Moçambique e suas complexidades educacionais: tensões e resistências nos processos de educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juliasse, Arlindo Cornélio Ntunduatha
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/10602
Resumo: Este artigo problematiza as discussões sobre tensões e resistências nos processos de educação moçambicana, buscando compreender como tais processos se fazem presentes nos múltiplos espaços e tempos históricos, tendo em conta as complexidades que caracterizam o país. A expressão espaçotempo é usada neste trabalho para compreender que não podemos separar essas dimensões ao tentar entender o cotidiano, tratando espaço tempo de forma não dicotomizada. Em termos metodológicos, adotou-se o materialismo histórico, de origem marxista. Para tal, elencou-se como categorias do método e de análise: contradição, hegemonia e ideologia. Nos procedimentos metodológicos, recorreu-se em primeiro lugar, a pesquisa bibliográfica, investigando as ideias de diversos autores e pesquisadores que abordam o assunto, e em segundo lugar, a pesquisa de campo, em que se realizou a coleta de dados através de entrevista-semiestruturada. Por último, fez-se uma síntese das ideias dos autores e dos sujeitos da pesquisa, acrescentando outras ideias, articuladas com os objetivos e as questões da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa da história oral, pautada nas possibilidades de produzir conhecimento sobre como os sujeitos em múltiplos espaçostempos se tornam/aram leitores e escritores. Constituiu-se como fontes orais, as memórias de 15 narradores, mediados por vestígios do passado e por desejos do futuro, que ressignificam a história da educação em Moçambique. Os resultados da pesquisa despontam a re-existência de diferentes contextos em que ocorrem as práticas pedagógico-educativas e a forma como os sujeitos os percebem e estabelecem suas relações.
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Para tal, elencou-se como categorias do método e de análise: contradição, hegemonia e ideologia. Nos procedimentos metodológicos, recorreu-se em primeiro lugar, a pesquisa bibliográfica, investigando as ideias de diversos autores e pesquisadores que abordam o assunto, e em segundo lugar, a pesquisa de campo, em que se realizou a coleta de dados através de entrevista-semiestruturada. Por último, fez-se uma síntese das ideias dos autores e dos sujeitos da pesquisa, acrescentando outras ideias, articuladas com os objetivos e as questões da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa da história oral, pautada nas possibilidades de produzir conhecimento sobre como os sujeitos em múltiplos espaçostempos se tornam/aram leitores e escritores. Constituiu-se como fontes orais, as memórias de 15 narradores, mediados por vestígios do passado e por desejos do futuro, que ressignificam a história da educação em Moçambique. Os resultados da pesquisa despontam a re-existência de diferentes contextos em que ocorrem as práticas pedagógico-educativas e a forma como os sujeitos os percebem e estabelecem suas relações.E Este artículo problematiza las discusiones sobre tensiones y resistencias en los procesos educativos mozambiqueños, buscando comprender cómo tales procesos están presentes en los múltiples espacios y tiempos históricos, teniendo en cuenta las complejidades que caracterizan al país. La expresión espacio-tiempo se utiliza para entender que no podemos separar estas dimensiones al intentar comprender la vida cotidiana, tratando el espacio-tiempo de forma no dicotomizada. En términos metodológicos se adoptó el materialismo histórico, de origen marxista. Para ello, se enumeraron las siguientes categorías de método y análisis: contradicción, hegemonía e ideología. En los procedimientos metodológicos se utilizó la investigación bibliográfica, indagando en las ideas de autores e investigadores que abordan el tema, y en segundo lugar, la investigación de campo, en la que se realizó la recolección de datos a través de entrevistas semiestructuradas. Finalmente, se realizó una síntesis de las ideas de los autores y sujetos de investigación, agregando otras ideas, articuladas con los objetivos y preguntas de la investigación. Se trata de una investigación cualitativa de la historia oral, basada en las posibilidades de producir conocimiento acerca de cómo sujetos en múltiples espacios-tiempos se vuelven lectores y escritores. Las memorias de 15 narradores se constituyeron en fuentes orales, mediadas por vestigios del pasado y deseos de futuro, que dan nuevo sentido a la historia de la educación en Mozambique. Los resultados revelan la reexistencia de diferentes contextos en los que se desarrollan las prácticas pedagógico-educativas y la forma en que los sujetos las perciben y establecen sus relaciones.This article problematizes the discussions about tensions and resistances in the Mozambican education processes, seeking to understand how such processes are present in multiple spaces and historical times, taking into account the complexities that characterize the country. The expression spacetime is used in this work to understand that we cannot separate these dimensions when trying to understand everyday life, treating spacetime in a non-dichotomized way. In methodological terms, historical materialism, of Marxist origin, was adopted. To this end, the following categories of method and analysis were listed: contradiction, hegemony and ideology. In the methodological procedures, firstly, the bibliographic research was used, investigating the ideas of several authors and researchers that approach the subject, and secondly, the field research, in which the data collection was carried out through interviews- half structured. Finally, a synthesis of the ideas of the authors and research subjects was made, adding other ideas, articulated with the research objectives and questions. It is a qualitative research of oral history, based on the possibilities of producing knowledge about how subjects in multiple spaces-times become/become readers and writers. The memories of 15 narrators were constituted as oral sources, mediated by vestiges of the past and desires for the future, which give new meaning to the history of education in Mozambique. The research results reveal the re-existence of different contexts in which pedagogical-educational practices occur and the way in which subjects perceive them and establish their relationships.Edições UESB2022-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/1060210.22481/praxisedu.v18i49.10602Práxis Educacional; v. 18 n. 49 (2022): Publicação contínua; e10602Práxis Educacional; Vol. 18 Núm. 49 (2022): Publicação contínua; e10602Práxis Educacional; Vol. 18 No. 49 (2022): Publicação contínua; e106022178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/10602/7133Copyright (c) 2022 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJuliasse, Arlindo Cornélio Ntunduatha2022-11-15T12:23:53Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10602Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2022-11-15T12:23:53Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
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