Trabalho docente e relações de gênero: implicações sobre a política de formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/490 |
Resumo: | Este ensaio tem como objetivo apresentar uma breve discussão acerca do trabalho docente tendo como eixo norteador a categoria gênero. Oferece, também, alguns elementos para reflexão sobre as tendências das políticas de formação de professores, no âmbito da reforma educacional implementada nos anos noventa. Concordante de que essas políticas tendem a seguir as orientações do Banco Mundial correlacionadas a outros fatores de ordem macroeconômica, acrescenta a hipótese de que as relações de gênero podem influenciar na condução e implementação dessas políticas, por ser, no Brasil, o magistério uma atividade predominantemente feminina. |
id |
UESB-7_239a23461684946bb04a7dc1c2c036cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/490 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Trabalho docente e relações de gênero: implicações sobre a política de formação de professoresDocênciaGêneroPolíticas de formaçãoProfissionalização do educadorEste ensaio tem como objetivo apresentar uma breve discussão acerca do trabalho docente tendo como eixo norteador a categoria gênero. Oferece, também, alguns elementos para reflexão sobre as tendências das políticas de formação de professores, no âmbito da reforma educacional implementada nos anos noventa. Concordante de que essas políticas tendem a seguir as orientações do Banco Mundial correlacionadas a outros fatores de ordem macroeconômica, acrescenta a hipótese de que as relações de gênero podem influenciar na condução e implementação dessas políticas, por ser, no Brasil, o magistério uma atividade predominantemente feminina.Edições UESB2005-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/490Práxis Educacional; v. 1 n. 1 (2005): Trabalho e Educação; 217-230Práxis Educacional; Vol. 1 Núm. 1 (2005): Trabalho e Educação; 217-230Práxis Educacional; Vol. 1 No. 1 (2005): Trabalho e Educação; 217-2302178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/490/392http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPires, Ennia Débora Passos BragaAdorno, Soraya Mendes RodriguesPereira, Reginaldo SantosSalerno, Soraia Chafic El Kfouri2021-03-22T22:55:55Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/490Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T22:55:55Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho docente e relações de gênero: implicações sobre a política de formação de professores |
title |
Trabalho docente e relações de gênero: implicações sobre a política de formação de professores |
spellingShingle |
Trabalho docente e relações de gênero: implicações sobre a política de formação de professores Pires, Ennia Débora Passos Braga Docência Gênero Políticas de formação Profissionalização do educador |
title_short |
Trabalho docente e relações de gênero: implicações sobre a política de formação de professores |
title_full |
Trabalho docente e relações de gênero: implicações sobre a política de formação de professores |
title_fullStr |
Trabalho docente e relações de gênero: implicações sobre a política de formação de professores |
title_full_unstemmed |
Trabalho docente e relações de gênero: implicações sobre a política de formação de professores |
title_sort |
Trabalho docente e relações de gênero: implicações sobre a política de formação de professores |
author |
Pires, Ennia Débora Passos Braga |
author_facet |
Pires, Ennia Débora Passos Braga Adorno, Soraya Mendes Rodrigues Pereira, Reginaldo Santos Salerno, Soraia Chafic El Kfouri |
author_role |
author |
author2 |
Adorno, Soraya Mendes Rodrigues Pereira, Reginaldo Santos Salerno, Soraia Chafic El Kfouri |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Ennia Débora Passos Braga Adorno, Soraya Mendes Rodrigues Pereira, Reginaldo Santos Salerno, Soraia Chafic El Kfouri |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência Gênero Políticas de formação Profissionalização do educador |
topic |
Docência Gênero Políticas de formação Profissionalização do educador |
description |
Este ensaio tem como objetivo apresentar uma breve discussão acerca do trabalho docente tendo como eixo norteador a categoria gênero. Oferece, também, alguns elementos para reflexão sobre as tendências das políticas de formação de professores, no âmbito da reforma educacional implementada nos anos noventa. Concordante de que essas políticas tendem a seguir as orientações do Banco Mundial correlacionadas a outros fatores de ordem macroeconômica, acrescenta a hipótese de que as relações de gênero podem influenciar na condução e implementação dessas políticas, por ser, no Brasil, o magistério uma atividade predominantemente feminina. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-07-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/490 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/490 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/490/392 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 1 n. 1 (2005): Trabalho e Educação; 217-230 Práxis Educacional; Vol. 1 Núm. 1 (2005): Trabalho e Educação; 217-230 Práxis Educacional; Vol. 1 No. 1 (2005): Trabalho e Educação; 217-230 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068814531166208 |