vocação. Utiliza como dispositivo metodológico a pesquisa bibliográfica para subsidiar a análise dos temas enfocados. Os resultados apresentados focalizam a necessidade de uma formação específica para os educadores da EJA. O texto também chama a atenção acerca das injustiças e das irracionalidades da sociedade capitalista que potencializam um vazio nos sujeitos dificultando-os de pensarem e lutarem por uma sociedade melhor e mais justa.Edições UESB2018-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/409510.22481/praxis.v14i29.4095Práxis Educacional; v. 14 n. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 35-49Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 35-49Práxis Educacional; Vol. 14 No. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 35-492178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4095/3351http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Maria Olivia de MatosDantas, Tania Regina2021-03-22T23:16:00Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4095Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:16Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁXIS PEDAGÓGICA NO CONTEXTO MIDIÁTICO DA EJA
title FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁXIS PEDAGÓGICA NO CONTEXTO MIDIÁTICO DA EJA
spellingShingle FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁXIS PEDAGÓGICA NO CONTEXTO MIDIÁTICO DA EJA
FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁXIS PEDAGÓGICA NO CONTEXTO MIDIÁTICO DA EJA
Oliveira, Maria Olivia de Matos
Oliveira, Maria Olivia de Matos
title_short FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁXIS PEDAGÓGICA NO CONTEXTO MIDIÁTICO DA EJA
title_full FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁXIS PEDAGÓGICA NO CONTEXTO MIDIÁTICO DA EJA
title_fullStr FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁXIS PEDAGÓGICA NO CONTEXTO MIDIÁTICO DA EJA
FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁXIS PEDAGÓGICA NO CONTEXTO MIDIÁTICO DA EJA
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁXIS PEDAGÓGICA NO CONTEXTO MIDIÁTICO DA EJA
FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁXIS PEDAGÓGICA NO CONTEXTO MIDIÁTICO DA EJA
title_sort FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁXIS PEDAGÓGICA NO CONTEXTO MIDIÁTICO DA EJA
author Oliveira, Maria Olivia de Matos
author_facet Oliveira, Maria Olivia de Matos
Oliveira, Maria Olivia de Matos
Dantas, Tania Regina
Dantas, Tania Regina
author_role author
author2 Dantas, Tania Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Olivia de Matos
Dantas, Tania Regina
description No presente artigo pretende-se discutir as responsabilidades da universidade face às mudanças no contexto midiático e a necessidade de uma práxis diferenciada para os formadores da EJA. O artigo também alerta para a importância de se levar em conta as motivações dos docentes e o papel da organização sindical na resolução dos processos reivindicatórios de classe. Enuncia algumas concepções de formação e formação docente, fazendo reflexões sobre a importância de um olhar interdisciplinar nas práticas de formação docente à luz de teóricos como Tardif, Shin e Sacristãn,Charlot, Morin, dentre outros. Chama a atenção para a mercadorização que permeia a formação universitária e impede o profissional de desabrochar a sua verdadeira vocação. Utiliza como dispositivo metodológico a pesquisa bibliográfica para subsidiar a análise dos temas enfocados. Os resultados apresentados focalizam a necessidade de uma formação específica para os educadores da EJA. O texto também chama a atenção acerca das injustiças e das irracionalidades da sociedade capitalista que potencializam um vazio nos sujeitos dificultando-os de pensarem e lutarem por uma sociedade melhor e mais justa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4095
10.22481/praxis.v14i29.4095
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4095
identifier_str_mv 10.22481/praxis.v14i29.4095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4095/3351
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 14 n. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 35-49
Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 35-49
Práxis Educacional; Vol. 14 No. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 35-49
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1822180385156497408
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.22481/praxis.v14i29.4095