Escolher ser professor e realizar-se na profissão: dilemas do trabalho docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Locatelli, Arinalda Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Locatelli, Cleomar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/966
Resumo: A literatura sobre a profissão docente traz à tona a complexa temática referente ao seu processo de profissionalização. O presente texto traz reflexões sobre a profissão docente na América Latina articuladas com uma pesquisa efetivada em 2012 com professores (as) da rede municipal de ensino da cidade de Tocantinópolis – TO, objetivando perceber similitudes e diferenças entre um contexto micro e o panorama mundial em relação a escolha e satisfação na profissão. A literatura de referência lembra que a profissão em pauta tem um viés político, logo, a construção de saída para os dilemas inerentes ao cotidiano docente está na construção coletiva de alternativas, que passa pela sua organização enquanto categoria profissional.
id UESB-7_4ddf01e23bb4e0e3188e41cdba4b002c
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/966
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Escolher ser professor e realizar-se na profissão: dilemas do trabalho docenteDocênciaRealização profissionalTrabalho docenteA literatura sobre a profissão docente traz à tona a complexa temática referente ao seu processo de profissionalização. O presente texto traz reflexões sobre a profissão docente na América Latina articuladas com uma pesquisa efetivada em 2012 com professores (as) da rede municipal de ensino da cidade de Tocantinópolis – TO, objetivando perceber similitudes e diferenças entre um contexto micro e o panorama mundial em relação a escolha e satisfação na profissão. A literatura de referência lembra que a profissão em pauta tem um viés político, logo, a construção de saída para os dilemas inerentes ao cotidiano docente está na construção coletiva de alternativas, que passa pela sua organização enquanto categoria profissional.Edições UESB2017-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/96610.22481/praxis.v13i25.966Práxis Educacional; v. 13 n. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 313-327Práxis Educacional; Vol. 13 Núm. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 313-327Práxis Educacional; Vol. 13 No. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 313-3272178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/966/825Locatelli, Arinalda SilvaLocatelli, Cleomarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:07:40Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/966Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:07:40Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolher ser professor e realizar-se na profissão: dilemas do trabalho docente
title Escolher ser professor e realizar-se na profissão: dilemas do trabalho docente
spellingShingle Escolher ser professor e realizar-se na profissão: dilemas do trabalho docente
Locatelli, Arinalda Silva
Docência
Realização profissional
Trabalho docente
title_short Escolher ser professor e realizar-se na profissão: dilemas do trabalho docente
title_full Escolher ser professor e realizar-se na profissão: dilemas do trabalho docente
title_fullStr Escolher ser professor e realizar-se na profissão: dilemas do trabalho docente
title_full_unstemmed Escolher ser professor e realizar-se na profissão: dilemas do trabalho docente
title_sort Escolher ser professor e realizar-se na profissão: dilemas do trabalho docente
author Locatelli, Arinalda Silva
author_facet Locatelli, Arinalda Silva
Locatelli, Cleomar
author_role author
author2 Locatelli, Cleomar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Locatelli, Arinalda Silva
Locatelli, Cleomar
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
Realização profissional
Trabalho docente
topic Docência
Realização profissional
Trabalho docente
description A literatura sobre a profissão docente traz à tona a complexa temática referente ao seu processo de profissionalização. O presente texto traz reflexões sobre a profissão docente na América Latina articuladas com uma pesquisa efetivada em 2012 com professores (as) da rede municipal de ensino da cidade de Tocantinópolis – TO, objetivando perceber similitudes e diferenças entre um contexto micro e o panorama mundial em relação a escolha e satisfação na profissão. A literatura de referência lembra que a profissão em pauta tem um viés político, logo, a construção de saída para os dilemas inerentes ao cotidiano docente está na construção coletiva de alternativas, que passa pela sua organização enquanto categoria profissional.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/966
10.22481/praxis.v13i25.966
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/966
identifier_str_mv 10.22481/praxis.v13i25.966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/966/825
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 13 n. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 313-327
Práxis Educacional; Vol. 13 Núm. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 313-327
Práxis Educacional; Vol. 13 No. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 313-327
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816534994944