O ensino de nível superior no brasil e as competências docentes: um olhar reflexivo sobre esta prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/641 |
Resumo: | Este artigo compõe um dos capítulos da tese de doutorado defendida em 2009, intitulada “A reflexividade na prática docente da graduação em Enfermagem: nexos com a formação permanente do enfermeiro-professor”, na Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem como uma das metas refletir sobre a qualidade do Ensino de Graduação, no que se refere às áreas de competência do enfermeiro professor. Essa meta pressupõe revisar objetivos da docência, implicando em ativar estratégias pedagógicas que estimulem a criatividade, a reflexividade e a crítica e, com isso, a motivação e o compromisso individual e coletivo dos docentes e discentes com a profissão da Enfermagem, numa perspectiva do ensino como prática reflexiva, utilizando a investigação para subsidiar a tomada de decisão e a resolução de problemas. |
id |
UESB-7_132fea6408a21a9eda4f24f97c24847e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/641 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de nível superior no brasil e as competências docentes: um olhar reflexivo sobre esta práticaEducação em enfermagemEnsino superiorPrática docenteEste artigo compõe um dos capítulos da tese de doutorado defendida em 2009, intitulada “A reflexividade na prática docente da graduação em Enfermagem: nexos com a formação permanente do enfermeiro-professor”, na Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem como uma das metas refletir sobre a qualidade do Ensino de Graduação, no que se refere às áreas de competência do enfermeiro professor. Essa meta pressupõe revisar objetivos da docência, implicando em ativar estratégias pedagógicas que estimulem a criatividade, a reflexividade e a crítica e, com isso, a motivação e o compromisso individual e coletivo dos docentes e discentes com a profissão da Enfermagem, numa perspectiva do ensino como prática reflexiva, utilizando a investigação para subsidiar a tomada de decisão e a resolução de problemas.Edições UESB2010-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/641Práxis Educacional; v. 6 n. 9 (2010): Escola Pública; 209-226Práxis Educacional; Vol. 6 Núm. 9 (2010): Escola Pública; 209-226Práxis Educacional; Vol. 6 No. 9 (2010): Escola Pública; 209-2262178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/641/531Cavalcanti Valente, Geilsa SoraiaViana, Ligia de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:00:34Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/641Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:00:34Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de nível superior no brasil e as competências docentes: um olhar reflexivo sobre esta prática |
title |
O ensino de nível superior no brasil e as competências docentes: um olhar reflexivo sobre esta prática |
spellingShingle |
O ensino de nível superior no brasil e as competências docentes: um olhar reflexivo sobre esta prática Cavalcanti Valente, Geilsa Soraia Educação em enfermagem Ensino superior Prática docente |
title_short |
O ensino de nível superior no brasil e as competências docentes: um olhar reflexivo sobre esta prática |
title_full |
O ensino de nível superior no brasil e as competências docentes: um olhar reflexivo sobre esta prática |
title_fullStr |
O ensino de nível superior no brasil e as competências docentes: um olhar reflexivo sobre esta prática |
title_full_unstemmed |
O ensino de nível superior no brasil e as competências docentes: um olhar reflexivo sobre esta prática |
title_sort |
O ensino de nível superior no brasil e as competências docentes: um olhar reflexivo sobre esta prática |
author |
Cavalcanti Valente, Geilsa Soraia |
author_facet |
Cavalcanti Valente, Geilsa Soraia Viana, Ligia de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Viana, Ligia de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcanti Valente, Geilsa Soraia Viana, Ligia de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Ensino superior Prática docente |
topic |
Educação em enfermagem Ensino superior Prática docente |
description |
Este artigo compõe um dos capítulos da tese de doutorado defendida em 2009, intitulada “A reflexividade na prática docente da graduação em Enfermagem: nexos com a formação permanente do enfermeiro-professor”, na Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem como uma das metas refletir sobre a qualidade do Ensino de Graduação, no que se refere às áreas de competência do enfermeiro professor. Essa meta pressupõe revisar objetivos da docência, implicando em ativar estratégias pedagógicas que estimulem a criatividade, a reflexividade e a crítica e, com isso, a motivação e o compromisso individual e coletivo dos docentes e discentes com a profissão da Enfermagem, numa perspectiva do ensino como prática reflexiva, utilizando a investigação para subsidiar a tomada de decisão e a resolução de problemas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-10-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/641 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/641 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/641/531 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 6 n. 9 (2010): Escola Pública; 209-226 Práxis Educacional; Vol. 6 Núm. 9 (2010): Escola Pública; 209-226 Práxis Educacional; Vol. 6 No. 9 (2010): Escola Pública; 209-226 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068815415115776 |