Autoritarismo e esperança: costurando fios entre Paulo Freire e José Cardoso Pires

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Gabriela Medeiros
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Arriada, Eduardo, Vahl, Mônica Maciel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8698
Resumo: O presente artigo analisa o romance - O Delfim – do escritor português, José Cardoso Pires, a partir de Paulo Freire, considerando os conceitos: autoritarismo, esperança, situação-limite e inédito-viável. O cruzamento entre literatura, filosofia e educação tem possibilitado uma maior compreensão das relações sociais e conflitivas da sociedade, ampliando assim, o espectro de análise e de reflexões. No romance analisado, os moradores de Gafeira - aldeia ficcional em que a história é ambientada - vivem em um estado inerte, sonolento, de tempo imóvel e, até mesmo, opressivo. A ocorrência de um crime, muda os rumos da história e altera a ordem das relações sociais. Estabelecendo uma metáfora com a lagartixa, o escritor/narrador mostra a impermanência daquilo que parecia consolidado, ou seja, as relações de poder estabelecidas entre a aristocracia e o campesinato se desfazem. Operando com as categorias freirianas: consciência ingênua, opressor/oprimido, e com diversos aspectos abordados no romance, evidencia-se que a organização coletiva e a conscientização dos “desocupados” permitem a superação da condição de oprimidos. A criação da Cooperativa dos Noventa e Oito, é exemplo um concreto disso. O texto demonstra que as obras de Pires e Freire, mesmo com linguagens distintas, experiências diferentes e realidades distantes, elucidam formas de opressão e estruturas de poder, desvelam as máculas, as violências e os abusos por parte das elites.  
id UESB-7_42303bd55e40f88ba731b9325fba63e1
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/8698
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Autoritarismo e esperança: costurando fios entre Paulo Freire e José Cardoso PiresAutoritarismo y esperanza: tejiendo hilos entre Paulo Freire y José Cardoso Pires Authoritarianism and hope: sewing threads between Paulo Freire and José Cardoso Pires José Cardoso PiresPaulo Freiresituação limiteJosé Cardoso PiresPaulo Freiresituación limiteJosé Cardoso PiresPaulo Freirelimit situationO presente artigo analisa o romance - O Delfim – do escritor português, José Cardoso Pires, a partir de Paulo Freire, considerando os conceitos: autoritarismo, esperança, situação-limite e inédito-viável. O cruzamento entre literatura, filosofia e educação tem possibilitado uma maior compreensão das relações sociais e conflitivas da sociedade, ampliando assim, o espectro de análise e de reflexões. No romance analisado, os moradores de Gafeira - aldeia ficcional em que a história é ambientada - vivem em um estado inerte, sonolento, de tempo imóvel e, até mesmo, opressivo. A ocorrência de um crime, muda os rumos da história e altera a ordem das relações sociais. Estabelecendo uma metáfora com a lagartixa, o escritor/narrador mostra a impermanência daquilo que parecia consolidado, ou seja, as relações de poder estabelecidas entre a aristocracia e o campesinato se desfazem. Operando com as categorias freirianas: consciência ingênua, opressor/oprimido, e com diversos aspectos abordados no romance, evidencia-se que a organização coletiva e a conscientização dos “desocupados” permitem a superação da condição de oprimidos. A criação da Cooperativa dos Noventa e Oito, é exemplo um concreto disso. O texto demonstra que as obras de Pires e Freire, mesmo com linguagens distintas, experiências diferentes e realidades distantes, elucidam formas de opressão e estruturas de poder, desvelam as máculas, as violências e os abusos por parte das elites.   Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre el trabajo pedagógico desarrollado en la ludoteca de un Espacio de Acogida vinculado a un hospital, que atiende a niños que son víctimas del acidente con perdida del cuero cabelludo, en el estado del Pará, en el período de 2018-2019, con un enfoque en el lúdico. Las preguntas orientadoras del estúdio son: ¿ Por qué jugar en el ambiente hospitalario? ¿A qué contribuye jugar a la formación de los niños en el ambiente hospitalario? Se trata de una acción pedagógica desarrollada por un núcleo de educación universitária popular, cuyo referente es Paulo Freire. Para compreender el desempeño pedagógico en la ludoteca, se llevó a cabo investigación bibliográfica, observación en loco, análisis de lãs prácticas desarrolladas y conversaciones informales com profesionales y usuários del espacio. Se concluye que el juego como actividad lúdica, permite subvertir y hacer aflorar los sentimientos presentes em la vida de los niños e permite superar el dolor, la angustia y los miedos que genera la enfermedad y la hospitalización prolongada de los niños em tratamiento de salud. This article objectifies analyzing the pedagogical work developed in the toy library of a welcoming space linked to a hospital, which attend children victims of scalping accident in Pará State, in the period of 2018-2019, focusing on the ludicity. The guiding questions of the studying are: why to play in the hospital environment? How does playing contribute to the training of