O lazer e a fé: tempos e espaços de socialização juvenil no contexto de assentamentos rurais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Trindade, Domingos Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/911
Resumo: Este texto é parte de uma pesquisa de doutorado sobre a constituição social do ser jovem camponês realizada em dois assentamentos rurais: Nova Esperança e Marrecas, que se localizam nos municípios baianos de Palmas de Monte Alto e Malhada, respectivamente. A metodologia trabalhada se pautou numa abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando os seguintes instrumentos de coleta de dados: grupo focal, entrevista semiestruturada, observação, questionário, pesquisa documental e diário de campo, considerando a perspectiva do materialismo histórico dialético. Numa lógica de complementaridade, procedi à apreciação dos dados coletados com base na análise de conteúdo, na modalidade temática, segundo Bardin (1979). Neste artigo, trato de forma descritiva e reflexiva, os processos de socialização dos/das jovens no âmbito da convivência social no contexto dos assentamentos da Reforma Agrária. O estudo esboça o retrato das práticas de sociabilidades dos/das jovens investigados/as, apontando que, o campo de possibilidades (VELHO, 2006) é bastante precarizado e reduzido no contexto dos assentamentos. As relações sociais dos/das jovens se ampliam por meio das interações externas, as quais apresentam limitações provenientes das condições econômicas das famílias. Frente a essa situação, os/as jovens criam, reinventam formas de convivência, de diversão, lazer e de fé nos espaços onde vivem.
id UESB-7_12936a58e11e5d618c441c70fa0b6ede
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/911
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling O lazer e a fé: tempos e espaços de socialização juvenil no contexto de assentamentos ruraisJovens de assentamentos ruraisLazer e féTempos e espaços de socializaçãoEste texto é parte de uma pesquisa de doutorado sobre a constituição social do ser jovem camponês realizada em dois assentamentos rurais: Nova Esperança e Marrecas, que se localizam nos municípios baianos de Palmas de Monte Alto e Malhada, respectivamente. A metodologia trabalhada se pautou numa abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando os seguintes instrumentos de coleta de dados: grupo focal, entrevista semiestruturada, observação, questionário, pesquisa documental e diário de campo, considerando a perspectiva do materialismo histórico dialético. Numa lógica de complementaridade, procedi à apreciação dos dados coletados com base na análise de conteúdo, na modalidade temática, segundo Bardin (1979). Neste artigo, trato de forma descritiva e reflexiva, os processos de socialização dos/das jovens no âmbito da convivência social no contexto dos assentamentos da Reforma Agrária. O estudo esboça o retrato das práticas de sociabilidades dos/das jovens investigados/as, apontando que, o campo de possibilidades (VELHO, 2006) é bastante precarizado e reduzido no contexto dos assentamentos. As relações sociais dos/das jovens se ampliam por meio das interações externas, as quais apresentam limitações provenientes das condições econômicas das famílias. Frente a essa situação, os/as jovens criam, reinventam formas de convivência, de diversão, lazer e de fé nos espaços onde vivem.Edições UESB2016-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/911Práxis Educacional; v. 12 n. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 175-198Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 175-198Práxis Educacional; Vol. 12 No. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 175-1982178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/911/775da Trindade, Domingos Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:06:50Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/911Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:06:50Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv O lazer e a fé: tempos e espaços de socialização juvenil no contexto de assentamentos rurais
title O lazer e a fé: tempos e espaços de socialização juvenil no contexto de assentamentos rurais
spellingShingle O lazer e a fé: tempos e espaços de socialização juvenil no contexto de assentamentos rurais
da Trindade, Domingos Rodrigues
Jovens de assentamentos rurais
Lazer e fé
Tempos e espaços de socialização
title_short O lazer e a fé: tempos e espaços de socialização juvenil no contexto de assentamentos rurais
title_full O lazer e a fé: tempos e espaços de socialização juvenil no contexto de assentamentos rurais
title_fullStr O lazer e a fé: tempos e espaços de socialização juvenil no contexto de assentamentos rurais
title_full_unstemmed O lazer e a fé: tempos e espaços de socialização juvenil no contexto de assentamentos rurais
title_sort O lazer e a fé: tempos e espaços de socialização juvenil no contexto de assentamentos rurais
author da Trindade, Domingos Rodrigues
author_facet da Trindade, Domingos Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Trindade, Domingos Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Jovens de assentamentos rurais
Lazer e fé
Tempos e espaços de socialização
topic Jovens de assentamentos rurais
Lazer e fé
Tempos e espaços de socialização
description Este texto é parte de uma pesquisa de doutorado sobre a constituição social do ser jovem camponês realizada em dois assentamentos rurais: Nova Esperança e Marrecas, que se localizam nos municípios baianos de Palmas de Monte Alto e Malhada, respectivamente. A metodologia trabalhada se pautou numa abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando os seguintes instrumentos de coleta de dados: grupo focal, entrevista semiestruturada, observação, questionário, pesquisa documental e diário de campo, considerando a perspectiva do materialismo histórico dialético. Numa lógica de complementaridade, procedi à apreciação dos dados coletados com base na análise de conteúdo, na modalidade temática, segundo Bardin (1979). Neste artigo, trato de forma descritiva e reflexiva, os processos de socialização dos/das jovens no âmbito da convivência social no contexto dos assentamentos da Reforma Agrária. O estudo esboça o retrato das práticas de sociabilidades dos/das jovens investigados/as, apontando que, o campo de possibilidades (VELHO, 2006) é bastante precarizado e reduzido no contexto dos assentamentos. As relações sociais dos/das jovens se ampliam por meio das interações externas, as quais apresentam limitações provenientes das condições econômicas das famílias. Frente a essa situação, os/as jovens criam, reinventam formas de convivência, de diversão, lazer e de fé nos espaços onde vivem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/911
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/911/775
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 12 n. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 175-198
Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 175-198
Práxis Educacional; Vol. 12 No. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 175-198
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816464740352