Fonética e fonologia: aulas de pronúncia de E/LE no brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Mirella Novais
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Kauark, Fabiana da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/672
Resumo: Este trabalho analisa a forma como a pronúncia tem sido ensinada nas aulas de espanhol como língua estrangeira (E/LE) nos diversos setores educacionais do país. Inicialmente, destaca-se a importância do desenvolvimento da competência fonológica no processo de ensino–aprendizagem e a necessidade de professores licenciados na área para a eficácia desse ensino. Em seguida, utilizando pesquisa bibliográfica, são apresentados alguns conceitos sobre fonética, fonologia e pronúncia, segundo Saussure (2006) e Llorach (1965), necessários para a compreensão do trabalho, uma vez que o fundamenta, seguidos por elementos que evidenciam a importância da fonética e da fonologia nas aulas de E/LE, apoiados pela teoria de Olivé (1999) e Moreno Fernandes (2000). Na sequência, são levantadas leis e diretrizes educacionais do Brasil e sua relação com o material didático usado no ensino da pronúncia. Ao final, destaca-se a importância de contratar profissionais da área específica de língua espanhola para ministrar as aulas desse idioma.
id UESB-7_37b7c60a503fef37eb908ad79dfb64f0
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/672
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Fonética e fonologia: aulas de pronúncia de E/LE no brasilFonéticaLeisMaterial didáticoPronúnciaSetores EducacionaisEste trabalho analisa a forma como a pronúncia tem sido ensinada nas aulas de espanhol como língua estrangeira (E/LE) nos diversos setores educacionais do país. Inicialmente, destaca-se a importância do desenvolvimento da competência fonológica no processo de ensino–aprendizagem e a necessidade de professores licenciados na área para a eficácia desse ensino. Em seguida, utilizando pesquisa bibliográfica, são apresentados alguns conceitos sobre fonética, fonologia e pronúncia, segundo Saussure (2006) e Llorach (1965), necessários para a compreensão do trabalho, uma vez que o fundamenta, seguidos por elementos que evidenciam a importância da fonética e da fonologia nas aulas de E/LE, apoiados pela teoria de Olivé (1999) e Moreno Fernandes (2000). Na sequência, são levantadas leis e diretrizes educacionais do Brasil e sua relação com o material didático usado no ensino da pronúncia. Ao final, destaca-se a importância de contratar profissionais da área específica de língua espanhola para ministrar as aulas desse idioma.Edições UESB2012-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/672Práxis Educacional; v. 7 n. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 191-204Práxis Educacional; Vol. 7 Núm. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 191-204Práxis Educacional; Vol. 7 No. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 191-2042178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/672/559Oliveira, Mirella NovaisKauark, Fabiana da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:01:36Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/672Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:01:36Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Fonética e fonologia: aulas de pronúncia de E/LE no brasil
title Fonética e fonologia: aulas de pronúncia de E/LE no brasil
spellingShingle Fonética e fonologia: aulas de pronúncia de E/LE no brasil
Oliveira, Mirella Novais
Fonética
Leis
Material didático
Pronúncia
Setores Educacionais
title_short Fonética e fonologia: aulas de pronúncia de E/LE no brasil
title_full Fonética e fonologia: aulas de pronúncia de E/LE no brasil
title_fullStr Fonética e fonologia: aulas de pronúncia de E/LE no brasil
title_full_unstemmed Fonética e fonologia: aulas de pronúncia de E/LE no brasil
title_sort Fonética e fonologia: aulas de pronúncia de E/LE no brasil
author Oliveira, Mirella Novais
author_facet Oliveira, Mirella Novais
Kauark, Fabiana da Silva
author_role author
author2 Kauark, Fabiana da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Mirella Novais
Kauark, Fabiana da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Fonética
Leis
Material didático
Pronúncia
Setores Educacionais
topic Fonética
Leis
Material didático
Pronúncia
Setores Educacionais
description Este trabalho analisa a forma como a pronúncia tem sido ensinada nas aulas de espanhol como língua estrangeira (E/LE) nos diversos setores educacionais do país. Inicialmente, destaca-se a importância do desenvolvimento da competência fonológica no processo de ensino–aprendizagem e a necessidade de professores licenciados na área para a eficácia desse ensino. Em seguida, utilizando pesquisa bibliográfica, são apresentados alguns conceitos sobre fonética, fonologia e pronúncia, segundo Saussure (2006) e Llorach (1965), necessários para a compreensão do trabalho, uma vez que o fundamenta, seguidos por elementos que evidenciam a importância da fonética e da fonologia nas aulas de E/LE, apoiados pela teoria de Olivé (1999) e Moreno Fernandes (2000). Na sequência, são levantadas leis e diretrizes educacionais do Brasil e sua relação com o material didático usado no ensino da pronúncia. Ao final, destaca-se a importância de contratar profissionais da área específica de língua espanhola para ministrar as aulas desse idioma.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/672
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/672/559
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 7 n. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 191-204
Práxis Educacional; Vol. 7 Núm. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 191-204
Práxis Educacional; Vol. 7 No. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 191-204
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815465447424