Trabalho docente e relações de gênero: implicações sobre a política de formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Ennia Débora Passos Braga
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Adorno, Soraya Mendes Rodrigues, Pereira, Reginaldo Santos, Salerno, Soraia Chafic El Kfouri
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/490
Resumo: Este ensaio tem como objetivo apresentar uma breve discussão acerca do trabalho docente tendo como eixo norteador a categoria gênero. Oferece, também, alguns elementos para reflexão sobre as tendências das políticas de formação de professores, no âmbito da reforma educacional implementada nos anos noventa. Concordante de que essas políticas tendem a seguir as orientações do Banco Mundial correlacionadas a outros fatores de ordem macroeconômica, acrescenta a hipótese de que as relações de gênero podem influenciar na condução e implementação dessas políticas, por ser, no Brasil, o magistério uma atividade predominantemente feminina.
id UESB-7_239a23461684946bb04a7dc1c2c036cd
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/490
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Trabalho docente e relações de gênero: implicações sobre a política de formação de professoresDocênciaGêneroPolíticas de formaçãoProfissionalização do educadorEste ensaio tem como objetivo apresentar uma breve discussão acerca do trabalho docente tendo como eixo norteador a categoria gênero. Oferece, também, alguns elementos para reflexão sobre as tendências das políticas de formação de professores, no âmbito da reforma educacional implementada nos anos noventa. Concordante de que essas políticas tendem a seguir as orientações do Banco Mundial correlacionadas a outros fatores de ordem macroeconômica, acrescenta a hipótese de que as relações de gênero podem influenciar na condução e implementação dessas políticas, por ser, no Brasil, o magistério uma atividade predominantemente feminina.Edições UESB2005-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/490Práxis Educacional; v. 1 n. 1 (2005): Trabalho e Educação; 217-230Práxis Educacional; Vol. 1 Núm. 1 (2005): Trabalho e Educação; 217-230Práxis Educacional; Vol. 1 No. 1 (2005): Trabalho e Educação; 217-2302178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/490/392http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPires, Ennia Débora Passos BragaAdorno, Soraya Mendes RodriguesPereira, Reginaldo SantosSalerno, Soraia Chafic El Kfouri2021-03-22T22:55:55Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/490Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T22:55:55Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho docente e relações de gênero: implicações sobre a política de formação de professores
title Trabalho docente e relações de gênero: implicações sobre a política de formação de professores
spellingShingle Trabalho docente e relações de gênero: implicações sobre a política de formação de professores
Pires, Ennia Débora Passos Braga
Docência
Gênero
Políticas de formação
Profissionalização do educador
title_short Trabalho docente e relações de gênero: implicações sobre a política de formação de professores
title_full Trabalho docente e relações de gênero: implicações sobre a política de formação de professores
title_fullStr Trabalho docente e relações de gênero: implicações sobre a política de formação de professores
title_full_unstemmed Trabalho docente e relações de gênero: implicações sobre a política de formação de professores
title_sort Trabalho docente e relações de gênero: implicações sobre a política de formação de professores
author Pires, Ennia Débora Passos Braga
author_facet Pires, Ennia Débora Passos Braga
Adorno, Soraya Mendes Rodrigues
Pereira, Reginaldo Santos
Salerno, Soraia Chafic El Kfouri
author_role author
author2 Adorno, Soraya Mendes Rodrigues
Pereira, Reginaldo Santos
Salerno, Soraia Chafic El Kfouri
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Ennia Débora Passos Braga
Adorno, Soraya Mendes Rodrigues
Pereira, Reginaldo Santos
Salerno, Soraia Chafic El Kfouri
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
Gênero
Políticas de formação
Profissionalização do educador
topic Docência
Gênero
Políticas de formação
Profissionalização do educador
description Este ensaio tem como objetivo apresentar uma breve discussão acerca do trabalho docente tendo como eixo norteador a categoria gênero. Oferece, também, alguns elementos para reflexão sobre as tendências das políticas de formação de professores, no âmbito da reforma educacional implementada nos anos noventa. Concordante de que essas políticas tendem a seguir as orientações do Banco Mundial correlacionadas a outros fatores de ordem macroeconômica, acrescenta a hipótese de que as relações de gênero podem influenciar na condução e implementação dessas políticas, por ser, no Brasil, o magistério uma atividade predominantemente feminina.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/490
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/490/392
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 1 n. 1 (2005): Trabalho e Educação; 217-230
Práxis Educacional; Vol. 1 Núm. 1 (2005): Trabalho e Educação; 217-230
Práxis Educacional; Vol. 1 No. 1 (2005): Trabalho e Educação; 217-230
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068814531166208