O ensino de nível superior no brasil e as competências docentes: um olhar reflexivo sobre esta prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcanti Valente, Geilsa Soraia
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Viana, Ligia de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/641
Resumo: Este artigo compõe um dos capítulos da tese de doutorado defendida em 2009, intitulada “A reflexividade na prática docente da graduação em Enfermagem: nexos com a formação permanente do enfermeiro-professor”, na Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem como uma das metas refletir sobre a qualidade do Ensino de Graduação, no que se refere às áreas de competência do enfermeiro professor. Essa meta pressupõe revisar objetivos da docência, implicando em ativar estratégias pedagógicas que estimulem a criatividade, a reflexividade e a crítica e, com isso, a motivação e o compromisso individual e coletivo dos docentes e discentes com a profissão da Enfermagem, numa perspectiva do ensino como prática reflexiva, utilizando a investigação para subsidiar a tomada de decisão e a resolução de problemas.
id UESB-7_132fea6408a21a9eda4f24f97c24847e
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/641
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling O ensino de nível superior no brasil e as competências docentes: um olhar reflexivo sobre esta práticaEducação em enfermagemEnsino superiorPrática docenteEste artigo compõe um dos capítulos da tese de doutorado defendida em 2009, intitulada “A reflexividade na prática docente da graduação em Enfermagem: nexos com a formação permanente do enfermeiro-professor”, na Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem como uma das metas refletir sobre a qualidade do Ensino de Graduação, no que se refere às áreas de competência do enfermeiro professor. Essa meta pressupõe revisar objetivos da docência, implicando em ativar estratégias pedagógicas que estimulem a criatividade, a reflexividade e a crítica e, com isso, a motivação e o compromisso individual e coletivo dos docentes e discentes com a profissão da Enfermagem, numa perspectiva do ensino como prática reflexiva, utilizando a investigação para subsidiar a tomada de decisão e a resolução de problemas.Edições UESB2010-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/641Práxis Educacional; v. 6 n. 9 (2010): Escola Pública; 209-226Práxis Educacional; Vol. 6 Núm. 9 (2010): Escola Pública; 209-226Práxis Educacional; Vol. 6 No. 9 (2010): Escola Pública; 209-2262178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/641/531Cavalcanti Valente, Geilsa SoraiaViana, Ligia de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:00:34Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/641Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:00:34Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de nível superior no brasil e as competências docentes: um olhar reflexivo sobre esta prática
title O ensino de nível superior no brasil e as competências docentes: um olhar reflexivo sobre esta prática
spellingShingle O ensino de nível superior no brasil e as competências docentes: um olhar reflexivo sobre esta prática
Cavalcanti Valente, Geilsa Soraia
Educação em enfermagem
Ensino superior
Prática docente
title_short O ensino de nível superior no brasil e as competências docentes: um olhar reflexivo sobre esta prática
title_full O ensino de nível superior no brasil e as competências docentes: um olhar reflexivo sobre esta prática
title_fullStr O ensino de nível superior no brasil e as competências docentes: um olhar reflexivo sobre esta prática
title_full_unstemmed O ensino de nível superior no brasil e as competências docentes: um olhar reflexivo sobre esta prática
title_sort O ensino de nível superior no brasil e as competências docentes: um olhar reflexivo sobre esta prática
author Cavalcanti Valente, Geilsa Soraia
author_facet Cavalcanti Valente, Geilsa Soraia
Viana, Ligia de Oliveira
author_role author
author2 Viana, Ligia de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcanti Valente, Geilsa Soraia
Viana, Ligia de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Ensino superior
Prática docente
topic Educação em enfermagem
Ensino superior
Prática docente
description Este artigo compõe um dos capítulos da tese de doutorado defendida em 2009, intitulada “A reflexividade na prática docente da graduação em Enfermagem: nexos com a formação permanente do enfermeiro-professor”, na Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem como uma das metas refletir sobre a qualidade do Ensino de Graduação, no que se refere às áreas de competência do enfermeiro professor. Essa meta pressupõe revisar objetivos da docência, implicando em ativar estratégias pedagógicas que estimulem a criatividade, a reflexividade e a crítica e, com isso, a motivação e o compromisso individual e coletivo dos docentes e discentes com a profissão da Enfermagem, numa perspectiva do ensino como prática reflexiva, utilizando a investigação para subsidiar a tomada de decisão e a resolução de problemas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/641
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/641/531
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 6 n. 9 (2010): Escola Pública; 209-226
Práxis Educacional; Vol. 6 Núm. 9 (2010): Escola Pública; 209-226
Práxis Educacional; Vol. 6 No. 9 (2010): Escola Pública; 209-226
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815415115776