NARRATIVA DE PRÁTICAS DOCENTES COMO INTELECTUAL NEGRA: INVENÇÕES E RASURAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Verena Oliveira, Iris
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5045
Resumo: O texto foi organizado como uma narrativa de negociações cotidianas que compõem a minha trajetória como professora negra, atuando no ensino superior, a partir de experiências de formação inicial de graduandos e da formação em exercício de professores da educação básica em movimentos de pesquisa e extensão. Apresento o Grupo de Experiências (GE) como proposta metodológica, ao tempo em que a narrativa institui e rasura o meu lugar de fala como intelectual negra, contaminada pelo processo de construção dos cenários formativos propostos. Traço os caminhos de pesquisa escolhidos, diante do horizonte de possibilidades postos para equipe de pesquisadoras, marcando os esburacamentos nos lugares comumente atribuídos a condição de orientadora, orientanda e professora. O texto apresenta sensações, alegrias e frustrações vivenciadas coletivamente num processo de formação em que, estamos todas na roda, a partir de situações que me tocaram na prática da extensão e da pesquisa acadêmica, pela construção de pontes que ligam universidade, movimentos sociais e escolas quilombolas.
id UESB-7_3d021852b709187215ba33aad51e6410
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5045
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling NARRATIVA DE PRÁTICAS DOCENTES COMO INTELECTUAL NEGRA: INVENÇÕES E RASURASDocência UniversitáriaEducação QuilombolaEscrevivênciasRasuras.O texto foi organizado como uma narrativa de negociações cotidianas que compõem a minha trajetória como professora negra, atuando no ensino superior, a partir de experiências de formação inicial de graduandos e da formação em exercício de professores da educação básica em movimentos de pesquisa e extensão. Apresento o Grupo de Experiências (GE) como proposta metodológica, ao tempo em que a narrativa institui e rasura o meu lugar de fala como intelectual negra, contaminada pelo processo de construção dos cenários formativos propostos. Traço os caminhos de pesquisa escolhidos, diante do horizonte de possibilidades postos para equipe de pesquisadoras, marcando os esburacamentos nos lugares comumente atribuídos a condição de orientadora, orientanda e professora. O texto apresenta sensações, alegrias e frustrações vivenciadas coletivamente num processo de formação em que, estamos todas na roda, a partir de situações que me tocaram na prática da extensão e da pesquisa acadêmica, pela construção de pontes que ligam universidade, movimentos sociais e escolas quilombolas.Edições UESB2019-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/504510.22481/praxis.v15i32.5045Práxis Educacional; v. 15 n. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 89-114Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 89-114Práxis Educacional; Vol. 15 No. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 89-1142178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5045/3914Verena Oliveira, Irisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:17:52Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5045Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:17:52Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv NARRATIVA DE PRÁTICAS DOCENTES COMO INTELECTUAL NEGRA: INVENÇÕES E RASURAS
title NARRATIVA DE PRÁTICAS DOCENTES COMO INTELECTUAL NEGRA: INVENÇÕES E RASURAS
spellingShingle NARRATIVA DE PRÁTICAS DOCENTES COMO INTELECTUAL NEGRA: INVENÇÕES E RASURAS
Verena Oliveira, Iris
Docência Universitária
Educação Quilombola
Escrevivências
Rasuras.
title_short NARRATIVA DE PRÁTICAS DOCENTES COMO INTELECTUAL NEGRA: INVENÇÕES E RASURAS
title_full NARRATIVA DE PRÁTICAS DOCENTES COMO INTELECTUAL NEGRA: INVENÇÕES E RASURAS
title_fullStr NARRATIVA DE PRÁTICAS DOCENTES COMO INTELECTUAL NEGRA: INVENÇÕES E RASURAS
title_full_unstemmed NARRATIVA DE PRÁTICAS DOCENTES COMO INTELECTUAL NEGRA: INVENÇÕES E RASURAS
title_sort NARRATIVA DE PRÁTICAS DOCENTES COMO INTELECTUAL NEGRA: INVENÇÕES E RASURAS
author Verena Oliveira, Iris
author_facet Verena Oliveira, Iris
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Verena Oliveira, Iris
dc.subject.por.fl_str_mv Docência Universitária
Educação Quilombola
Escrevivências
Rasuras.
topic Docência Universitária
Educação Quilombola
Escrevivências
Rasuras.
description O texto foi organizado como uma narrativa de negociações cotidianas que compõem a minha trajetória como professora negra, atuando no ensino superior, a partir de experiências de formação inicial de graduandos e da formação em exercício de professores da educação básica em movimentos de pesquisa e extensão. Apresento o Grupo de Experiências (GE) como proposta metodológica, ao tempo em que a narrativa institui e rasura o meu lugar de fala como intelectual negra, contaminada pelo processo de construção dos cenários formativos propostos. Traço os caminhos de pesquisa escolhidos, diante do horizonte de possibilidades postos para equipe de pesquisadoras, marcando os esburacamentos nos lugares comumente atribuídos a condição de orientadora, orientanda e professora. O texto apresenta sensações, alegrias e frustrações vivenciadas coletivamente num processo de formação em que, estamos todas na roda, a partir de situações que me tocaram na prática da extensão e da pesquisa acadêmica, pela construção de pontes que ligam universidade, movimentos sociais e escolas quilombolas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5045
10.22481/praxis.v15i32.5045
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5045
identifier_str_mv 10.22481/praxis.v15i32.5045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5045/3914
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 15 n. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 89-114
Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 89-114
Práxis Educacional; Vol. 15 No. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 89-114
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068817465081856