children in the hospital environment? It treats of Pedagogical action developed by a group of popular university education whose reference is Paulo Freire. To comprehend the pedagogical acting in the toy library, it carried out bibliographic research, observation in loco, analyzing of developed practices and informal conversations with the professionals and space users. It concludes that playing as ludic activity possibilities subverting and outcropping feelings presents in the children’s life and making the pain overcoming of anguish and fear generated by the disease and prolonged hospitalization of children in health treatment. Edições UESB2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/869810.22481/praxisedu.v17i47.8698Práxis Educacional; v. 17 n. 47 (2021): Edição Especial Comemorativa: Paulo Freire 100 anos.; 4-23Práxis Educacional; Vol. 17 Núm. 47 (2021): Edición especial conmemorativa: Paulo Freire 100 años.; 4-23Práxis Educacional; Vol. 17 No. 47 (2021): Special Commemorative Edition: Paulo Freire 100 years.; 4-232178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8698/6113Copyright (c) 2021 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Gabriela MedeirosArriada, EduardoVahl, Mônica Maciel2021-08-31T23:06:38Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/8698Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-08-31T23:06:38Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Autoritarismo e esperança: costurando fios entre Paulo Freire e José Cardoso Pires
Autoritarismo y esperanza: tejiendo hilos entre Paulo Freire y José Cardoso Pires
Authoritarianism and hope: sewing threads between Paulo Freire and José Cardoso Pires
title Autoritarismo e esperança: costurando fios entre Paulo Freire e José Cardoso Pires
spellingShingle Autoritarismo e esperança: costurando fios entre Paulo Freire e José Cardoso Pires
Nogueira, Gabriela Medeiros
José Cardoso Pires
Paulo Freire
situação limite
José Cardoso Pires
Paulo Freire
situación limite
José Cardoso Pires
Paulo Freire
limit situation
title_short Autoritarismo e esperança: costurando fios entre Paulo Freire e José Cardoso Pires
title_full Autoritarismo e esperança: costurando fios entre Paulo Freire e José Cardoso Pires
title_fullStr Autoritarismo e esperança: costurando fios entre Paulo Freire e José Cardoso Pires
title_full_unstemmed Autoritarismo e esperança: costurando fios entre Paulo Freire e José Cardoso Pires
title_sort Autoritarismo e esperança: costurando fios entre Paulo Freire e José Cardoso Pires
author Nogueira, Gabriela Medeiros
author_facet Nogueira, Gabriela Medeiros
Arriada, Eduardo
Vahl, Mônica Maciel
author_role author
author2 Arriada, Eduardo
Vahl, Mônica Maciel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Gabriela Medeiros
Arriada, Eduardo
Vahl, Mônica Maciel
dc.subject.por.fl_str_mv José Cardoso Pires
Paulo Freire
situação limite
José Cardoso Pires
Paulo Freire
situación limite
José Cardoso Pires
Paulo Freire
limit situation
topic José Cardoso Pires
Paulo Freire
situação limite
José Cardoso Pires
Paulo Freire
situación limite
José Cardoso Pires
Paulo Freire
limit situation
description O presente artigo analisa o romance - O Delfim – do escritor português, José Cardoso Pires, a partir de Paulo Freire, considerando os conceitos: autoritarismo, esperança, situação-limite e inédito-viável. O cruzamento entre literatura, filosofia e educação tem possibilitado uma maior compreensão das relações sociais e conflitivas da sociedade, ampliando assim, o espectro de análise e de reflexões. No romance analisado, os moradores de Gafeira - aldeia ficcional em que a história é ambientada - vivem em um estado inerte, sonolento, de tempo imóvel e, até mesmo, opressivo. A ocorrência de um crime, muda os rumos da história e altera a ordem das relações sociais. Estabelecendo uma metáfora com a lagartixa, o escritor/narrador mostra a impermanência daquilo que parecia consolidado, ou seja, as relações de poder estabelecidas entre a aristocracia e o campesinato se desfazem. Operando com as categorias freirianas: consciência ingênua, opressor/oprimido, e com diversos aspectos abordados no romance, evidencia-se que a organização coletiva e a conscientização dos “desocupados” permitem a superação da condição de oprimidos. A criação da Cooperativa dos Noventa e Oito, é exemplo um concreto disso. O texto demonstra que as obras de Pires e Freire, mesmo com linguagens distintas, experiências diferentes e realidades distantes, elucidam formas de opressão e estruturas de poder, desvelam as máculas, as violências e os abusos por parte das elites.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8698
10.22481/praxisedu.v17i47.8698
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8698
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v17i47.8698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8698/6113
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 17 n. 47 (2021): Edição Especial Comemorativa: Paulo Freire 100 anos.; 4-23
Práxis Educacional; Vol. 17 Núm. 47 (2021): Edición especial conmemorativa: Paulo Freire 100 años.; 4-23
Práxis Educacional; Vol. 17 No. 47 (2021): Special Commemorative Edition: Paulo Freire 100 years.; 4-23
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068820330840064