Fonética e fonologia: aulas de pronúncia de E/LE no brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/672 |
Resumo: | Este trabalho analisa a forma como a pronúncia tem sido ensinada nas aulas de espanhol como língua estrangeira (E/LE) nos diversos setores educacionais do país. Inicialmente, destaca-se a importância do desenvolvimento da competência fonológica no processo de ensino–aprendizagem e a necessidade de professores licenciados na área para a eficácia desse ensino. Em seguida, utilizando pesquisa bibliográfica, são apresentados alguns conceitos sobre fonética, fonologia e pronúncia, segundo Saussure (2006) e Llorach (1965), necessários para a compreensão do trabalho, uma vez que o fundamenta, seguidos por elementos que evidenciam a importância da fonética e da fonologia nas aulas de E/LE, apoiados pela teoria de Olivé (1999) e Moreno Fernandes (2000). Na sequência, são levantadas leis e diretrizes educacionais do Brasil e sua relação com o material didático usado no ensino da pronúncia. Ao final, destaca-se a importância de contratar profissionais da área específica de língua espanhola para ministrar as aulas desse idioma. |
id |
UESB-7_37b7c60a503fef37eb908ad79dfb64f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/672 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fonética e fonologia: aulas de pronúncia de E/LE no brasilFonéticaLeisMaterial didáticoPronúnciaSetores EducacionaisEste trabalho analisa a forma como a pronúncia tem sido ensinada nas aulas de espanhol como língua estrangeira (E/LE) nos diversos setores educacionais do país. Inicialmente, destaca-se a importância do desenvolvimento da competência fonológica no processo de ensino–aprendizagem e a necessidade de professores licenciados na área para a eficácia desse ensino. Em seguida, utilizando pesquisa bibliográfica, são apresentados alguns conceitos sobre fonética, fonologia e pronúncia, segundo Saussure (2006) e Llorach (1965), necessários para a compreensão do trabalho, uma vez que o fundamenta, seguidos por elementos que evidenciam a importância da fonética e da fonologia nas aulas de E/LE, apoiados pela teoria de Olivé (1999) e Moreno Fernandes (2000). Na sequência, são levantadas leis e diretrizes educacionais do Brasil e sua relação com o material didático usado no ensino da pronúncia. Ao final, destaca-se a importância de contratar profissionais da área específica de língua espanhola para ministrar as aulas desse idioma.Edições UESB2012-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/672Práxis Educacional; v. 7 n. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 191-204Práxis Educacional; Vol. 7 Núm. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 191-204Práxis Educacional; Vol. 7 No. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 191-2042178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/672/559Oliveira, Mirella NovaisKauark, Fabiana da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:01:36Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/672Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:01:36Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fonética e fonologia: aulas de pronúncia de E/LE no brasil |
title |
Fonética e fonologia: aulas de pronúncia de E/LE no brasil |
spellingShingle |
Fonética e fonologia: aulas de pronúncia de E/LE no brasil Oliveira, Mirella Novais Fonética Leis Material didático Pronúncia Setores Educacionais |
title_short |
Fonética e fonologia: aulas de pronúncia de E/LE no brasil |
title_full |
Fonética e fonologia: aulas de pronúncia de E/LE no brasil |
title_fullStr |
Fonética e fonologia: aulas de pronúncia de E/LE no brasil |
title_full_unstemmed |
Fonética e fonologia: aulas de pronúncia de E/LE no brasil |
title_sort |
Fonética e fonologia: aulas de pronúncia de E/LE no brasil |
author |
Oliveira, Mirella Novais |
author_facet |
Oliveira, Mirella Novais Kauark, Fabiana da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Kauark, Fabiana da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Mirella Novais Kauark, Fabiana da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fonética Leis Material didático Pronúncia Setores Educacionais |
topic |
Fonética Leis Material didático Pronúncia Setores Educacionais |
description |
Este trabalho analisa a forma como a pronúncia tem sido ensinada nas aulas de espanhol como língua estrangeira (E/LE) nos diversos setores educacionais do país. Inicialmente, destaca-se a importância do desenvolvimento da competência fonológica no processo de ensino–aprendizagem e a necessidade de professores licenciados na área para a eficácia desse ensino. Em seguida, utilizando pesquisa bibliográfica, são apresentados alguns conceitos sobre fonética, fonologia e pronúncia, segundo Saussure (2006) e Llorach (1965), necessários para a compreensão do trabalho, uma vez que o fundamenta, seguidos por elementos que evidenciam a importância da fonética e da fonologia nas aulas de E/LE, apoiados pela teoria de Olivé (1999) e Moreno Fernandes (2000). Na sequência, são levantadas leis e diretrizes educacionais do Brasil e sua relação com o material didático usado no ensino da pronúncia. Ao final, destaca-se a importância de contratar profissionais da área específica de língua espanhola para ministrar as aulas desse idioma. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/672 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/672 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/672/559 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 7 n. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 191-204 Práxis Educacional; Vol. 7 Núm. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 191-204 Práxis Educacional; Vol. 7 No. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 191-204 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068815465447424 |