Coordenadores pedagógicos e suas estratégias de apoio aos professores iniciantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9282 |
Resumo: | Este estudo é resultado de uma pesquisa que buscou analisar o trabalho pedagógico do coordenador pedagógico junto aos professores iniciantes em escolas municipais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com os dados coletados maioritariamente descritivos. Para a análise dos dados, utilizou-se como subsídio teórico-metodológico a análise de conteúdo. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário com 20 coordenadoras e uma entrevista semiestruturada com cinco coordenadoras pedagógicas atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica da pesquisa dialoga principalmente com: Marcelo Garcia (1999, 2009), Imbernón (2010), Placco (2005, 2010) e Romanowski (2010). Os resultados apontam que não há nitidez sobre as funções a serem desempenhadas no proce |
id |
UESB-7_18f1db1de0b080e01895c7a2f3376502 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9282 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Coordenadores pedagógicos e suas estratégias de apoio aos professores iniciantesCoordinadores pedagógicos y sus estrategias de apoyo a los profesores principiantes Pedagogical coordinators and their support strategies for beginner teacherscoordenador pedagógicoprofessores iniciantestrabalho pedagógicocoordinador pedagógicoprofesores principiantestrabajo pedagógicopedagogical coordinatorbeginner teacherspedagogical workEste estudo é resultado de uma pesquisa que buscou analisar o trabalho pedagógico do coordenador pedagógico junto aos professores iniciantes em escolas municipais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com os dados coletados maioritariamente descritivos. Para a análise dos dados, utilizou-se como subsídio teórico-metodológico a análise de conteúdo. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário com 20 coordenadoras e uma entrevista semiestruturada com cinco coordenadoras pedagógicas atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica da pesquisa dialoga principalmente com: Marcelo Garcia (1999, 2009), Imbernón (2010), Placco (2005, 2010) e Romanowski (2010). Os resultados apontam que não há nitidez sobre as funções a serem desempenhadas no proce Este estudio es resultado de una investigación que buscó analizar el trabajo pedagógico del coordinador pedagógico junto a los profesores principiantes en escuelas municipales. Se trata de una investigación cualitativa con datos recopilados mayoritariamente descriptivos. Para el análisis de los datos se utilizó como un subsidio teórico-metodológico el análisis de contenido. Los instrumentos de recolección de datos fueron un cuestionario con 20 coordinadoras y una entrevista semiestructurada con cinco coordinadoras pedagógicas que trabajan en los primeros años de la Enseñanza Primaria. La fundamentación teórica de la investigación dialoga principalmente con: Marcelo García (1999, 2009), Imbernón (2010), Placco (2005, 2010), Romanowski (2010). Los resultados muestran que no hay nitidez sobre las funciones a desempeñar en el proceso de acogida y apoyo formativo a los docentes cuando inician en las instituciones. Además, las coordinadoras pedagógicas entrevistadas no reciben formación orientada para que desempeñen bien su rol, y tampoco hay consenso en el trabajo de los profesionales, sino estrategias aisladas y formación en servicio para docentes principiantes. This study is the result of a research that sought to analyze the pedagogical work of the pedagogical coordinator with beginner teachers in municipal schools. This is a qualitative research with mostly descriptive data collection. For data analysis, content analysis was used as a theoretical-methodological subsidy. The data collection instruments were a questionnaire with 20 coordinators and a semi-structured interview with five pedagogical coordinators working in the early grades of Elementary School. The theoretical foundation of the research dialogues mainly with: Marcelo Garcia (1999, 2009), Imbernón (2010), Placco (2005, 2010) and Romanowski (2010).The results show that there is no clarity about the functions to be performed in the process of reception and training support for teachers when they start working in the institutions. Furthermore, the pedagogical coordinators interviewed do not receive training aimed at performing their role well, and there is also no consensus in the work of the professionals, but rather isolated strategies and in-service training for beginner teachers.Edições UESB2022-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos ParesTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/928210.22481/praxisedu.v18i49.9282Práxis Educacional; v. 18 n. 49 (2022): Publicação contínua; e9282Práxis Educacional; Vol. 18 Núm. 49 (2022): Publicação contínua; e9282Práxis Educacional; Vol. 18 No. 49 (2022): Publicação contínua; e92822178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9282/6857Copyright (c) 2022 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTozetto, Susana SoaresStefanello, Franciele Aparecida Carneiro 2022-04-18T14:35:04Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9282Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2022-04-18T14:35:04Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Coordenadores pedagógicos e suas estratégias de apoio aos professores iniciantes Coordinadores pedagógicos y sus estrategias de apoyo a los profesores principiantes Pedagogical coordinators and their support strategies for beginner teachers |
title |
Coordenadores pedagógicos e suas estratégias de apoio aos professores iniciantes |
spellingShingle |
Coordenadores pedagógicos e suas estratégias de apoio aos professores iniciantes Tozetto, Susana Soares coordenador pedagógico professores iniciantes trabalho pedagógico coordinador pedagógico profesores principiantes trabajo pedagógico pedagogical coordinator beginner teachers pedagogical work |
title_short |
Coordenadores pedagógicos e suas estratégias de apoio aos professores iniciantes |
title_full |
Coordenadores pedagógicos e suas estratégias de apoio aos professores iniciantes |
title_fullStr |
Coordenadores pedagógicos e suas estratégias de apoio aos professores iniciantes |
title_full_unstemmed |
Coordenadores pedagógicos e suas estratégias de apoio aos professores iniciantes |
title_sort |
Coordenadores pedagógicos e suas estratégias de apoio aos professores iniciantes |
author |
Tozetto, Susana Soares |
author_facet |
Tozetto, Susana Soares Stefanello, Franciele Aparecida Carneiro |
author_role |
author |
author2 |
Stefanello, Franciele Aparecida Carneiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tozetto, Susana Soares Stefanello, Franciele Aparecida Carneiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
coordenador pedagógico professores iniciantes trabalho pedagógico coordinador pedagógico profesores principiantes trabajo pedagógico pedagogical coordinator beginner teachers pedagogical work |
topic |
coordenador pedagógico professores iniciantes trabalho pedagógico coordinador pedagógico profesores principiantes trabajo pedagógico pedagogical coordinator beginner teachers pedagogical work |
description |
Este estudo é resultado de uma pesquisa que buscou analisar o trabalho pedagógico do coordenador pedagógico junto aos professores iniciantes em escolas municipais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com os dados coletados maioritariamente descritivos. Para a análise dos dados, utilizou-se como subsídio teórico-metodológico a análise de conteúdo. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário com 20 coordenadoras e uma entrevista semiestruturada com cinco coordenadoras pedagógicas atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica da pesquisa dialoga principalmente com: Marcelo Garcia (1999, 2009), Imbernón (2010), Placco (2005, 2010) e Romanowski (2010). Os resultados apontam que não há nitidez sobre as funções a serem desempenhadas no proce |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares Texto Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9282 10.22481/praxisedu.v18i49.9282 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9282 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxisedu.v18i49.9282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9282/6857 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Práxis Educacional http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Práxis Educacional http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 18 n. 49 (2022): Publicação contínua; e9282 Práxis Educacional; Vol. 18 Núm. 49 (2022): Publicação contínua; e9282 Práxis Educacional; Vol. 18 No. 49 (2022): Publicação contínua; e9282 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068820464009216 |