Diálogos sobre interculturalidade, conhecimento científico e conhecimentos tradicionais na educação escolar indígena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/805 |
Resumo: | O trabalho objetiva evidenciar os diálogos e problematizar o debate acerca das possíveis interações sobre interculturalidade, conhecimento científico e conhecimentos tradicionais na Educação Escolar Indígena, tendo como principais categorias de análise: Conhecimento Científico, Conhecimentos Tradicionais e Interculturalidade. O texto é oriundo da dissertação de mestrado em educação, intitulada “As Relações de Interculturalidade entre Conhecimento Científico e Conhecimento Tradicional na Escola Estadual Indígena Kijetxawê Zabelê”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. O texto evidencia que as possibilidades dos caminhos de diálogos entre conhecimento científico e conhecimentos tradicionais vêm se construindo na Educação Escolar Indígena a partir da interculturalidade. Neste sentido, os povos indígenas brasileiros vêm construindo em suas escolas, uma prática educativa em que sejam pautados os conhecimentos científicos ocidentais, considerados para estes, como relevantes para se emanciparem da tutela não-indígena; bem como o fortalecimento de suas culturas, inserindo em seus currículos, os saberes tradicionais das etnias que habitam o território brasileiro. |
id |
UESB-7_48d6c0606634200468878351afb87479 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/805 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Diálogos sobre interculturalidade, conhecimento científico e conhecimentos tradicionais na educação escolar indígenaConhecimento CientíficoConhecimento TradicionalEducação Escolar IndígenaInterculturalidadeO trabalho objetiva evidenciar os diálogos e problematizar o debate acerca das possíveis interações sobre interculturalidade, conhecimento científico e conhecimentos tradicionais na Educação Escolar Indígena, tendo como principais categorias de análise: Conhecimento Científico, Conhecimentos Tradicionais e Interculturalidade. O texto é oriundo da dissertação de mestrado em educação, intitulada “As Relações de Interculturalidade entre Conhecimento Científico e Conhecimento Tradicional na Escola Estadual Indígena Kijetxawê Zabelê”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. O texto evidencia que as possibilidades dos caminhos de diálogos entre conhecimento científico e conhecimentos tradicionais vêm se construindo na Educação Escolar Indígena a partir da interculturalidade. Neste sentido, os povos indígenas brasileiros vêm construindo em suas escolas, uma prática educativa em que sejam pautados os conhecimentos científicos ocidentais, considerados para estes, como relevantes para se emanciparem da tutela não-indígena; bem como o fortalecimento de suas culturas, inserindo em seus currículos, os saberes tradicionais das etnias que habitam o território brasileiro.Edições UESB2014-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/805Práxis Educacional; v. 11 n. 18 (2015): Currículo e Diversidade; 153-176Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 18 (2015): Currículo e Diversidade; 153-176Práxis Educacional; Vol. 11 No. 18 (2015): Currículo e Diversidade; 153-1762178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/805/682Borges da Silva, Paulo de TássioOliveira Araújo, Maria Inêzinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:03:50Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/805Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:03:50Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diálogos sobre interculturalidade, conhecimento científico e conhecimentos tradicionais na educação escolar indígena |
title |
Diálogos sobre interculturalidade, conhecimento científico e conhecimentos tradicionais na educação escolar indígena |
spellingShingle |
Diálogos sobre interculturalidade, conhecimento científico e conhecimentos tradicionais na educação escolar indígena Borges da Silva, Paulo de Tássio Conhecimento Científico Conhecimento Tradicional Educação Escolar Indígena Interculturalidade |
title_short |
Diálogos sobre interculturalidade, conhecimento científico e conhecimentos tradicionais na educação escolar indígena |
title_full |
Diálogos sobre interculturalidade, conhecimento científico e conhecimentos tradicionais na educação escolar indígena |
title_fullStr |
Diálogos sobre interculturalidade, conhecimento científico e conhecimentos tradicionais na educação escolar indígena |
title_full_unstemmed |
Diálogos sobre interculturalidade, conhecimento científico e conhecimentos tradicionais na educação escolar indígena |
title_sort |
Diálogos sobre interculturalidade, conhecimento científico e conhecimentos tradicionais na educação escolar indígena |
author |
Borges da Silva, Paulo de Tássio |
author_facet |
Borges da Silva, Paulo de Tássio Oliveira Araújo, Maria Inêz |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira Araújo, Maria Inêz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges da Silva, Paulo de Tássio Oliveira Araújo, Maria Inêz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento Científico Conhecimento Tradicional Educação Escolar Indígena Interculturalidade |
topic |
Conhecimento Científico Conhecimento Tradicional Educação Escolar Indígena Interculturalidade |
description |
O trabalho objetiva evidenciar os diálogos e problematizar o debate acerca das possíveis interações sobre interculturalidade, conhecimento científico e conhecimentos tradicionais na Educação Escolar Indígena, tendo como principais categorias de análise: Conhecimento Científico, Conhecimentos Tradicionais e Interculturalidade. O texto é oriundo da dissertação de mestrado em educação, intitulada “As Relações de Interculturalidade entre Conhecimento Científico e Conhecimento Tradicional na Escola Estadual Indígena Kijetxawê Zabelê”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. O texto evidencia que as possibilidades dos caminhos de diálogos entre conhecimento científico e conhecimentos tradicionais vêm se construindo na Educação Escolar Indígena a partir da interculturalidade. Neste sentido, os povos indígenas brasileiros vêm construindo em suas escolas, uma prática educativa em que sejam pautados os conhecimentos científicos ocidentais, considerados para estes, como relevantes para se emanciparem da tutela não-indígena; bem como o fortalecimento de suas culturas, inserindo em seus currículos, os saberes tradicionais das etnias que habitam o território brasileiro. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/805 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/805 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/805/682 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 11 n. 18 (2015): Currículo e Diversidade; 153-176 Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 18 (2015): Currículo e Diversidade; 153-176 Práxis Educacional; Vol. 11 No. 18 (2015): Currículo e Diversidade; 153-176 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068815954083840 |