Coordenadores pedagógicos e suas estratégias de apoio aos professores iniciantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tozetto, Susana Soares
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Stefanello, Franciele Aparecida Carneiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9282
Resumo: Este estudo é resultado de uma pesquisa que buscou analisar o trabalho pedagógico do coordenador pedagógico junto aos professores iniciantes em escolas municipais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com os dados coletados maioritariamente descritivos. Para a análise dos dados, utilizou-se como subsídio teórico-metodológico a análise de conteúdo. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário com 20 coordenadoras e uma entrevista semiestruturada com cinco coordenadoras pedagógicas atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica da pesquisa dialoga principalmente com: Marcelo Garcia (1999, 2009), Imbernón (2010), Placco (2005, 2010) e Romanowski (2010). Os resultados apontam que não há nitidez sobre as funções a serem desempenhadas no proce  
id UESB-7_18f1db1de0b080e01895c7a2f3376502
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9282
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Coordenadores pedagógicos e suas estratégias de apoio aos professores iniciantesCoordinadores pedagógicos y sus estrategias de apoyo a los profesores principiantes Pedagogical coordinators and their support strategies for beginner teacherscoordenador pedagógicoprofessores iniciantestrabalho pedagógicocoordinador pedagógicoprofesores principiantestrabajo pedagógicopedagogical coordinatorbeginner teacherspedagogical workEste estudo é resultado de uma pesquisa que buscou analisar o trabalho pedagógico do coordenador pedagógico junto aos professores iniciantes em escolas municipais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com os dados coletados maioritariamente descritivos. Para a análise dos dados, utilizou-se como subsídio teórico-metodológico a análise de conteúdo. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário com 20 coordenadoras e uma entrevista semiestruturada com cinco coordenadoras pedagógicas atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica da pesquisa dialoga principalmente com: Marcelo Garcia (1999, 2009), Imbernón (2010), Placco (2005, 2010) e Romanowski (2010). Os resultados apontam que não há nitidez sobre as funções a serem desempenhadas no proce  Este estudio es resultado de una investigación que buscó analizar el trabajo pedagógico del coordinador pedagógico junto a los profesores principiantes en escuelas municipales. Se trata de una investigación cualitativa con datos recopilados mayoritariamente descriptivos. Para el análisis de los datos se utilizó como un subsidio teórico-metodológico el análisis de contenido. Los instrumentos de recolección de datos fueron un cuestionario con 20 coordinadoras y una entrevista semiestructurada con cinco coordinadoras pedagógicas que trabajan en los primeros años de la Enseñanza Primaria. La fundamentación teórica de la investigación dialoga principalmente con: Marcelo García (1999, 2009), Imbernón (2010), Placco (2005, 2010), Romanowski (2010). Los resultados muestran que no hay nitidez sobre las funciones a desempeñar en el proceso de acogida y apoyo formativo a los docentes cuando inician en las instituciones. Además, las coordinadoras pedagógicas entrevistadas no reciben formación orientada para que desempeñen bien su rol, y tampoco hay consenso en el trabajo de los profesionales, sino estrategias aisladas y formación en servicio para docentes principiantes.  This study is the result of a research that sought to analyze the pedagogical work of the pedagogical coordinator with beginner teachers in municipal schools. This is a qualitative research with mostly descriptive data collection. For data analysis, content analysis was used as a theoretical-methodological subsidy. The data collection instruments were a questionnaire with 20 coordinators and a semi-structured interview with five pedagogical coordinators working in the early grades of Elementary School. The theoretical foundation of the research dialogues mainly with: Marcelo Garcia (1999, 2009), Imbernón (2010), Placco (2005, 2010) and Romanowski (2010).The results show that there is no clarity about the functions to be performed in the process of reception and training support for teachers when they start working in the institutions. Furthermore, the pedagogical coordinators interviewed do not receive training aimed at performing their role well, and there is also no consensus in the work of the professionals, but rather isolated strategies and in-service training for beginner teachers.Edições UESB2022-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos ParesTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/928210.22481/praxisedu.v18i49.9282Práxis Educacional; v. 18 n. 49 (2022): Publicação contínua; e9282Práxis Educacional; Vol. 18 Núm. 49 (2022): Publicação contínua; e9282Práxis Educacional; Vol. 18 No. 49 (2022): Publicação contínua; e92822178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9282/6857Copyright (c) 2022 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTozetto, Susana SoaresStefanello, Franciele Aparecida Carneiro 2022-04-18T14:35:04Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9282Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2022-04-18T14:35:04Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Coordenadores pedagógicos e suas estratégias de apoio aos professores iniciantes
Coordinadores pedagógicos y sus estrategias de apoyo a los profesores principiantes
Pedagogical coordinators and their support strategies for beginner teachers
title Coordenadores pedagógicos e suas estratégias de apoio aos professores iniciantes
spellingShingle Coordenadores pedagógicos e suas estratégias de apoio aos professores iniciantes
Tozetto, Susana Soares
coordenador pedagógico
professores iniciantes
trabalho pedagógico
coordinador pedagógico
profesores principiantes
trabajo pedagógico
pedagogical coordinator
beginner teachers
pedagogical work
title_short Coordenadores pedagógicos e suas estratégias de apoio aos professores iniciantes
title_full Coordenadores pedagógicos e suas estratégias de apoio aos professores iniciantes
title_fullStr Coordenadores pedagógicos e suas estratégias de apoio aos professores iniciantes
title_full_unstemmed Coordenadores pedagógicos e suas estratégias de apoio aos professores iniciantes
title_sort Coordenadores pedagógicos e suas estratégias de apoio aos professores iniciantes
author Tozetto, Susana Soares
author_facet Tozetto, Susana Soares
Stefanello, Franciele Aparecida Carneiro
author_role author
author2 Stefanello, Franciele Aparecida Carneiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tozetto, Susana Soares
Stefanello, Franciele Aparecida Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv coordenador pedagógico
professores iniciantes
trabalho pedagógico
coordinador pedagógico
profesores principiantes
trabajo pedagógico
pedagogical coordinator
beginner teachers
pedagogical work
topic coordenador pedagógico
professores iniciantes
trabalho pedagógico
coordinador pedagógico
profesores principiantes
trabajo pedagógico
pedagogical coordinator
beginner teachers
pedagogical work
description Este estudo é resultado de uma pesquisa que buscou analisar o trabalho pedagógico do coordenador pedagógico junto aos professores iniciantes em escolas municipais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com os dados coletados maioritariamente descritivos. Para a análise dos dados, utilizou-se como subsídio teórico-metodológico a análise de conteúdo. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário com 20 coordenadoras e uma entrevista semiestruturada com cinco coordenadoras pedagógicas atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica da pesquisa dialoga principalmente com: Marcelo Garcia (1999, 2009), Imbernón (2010), Placco (2005, 2010) e Romanowski (2010). Os resultados apontam que não há nitidez sobre as funções a serem desempenhadas no proce  
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9282
10.22481/praxisedu.v18i49.9282
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9282
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v18i49.9282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9282/6857
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 18 n. 49 (2022): Publicação contínua; e9282
Práxis Educacional; Vol. 18 Núm. 49 (2022): Publicação contínua; e9282
Práxis Educacional; Vol. 18 No. 49 (2022): Publicação contínua; e9282
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068820464009216