A pedagogia da explicação, a pedagogia da emancipação intelectual e o princípio da liberdade
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/853 |
Resumo: | O texto apresenta uma leitura da proposta do filósofo francês Jacques Rancière, sobre a emancipação do sujeito presente no ato de aprender e ensinar. Inicialmente apresenta uma síntese do pensamento de Rancière, cuja origem remete à descoberta e reinterpretação da experiência do pedagogo francês Joseph Jacotot, no século XIX. Em seguida, especifica as contribuições de Rancière para a metodologia de ensino por meio dos seguintes conceitos: emancipação intelectual, igualdade e desigualdade, instrução pública, método de ensino e aprendizagem. Tanto Rancière quanto Jacotot priorizam uma metodologia baseada no princípio da liberdade, desvencilhada da tradição de uma ação educativa escolar que se perpetua pela transmissão do conteúdo de ensino por meio da lógica da explicação. |
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A pedagogia da explicação, a pedagogia da emancipação intelectual e o princípio da liberdadeEmancipação intelectualIgualdade e desigualdadeInstrução PúblicaMétodo de ensino e aprendizagemO texto apresenta uma leitura da proposta do filósofo francês Jacques Rancière, sobre a emancipação do sujeito presente no ato de aprender e ensinar. Inicialmente apresenta uma síntese do pensamento de Rancière, cuja origem remete à descoberta e reinterpretação da experiência do pedagogo francês Joseph Jacotot, no século XIX. Em seguida, especifica as contribuições de Rancière para a metodologia de ensino por meio dos seguintes conceitos: emancipação intelectual, igualdade e desigualdade, instrução pública, método de ensino e aprendizagem. Tanto Rancière quanto Jacotot priorizam uma metodologia baseada no princípio da liberdade, desvencilhada da tradição de uma ação educativa escolar que se perpetua pela transmissão do conteúdo de ensino por meio da lógica da explicação.Edições UESB2015-01-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/853Práxis Educacional; v. 11 n. 20 (2015): Política Educacional: Análises e Perspectivas; 333-348Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 20 (2015): Política Educacional: Análises e Perspectivas; 333-348Práxis Educacional; Vol. 11 No. 20 (2015): Política Educacional: Análises e Perspectivas; 333-3482178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/853/725da Silva Hidalgo, Kênia RibeiroZanatta, Beatriz AparecidaMarra da Madeira Freitas, Raquel Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:05:03Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/853Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:05:03Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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