UNA VITA PER L’EDUCAZIONE: MEMÓRIAS AUTORREFERENCIAIS DA PROFESSORA MARIA MOCELINI (1878 – 1961)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belusso, Gisele
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Luchese, Terciane Ângela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6324
Resumo: O objetivo do presente artigo é narrar, a partir de um caderno de memórias, a história de vida da professora Maria Mocelini, nascida na Itália em 1878, imigrante e que se dedicou à profissão docente no Rio Grande do Sul como servidora pública estadual, de 1907 a 1939. Aposentada, viveu junto à comunidade das Irmãs Scalabrinianas no Colégio Nossa Senhora de Lourdes em Farroupilha/RS, até seu falecimento. O corpus empírico foi constituído pelo caderno de memórias manuscrito produzido pela professora Maria Mocelini e por outros documentos como narrativa de história oral, jornais, relatórios e fotografias. A metodologia foi a análise documental histórica e a história oral. O aporte teórico foi auferido pela História Cultural e História da Educação.  Como resultado, é possível afirmar que a professora “inventou seu cotidiano” na escrita de seu caderno, tematizando a família, a profissão docente e as vivências junto à comunidade das Irmãs Scalabrinianas, deixando assim escritas de si que conformam uma identidade – a de docente pública, dedicada à educação e católica
id UESB-7_3b90d0b62ae0a68c3b7c0ea2b8689f4e
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6324
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling UNA VITA PER L’EDUCAZIONE: MEMÓRIAS AUTORREFERENCIAIS DA PROFESSORA MARIA MOCELINI (1878 – 1961)A LIFE FOR EDUCATION: SELF-REFERENCED MEMORIES OF THE TEACHER MARIA MOCELINI (1878-1961)UNA VIDA POR LA EDUCACIÓN: MEMORIAS AUTO-REFERENCIALES DE LA PROFESORA MARIA MOCELINI (1878 – 1961)DocênciaIdentidadeMemórias autorreferenciaisDocencia IdentidadMemorias autorreferencialesTeachingIdentity Self-referenced MemoriesO objetivo do presente artigo é narrar, a partir de um caderno de memórias, a história de vida da professora Maria Mocelini, nascida na Itália em 1878, imigrante e que se dedicou à profissão docente no Rio Grande do Sul como servidora pública estadual, de 1907 a 1939. Aposentada, viveu junto à comunidade das Irmãs Scalabrinianas no Colégio Nossa Senhora de Lourdes em Farroupilha/RS, até seu falecimento. O corpus empírico foi constituído pelo caderno de memórias manuscrito produzido pela professora Maria Mocelini e por outros documentos como narrativa de história oral, jornais, relatórios e fotografias. A metodologia foi a análise documental histórica e a história oral. O aporte teórico foi auferido pela História Cultural e História da Educação.  Como resultado, é possível afirmar que a professora “inventou seu cotidiano” na escrita de seu caderno, tematizando a família, a profissão docente e as vivências junto à comunidade das Irmãs Scalabrinianas, deixando assim escritas de si que conformam uma identidade – a de docente pública, dedicada à educação e católicaEl objetivo de este artículo es narrar, a partir de un cuaderno de memorias, la historia de vida de la profesora Maria Mocellini, en Italia, en 1878, inmigrante, que se dedicó a la profesión docente en Rio Grande do Sul como funcionaria pública de ese estado, de 1907 a 1939. Jubilada, vivió junto a la comunidad de las Hermanas Scalabrinianas en el Colegio Nuestra Señora de Lourdes en Farroupilha/RS, hasta su fallecimiento. El corpus empírico fue constituido por el cuaderno de memorias manuscrito producido por la profesora Maria Mocelini y por otros documentos como narrativa de historia oral, periódicos, informes y fotografías. La metodología utilizada fue el análisis documental histórico y la historia oral. El aporte teórico se obtuvo de la Historia Cultural y la Historia de la Educación. Como resultado, es posible afirmar que la profesora “inventó” su cotidiano” en la escrita de su cuaderno, trayendo los temas de la familia, la profesión docente y las vivencias junto a la comunidad de las Hermanas Scalabrinianas, dejando, de esta manera, escritas de sí que conforman una identidad- la de docente pública, dedicada a la educación y católica.The purpose of this article is to narrate, from a memoir notebook, the life history of Maria Mocelini, teacher, born in Italy in 1878, immigrant dedicated to the teaching profession in Rio Grande do Sul, as a public employee of this state, from 1907 to 1939. She was retired, and lived within the community of Scalabrinian Sisters at Nossa Senhora de Lourdes School in Farroupilha/RS, until her death. The empirical corpus was constituted by her hand-written memory notebook, produced by Maria Mocelini, and by other documents as oral history narrative, newspapers, reports and photographs. The methodology was historic document analysis and oral history. Theoretical contribution was obtained by Cultural History and History of Education. As a result, it is possible to affirm that the teacher “invented her daily life” in the writing of her notebook, focusing on the family, the teaching profession and the experiences with the community of the Scalabrinian Sisters, thus leaving writings for the self which make up an identity - that of the catholic, public teacher, dedicated to education. Edições UESB2020-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/632410.22481/praxisedu.v16i41.6324Práxis Educacional; v. 16 n. