Diálogos sobre interculturalidade, conhecimento científico e conhecimentos tradicionais na educação escolar indígena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges da Silva, Paulo de Tássio
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Oliveira Araújo, Maria Inêz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/805
Resumo: O trabalho objetiva evidenciar os diálogos e problematizar o debate acerca das possíveis interações sobre interculturalidade, conhecimento científico e conhecimentos tradicionais na Educação Escolar Indígena, tendo como principais categorias de análise: Conhecimento Científico, Conhecimentos Tradicionais e Interculturalidade. O texto é oriundo da dissertação de mestrado em educação, intitulada “As Relações de Interculturalidade entre Conhecimento Científico e Conhecimento Tradicional na Escola Estadual Indígena Kijetxawê Zabelê”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. O texto evidencia que as possibilidades dos caminhos de diálogos entre conhecimento científico e conhecimentos tradicionais vêm se construindo na Educação Escolar Indígena a partir da interculturalidade. Neste sentido, os povos indígenas brasileiros vêm construindo em suas escolas, uma prática educativa em que sejam pautados os conhecimentos científicos ocidentais, considerados para estes, como relevantes para se emanciparem da tutela não-indígena; bem como o fortalecimento de suas culturas, inserindo em seus currículos, os saberes tradicionais das etnias que habitam o território brasileiro.
id UESB-7_48d6c0606634200468878351afb87479
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/805
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Diálogos sobre interculturalidade, conhecimento científico e conhecimentos tradicionais na educação escolar indígenaConhecimento CientíficoConhecimento TradicionalEducação Escolar IndígenaInterculturalidadeO trabalho objetiva evidenciar os diálogos e problematizar o debate acerca das possíveis interações sobre interculturalidade, conhecimento científico e conhecimentos tradicionais na Educação Escolar Indígena, tendo como principais categorias de análise: Conhecimento Científico, Conhecimentos Tradicionais e Interculturalidade. O texto é oriundo da dissertação de mestrado em educação, intitulada “As Relações de Interculturalidade entre Conhecimento Científico e Conhecimento Tradicional na Escola Estadual Indígena Kijetxawê Zabelê”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. O texto evidencia que as possibilidades dos caminhos de diálogos entre conhecimento científico e conhecimentos tradicionais vêm se construindo na Educação Escolar Indígena a partir da interculturalidade. Neste sentido, os povos indígenas brasileiros vêm construindo em suas escolas, uma prática educativa em que sejam pautados os conhecimentos científicos ocidentais, considerados para estes, como relevantes para se emanciparem da tutela não-indígena; bem como o fortalecimento de suas culturas, inserindo em seus currículos, os saberes tradicionais das etnias que habitam o território brasileiro.Edições UESB2014-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/805Práxis Educacional; v. 11 n. 18 (2015): Currículo e Diversidade; 153-176Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 18 (2015): Currículo e Diversidade; 153-176Práxis Educacional; Vol. 11 No. 18 (2015): Currículo e Diversidade; 153-1762178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/805/682Borges da Silva, Paulo de TássioOliveira Araújo, Maria Inêzinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:03:50Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/805Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:03:50Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos sobre interculturalidade, conhecimento científico e conhecimentos tradicionais na educação escolar indígena
title Diálogos sobre interculturalidade, conhecimento científico e conhecimentos tradicionais na educação escolar indígena
spellingShingle Diálogos sobre interculturalidade, conhecimento científico e conhecimentos tradicionais na educação escolar indígena
Borges da Silva, Paulo de Tássio
Conhecimento Científico
Conhecimento Tradicional
Educação Escolar Indígena
Interculturalidade
title_short Diálogos sobre interculturalidade, conhecimento científico e conhecimentos tradicionais na educação escolar indígena
title_full Diálogos sobre interculturalidade, conhecimento científico e conhecimentos tradicionais na educação escolar indígena
title_fullStr Diálogos sobre interculturalidade, conhecimento científico e conhecimentos tradicionais na educação escolar indígena
title_full_unstemmed Diálogos sobre interculturalidade, conhecimento científico e conhecimentos tradicionais na educação escolar indígena
title_sort Diálogos sobre interculturalidade, conhecimento científico e conhecimentos tradicionais na educação escolar indígena
author Borges da Silva, Paulo de Tássio
author_facet Borges da Silva, Paulo de Tássio
Oliveira Araújo, Maria Inêz
author_role author
author2 Oliveira Araújo, Maria Inêz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges da Silva, Paulo de Tássio
Oliveira Araújo, Maria Inêz
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento Científico
Conhecimento Tradicional
Educação Escolar Indígena
Interculturalidade
topic Conhecimento Científico
Conhecimento Tradicional
Educação Escolar Indígena
Interculturalidade
description O trabalho objetiva evidenciar os diálogos e problematizar o debate acerca das possíveis interações sobre interculturalidade, conhecimento científico e conhecimentos tradicionais na Educação Escolar Indígena, tendo como principais categorias de análise: Conhecimento Científico, Conhecimentos Tradicionais e Interculturalidade. O texto é oriundo da dissertação de mestrado em educação, intitulada “As Relações de Interculturalidade entre Conhecimento Científico e Conhecimento Tradicional na Escola Estadual Indígena Kijetxawê Zabelê”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. O texto evidencia que as possibilidades dos caminhos de diálogos entre conhecimento científico e conhecimentos tradicionais vêm se construindo na Educação Escolar Indígena a partir da interculturalidade. Neste sentido, os povos indígenas brasileiros vêm construindo em suas escolas, uma prática educativa em que sejam pautados os conhecimentos científicos ocidentais, considerados para estes, como relevantes para se emanciparem da tutela não-indígena; bem como o fortalecimento de suas culturas, inserindo em seus currículos, os saberes tradicionais das etnias que habitam o território brasileiro.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/805
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/805/682
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 11 n. 18 (2015): Currículo e Diversidade; 153-176
Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 18 (2015): Currículo e Diversidade; 153-176
Práxis Educacional; Vol. 11 No. 18 (2015): Currículo e Diversidade; 153-176
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815954083840