UNA VITA PER L’EDUCAZIONE: MEMÓRIAS AUTORREFERENCIAIS DA PROFESSORA MARIA MOCELINI (1878 – 1961)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6324 |
Resumo: | O objetivo do presente artigo é narrar, a partir de um caderno de memórias, a história de vida da professora Maria Mocelini, nascida na Itália em 1878, imigrante e que se dedicou à profissão docente no Rio Grande do Sul como servidora pública estadual, de 1907 a 1939. Aposentada, viveu junto à comunidade das Irmãs Scalabrinianas no Colégio Nossa Senhora de Lourdes em Farroupilha/RS, até seu falecimento. O corpus empírico foi constituído pelo caderno de memórias manuscrito produzido pela professora Maria Mocelini e por outros documentos como narrativa de história oral, jornais, relatórios e fotografias. A metodologia foi a análise documental histórica e a história oral. O aporte teórico foi auferido pela História Cultural e História da Educação. Como resultado, é possível afirmar que a professora “inventou seu cotidiano” na escrita de seu caderno, tematizando a família, a profissão docente e as vivências junto à comunidade das Irmãs Scalabrinianas, deixando assim escritas de si que conformam uma identidade – a de docente pública, dedicada à educação e católica |
id |
UESB-7_3b90d0b62ae0a68c3b7c0ea2b8689f4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6324 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UNA VITA PER L’EDUCAZIONE: MEMÓRIAS AUTORREFERENCIAIS DA PROFESSORA MARIA MOCELINI (1878 – 1961)A LIFE FOR EDUCATION: SELF-REFERENCED MEMORIES OF THE TEACHER MARIA MOCELINI (1878-1961)UNA VIDA POR LA EDUCACIÓN: MEMORIAS AUTO-REFERENCIALES DE LA PROFESORA MARIA MOCELINI (1878 – 1961)DocênciaIdentidadeMemórias autorreferenciaisDocencia IdentidadMemorias autorreferencialesTeachingIdentity Self-referenced MemoriesO objetivo do presente artigo é narrar, a partir de um caderno de memórias, a história de vida da professora Maria Mocelini, nascida na Itália em 1878, imigrante e que se dedicou à profissão docente no Rio Grande do Sul como servidora pública estadual, de 1907 a 1939. Aposentada, viveu junto à comunidade das Irmãs Scalabrinianas no Colégio Nossa Senhora de Lourdes em Farroupilha/RS, até seu falecimento. O corpus empírico foi constituído pelo caderno de memórias manuscrito produzido pela professora Maria Mocelini e por outros documentos como narrativa de história oral, jornais, relatórios e fotografias. A metodologia foi a análise documental histórica e a história oral. O aporte teórico foi auferido pela História Cultural e História da Educação. Como resultado, é possível afirmar que a professora “inventou seu cotidiano” na escrita de seu caderno, tematizando a família, a profissão docente e as vivências junto à comunidade das Irmãs Scalabrinianas, deixando assim escritas de si que conformam uma identidade – a de docente pública, dedicada à educação e católicaEl objetivo de este artículo es narrar, a partir de un cuaderno de memorias, la historia de vida de la profesora Maria Mocellini, en Italia, en 1878, inmigrante, que se dedicó a la profesión docente en Rio Grande do Sul como funcionaria pública de ese estado, de 1907 a 1939. Jubilada, vivió junto a la comunidad de las Hermanas Scalabrinianas en el Colegio Nuestra Señora de Lourdes en Farroupilha/RS, hasta su fallecimiento. El corpus empírico fue constituido por el cuaderno de memorias manuscrito producido por la profesora Maria Mocelini y por otros documentos como narrativa de historia oral, periódicos, informes y fotografías. La metodología utilizada fue el análisis documental histórico y la historia oral. El aporte teórico se obtuvo de la Historia Cultural y la Historia de la Educación. Como resultado, es posible afirmar que la profesora “inventó” su cotidiano” en la escrita de su cuaderno, trayendo los temas de la familia, la profesión docente y las vivencias junto a la comunidad de las Hermanas Scalabrinianas, dejando, de esta manera, escritas de sí que conforman una identidad- la de docente pública, dedicada a la educación y católica.The purpose of this article is to narrate, from a memoir notebook, the life history of Maria Mocelini, teacher, born in Italy in 1878, immigrant dedicated to the teaching profession in Rio Grande do Sul, as a public employee of this state, from 1907 to 1939. She was retired, and lived within the community of Scalabrinian Sisters at Nossa Senhora de Lourdes School in Farroupilha/RS, until her death. The empirical corpus was constituted by her hand-written memory notebook, produced by Maria Mocelini, and by other documents as oral history narrative, newspapers, reports and photographs. The methodology was historic document analysis and oral history. Theoretical contribution was obtained by Cultural History and History of Education. As a result, it is possible to affirm that the teacher “invented her daily life” in the writing of her notebook, focusing on the family, the teaching profession and the experiences with the community of the Scalabrinian Sisters, thus leaving writings for the self which make up an identity - that of the catholic, public teacher, dedicated to education. Edições UESB2020-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/632410.22481/praxisedu.v16i41.6324Práxis Educacional; v. 16 n. