A pedagogia da explicação, a pedagogia da emancipação intelectual e o princípio da liberdade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Hidalgo, Kênia Ribeiro
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Zanatta, Beatriz Aparecida, Marra da Madeira Freitas, Raquel Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/853
Resumo: O texto apresenta uma leitura da proposta do filósofo francês Jacques Rancière, sobre a emancipação do sujeito presente no ato de aprender e ensinar. Inicialmente apresenta uma síntese do pensamento de Rancière, cuja origem remete à descoberta e reinterpretação da experiência do pedagogo francês Joseph Jacotot, no século XIX. Em seguida, especifica as contribuições de Rancière para a metodologia de ensino por meio dos seguintes conceitos: emancipação intelectual, igualdade e desigualdade, instrução pública, método de ensino e aprendizagem. Tanto Rancière quanto Jacotot priorizam uma metodologia baseada no princípio da liberdade, desvencilhada da tradição de uma ação educativa escolar que se perpetua pela transmissão do conteúdo de ensino por meio da lógica da explicação.
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