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 825-848Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 825-848Práxis Educacional; Vol. 16 No. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 825-8482178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6324/5119Copyright (c) 2020 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBelusso, GiseleLuchese, Terciane Ângela2021-03-22T23:22:39Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6324Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:22:39Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv UNA VITA PER L’EDUCAZIONE: MEMÓRIAS AUTORREFERENCIAIS DA PROFESSORA MARIA MOCELINI (1878 – 1961)
A LIFE FOR EDUCATION: SELF-REFERENCED MEMORIES OF THE TEACHER MARIA MOCELINI (1878-1961)
UNA VIDA POR LA EDUCACIÓN: MEMORIAS AUTO-REFERENCIALES DE LA PROFESORA MARIA MOCELINI (1878 – 1961)
title UNA VITA PER L’EDUCAZIONE: MEMÓRIAS AUTORREFERENCIAIS DA PROFESSORA MARIA MOCELINI (1878 – 1961)
spellingShingle UNA VITA PER L’EDUCAZIONE: MEMÓRIAS AUTORREFERENCIAIS DA PROFESSORA MARIA MOCELINI (1878 – 1961)
Belusso, Gisele
Docência
Identidade
Memórias autorreferenciais
Docencia
Identidad
Memorias autorreferenciales
Teaching
Identity
Self-referenced Memories
title_short UNA VITA PER L’EDUCAZIONE: MEMÓRIAS AUTORREFERENCIAIS DA PROFESSORA MARIA MOCELINI (1878 – 1961)
title_full UNA VITA PER L’EDUCAZIONE: MEMÓRIAS AUTORREFERENCIAIS DA PROFESSORA MARIA MOCELINI (1878 – 1961)
title_fullStr UNA VITA PER L’EDUCAZIONE: MEMÓRIAS AUTORREFERENCIAIS DA PROFESSORA MARIA MOCELINI (1878 – 1961)
title_full_unstemmed UNA VITA PER L’EDUCAZIONE: MEMÓRIAS AUTORREFERENCIAIS DA PROFESSORA MARIA MOCELINI (1878 – 1961)
title_sort UNA VITA PER L’EDUCAZIONE: MEMÓRIAS AUTORREFERENCIAIS DA PROFESSORA MARIA MOCELINI (1878 – 1961)
author Belusso, Gisele
author_facet Belusso, Gisele
Luchese, Terciane Ângela
author_role author
author2 Luchese, Terciane Ângela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Belusso, Gisele
Luchese, Terciane Ângela
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
Identidade
Memórias autorreferenciais
Docencia
Identidad
Memorias autorreferenciales
Teaching
Identity
Self-referenced Memories
topic Docência
Identidade
Memórias autorreferenciais
Docencia
Identidad
Memorias autorreferenciales
Teaching
Identity
Self-referenced Memories
description O objetivo do presente artigo é narrar, a partir de um caderno de memórias, a história de vida da professora Maria Mocelini, nascida na Itália em 1878, imigrante e que se dedicou à profissão docente no Rio Grande do Sul como servidora pública estadual, de 1907 a 1939. Aposentada, viveu junto à comunidade das Irmãs Scalabrinianas no Colégio Nossa Senhora de Lourdes em Farroupilha/RS, até seu falecimento. O corpus empírico foi constituído pelo caderno de memórias manuscrito produzido pela professora Maria Mocelini e por outros documentos como narrativa de história oral, jornais, relatórios e fotografias. A metodologia foi a análise documental histórica e a história oral. O aporte teórico foi auferido pela História Cultural e História da Educação.  Como resultado, é possível afirmar que a professora “inventou seu cotidiano” na escrita de seu caderno, tematizando a família, a profissão docente e as vivências junto à comunidade das Irmãs Scalabrinianas, deixando assim escritas de si que conformam uma identidade – a de docente pública, dedicada à educação e católica
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6324
10.22481/praxisedu.v16i41.6324
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6324
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v16i41.6324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6324/5119
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 16 n. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 825-848
Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 825-848
Práxis Educacional; Vol. 16 No. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 825-848
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068818853396480