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 825-848Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 825-848Práxis Educacional; Vol. 16 No. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 825-8482178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6324/5119Copyright (c) 2020 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBelusso, GiseleLuchese, Terciane Ângela2021-03-22T23:22:39Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6324Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:22:39Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UNA VITA PER L’EDUCAZIONE: MEMÓRIAS AUTORREFERENCIAIS DA PROFESSORA MARIA MOCELINI (1878 – 1961) A LIFE FOR EDUCATION: SELF-REFERENCED MEMORIES OF THE TEACHER MARIA MOCELINI (1878-1961) UNA VIDA POR LA EDUCACIÓN: MEMORIAS AUTO-REFERENCIALES DE LA PROFESORA MARIA MOCELINI (1878 – 1961) |
title |
UNA VITA PER L’EDUCAZIONE: MEMÓRIAS AUTORREFERENCIAIS DA PROFESSORA MARIA MOCELINI (1878 – 1961) |
spellingShingle |
UNA VITA PER L’EDUCAZIONE: MEMÓRIAS AUTORREFERENCIAIS DA PROFESSORA MARIA MOCELINI (1878 – 1961) Belusso, Gisele Docência Identidade Memórias autorreferenciais Docencia Identidad Memorias autorreferenciales Teaching Identity Self-referenced Memories |
title_short |
UNA VITA PER L’EDUCAZIONE: MEMÓRIAS AUTORREFERENCIAIS DA PROFESSORA MARIA MOCELINI (1878 – 1961) |
title_full |
UNA VITA PER L’EDUCAZIONE: MEMÓRIAS AUTORREFERENCIAIS DA PROFESSORA MARIA MOCELINI (1878 – 1961) |
title_fullStr |
UNA VITA PER L’EDUCAZIONE: MEMÓRIAS AUTORREFERENCIAIS DA PROFESSORA MARIA MOCELINI (1878 – 1961) |
title_full_unstemmed |
UNA VITA PER L’EDUCAZIONE: MEMÓRIAS AUTORREFERENCIAIS DA PROFESSORA MARIA MOCELINI (1878 – 1961) |
title_sort |
UNA VITA PER L’EDUCAZIONE: MEMÓRIAS AUTORREFERENCIAIS DA PROFESSORA MARIA MOCELINI (1878 – 1961) |
author |
Belusso, Gisele |
author_facet |
Belusso, Gisele Luchese, Terciane Ângela |
author_role |
author |
author2 |
Luchese, Terciane Ângela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Belusso, Gisele Luchese, Terciane Ângela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência Identidade Memórias autorreferenciais Docencia Identidad Memorias autorreferenciales Teaching Identity Self-referenced Memories |
topic |
Docência Identidade Memórias autorreferenciais Docencia Identidad Memorias autorreferenciales Teaching Identity Self-referenced Memories |
description |
O objetivo do presente artigo é narrar, a partir de um caderno de memórias, a história de vida da professora Maria Mocelini, nascida na Itália em 1878, imigrante e que se dedicou à profissão docente no Rio Grande do Sul como servidora pública estadual, de 1907 a 1939. Aposentada, viveu junto à comunidade das Irmãs Scalabrinianas no Colégio Nossa Senhora de Lourdes em Farroupilha/RS, até seu falecimento. O corpus empírico foi constituído pelo caderno de memórias manuscrito produzido pela professora Maria Mocelini e por outros documentos como narrativa de história oral, jornais, relatórios e fotografias. A metodologia foi a análise documental histórica e a história oral. O aporte teórico foi auferido pela História Cultural e História da Educação. Como resultado, é possível afirmar que a professora “inventou seu cotidiano” na escrita de seu caderno, tematizando a família, a profissão docente e as vivências junto à comunidade das Irmãs Scalabrinianas, deixando assim escritas de si que conformam uma identidade – a de docente pública, dedicada à educação e católica |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6324 10.22481/praxisedu.v16i41.6324 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6324 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxisedu.v16i41.6324 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6324/5119 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Práxis Educacional http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Práxis Educacional http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 16 n. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 825-848 Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 825-848 Práxis Educacional; Vol. 16 No. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 825-848 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068818853396480 |