Cartografia das intensidades: pesquisa e método em esquizoanálise
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8392 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo investigar a obra de Gilles Deleuze e Félix Guattari, para discutir alguns conceitos que contribuam para a pesquisa em ciências humanas. O método realizado foi uma análise da obra publicada de Deleuze e Guattari, de comentadores e de pesquisadores brasileiros sobre a cartografia. Encontramos diversos conceitos que podem contribuir para a pesquisa em ciências humanas. Selecionamos três para a análise: a cartografia, a perspectiva háptica e a lógica das intensidades. Concluímos que um método de pesquisa esquizoanalítico opera mais com um plano de abertura, em construção, uma torção da sensibilidade e as intensidades que irrompem, ao invés de sistemas totalizados e os índices de frequência de aparição de determinado elemento. |
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Cartografia das intensidades: pesquisa e método em esquizoanálise Cartografía de las intensidades: investigación y método en esquizoanálisis Cartography of intensities: research and method in schizoanalysis esquizoanálisefilosofia da diferençaPsicologiaesquizoanálisisFilosofía de la diferenciaPsicologíaSchizoanalysisPhilosophy of DifferencePsychologyEste artigo tem como objetivo investigar a obra de Gilles Deleuze e Félix Guattari, para discutir alguns conceitos que contribuam para a pesquisa em ciências humanas. O método realizado foi uma análise da obra publicada de Deleuze e Guattari, de comentadores e de pesquisadores brasileiros sobre a cartografia. Encontramos diversos conceitos que podem contribuir para a pesquisa em ciências humanas. Selecionamos três para a análise: a cartografia, a perspectiva háptica e a lógica das intensidades. Concluímos que um método de pesquisa esquizoanalítico opera mais com um plano de abertura, em construção, uma torção da sensibilidade e as intensidades que irrompem, ao invés de sistemas totalizados e os índices de frequência de aparição de determinado elemento.This article aims to investigate the work of Gilles Deleuze and Félix Guattari, to discuss some concepts that can contribute to research in human sciences. The method used was an analysis of the published work of Deleuze and Guattari, commentators and Brazilian researchers on cartography. We found various concepts that can contribute to research in human sciences. We selected three for analysis: cartography, haptic perspective, and logic of intensities. We conclude that a schizoanalytic research method operates more with an opening plan, under construction, a twisting of the sensitivity and the intensities that break out, instead of totalized systems and the frequency of appearance of a certain element.Este artículo tiene como objetivo investigar la obra de Gilles Deleuze y Félix Guattari, para discutir algunos conceptos que pueden contribuir para la investigación en ciencias humanas. El método realizado fue un análisis de la obra publicada de Deleuze y Guattari, de comentadores y de investigadores brasileños sobre la cartografía. Encontramos diversos conceptos que pueden contribuir para la investigación en ciencias humanas. Seleccionamos tres para análisis: la cartografía, la perspectiva háptica y la lógica de las intensidades. Concluimos que un método de investigación esquizoanalítico opera más con un plan de abertura, en construcción, una torsión de la sensibilidad y las intensidades que irrumpen, al revés de sistemas totalizados y los índices de frecuencia que aparición de determinado elemento.Edições UESB2021-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/839210.22481/praxisedu.v17i46.8392Práxis Educacional; v. 17 n. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 275-292Práxis Educacional; Vol. 17 Núm. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 275-292Práxis Educacional; Vol. 17 No. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 275-2922178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8392/5844Copyright (c) 2021 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHur, Domenico2021-08-06T01:37:06Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/8392Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-08-06T01:37:06Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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