Aproximações do paradigma indiciário com o pensamento Freiriano: uma construção possível?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/537 |
Resumo: | Este artigo pretende apresentar, de forma sucinta, a trajetória do paradigma indiciário, tentando demonstrar sua importância como modelo epistemológico e suas possíveis aproximações com o pensamento freiriano. O paradigma indiciário traz significativas contribuições para a prática pedagógica dos educadores, na medida em que, conforme Ginzburg (1991), consiste na valorização dos pormenores, dos gestos inconscientes, dos detalhes, das particularidades insignificantes, geralmente imperceptíveis e negligenciados pela maioria dos pesquisadores. Corresponde a um método interpretativo que atribui aos dados marginais a importância de revelar aspectos que fogem ao controle da consciência, permitindo captar uma realidade mais profunda e inacessível à observação direta. De acordo com a forma de saber, pode dirigir-se ao passado, ao presente ou ao futuro. |
id |
UESB-7_16ab806dbfaedc4862472091dfd8056f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/537 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aproximações do paradigma indiciário com o pensamento Freiriano: uma construção possível?Formação de ProfessoresParadigma IndiciárioPrática pedagógicaEste artigo pretende apresentar, de forma sucinta, a trajetória do paradigma indiciário, tentando demonstrar sua importância como modelo epistemológico e suas possíveis aproximações com o pensamento freiriano. O paradigma indiciário traz significativas contribuições para a prática pedagógica dos educadores, na medida em que, conforme Ginzburg (1991), consiste na valorização dos pormenores, dos gestos inconscientes, dos detalhes, das particularidades insignificantes, geralmente imperceptíveis e negligenciados pela maioria dos pesquisadores. Corresponde a um método interpretativo que atribui aos dados marginais a importância de revelar aspectos que fogem ao controle da consciência, permitindo captar uma realidade mais profunda e inacessível à observação direta. De acordo com a forma de saber, pode dirigir-se ao passado, ao presente ou ao futuro.Edições UESB2007-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/537Práxis Educacional; v. 3 n. 3 (2007): Gestão da Educação; 181-194Práxis Educacional; Vol. 3 Núm. 3 (2007): Gestão da Educação; 181-194Práxis Educacional; Vol. 3 No. 3 (2007): Gestão da Educação; 181-1942178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/537/433http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPimentel, Edna FurukawaMontenegro, Zilda Maria C. 2021-03-22T22:57:33Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/537Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T22:57:33Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aproximações do paradigma indiciário com o pensamento Freiriano: uma construção possível? |
title |
Aproximações do paradigma indiciário com o pensamento Freiriano: uma construção possível? |
spellingShingle |
Aproximações do paradigma indiciário com o pensamento Freiriano: uma construção possível? Pimentel, Edna Furukawa Formação de Professores Paradigma Indiciário Prática pedagógica |
title_short |
Aproximações do paradigma indiciário com o pensamento Freiriano: uma construção possível? |
title_full |
Aproximações do paradigma indiciário com o pensamento Freiriano: uma construção possível? |
title_fullStr |
Aproximações do paradigma indiciário com o pensamento Freiriano: uma construção possível? |
title_full_unstemmed |
Aproximações do paradigma indiciário com o pensamento Freiriano: uma construção possível? |
title_sort |
Aproximações do paradigma indiciário com o pensamento Freiriano: uma construção possível? |
author |
Pimentel, Edna Furukawa |
author_facet |
Pimentel, Edna Furukawa Montenegro, Zilda Maria C. |
author_role |
author |
author2 |
Montenegro, Zilda Maria C. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pimentel, Edna Furukawa Montenegro, Zilda Maria C. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Paradigma Indiciário Prática pedagógica |
topic |
Formação de Professores Paradigma Indiciário Prática pedagógica |
description |
Este artigo pretende apresentar, de forma sucinta, a trajetória do paradigma indiciário, tentando demonstrar sua importância como modelo epistemológico e suas possíveis aproximações com o pensamento freiriano. O paradigma indiciário traz significativas contribuições para a prática pedagógica dos educadores, na medida em que, conforme Ginzburg (1991), consiste na valorização dos pormenores, dos gestos inconscientes, dos detalhes, das particularidades insignificantes, geralmente imperceptíveis e negligenciados pela maioria dos pesquisadores. Corresponde a um método interpretativo que atribui aos dados marginais a importância de revelar aspectos que fogem ao controle da consciência, permitindo captar uma realidade mais profunda e inacessível à observação direta. De acordo com a forma de saber, pode dirigir-se ao passado, ao presente ou ao futuro. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-03-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/537 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/537 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/537/433 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 3 n. 3 (2007): Gestão da Educação; 181-194 Práxis Educacional; Vol. 3 Núm. 3 (2007): Gestão da Educação; 181-194 Práxis Educacional; Vol. 3 No. 3 (2007): Gestão da Educação; 181-194 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068814971568128 |