Escolher ser professor e realizar-se na profissão: dilemas do trabalho docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/966 |
Resumo: | A literatura sobre a profissão docente traz à tona a complexa temática referente ao seu processo de profissionalização. O presente texto traz reflexões sobre a profissão docente na América Latina articuladas com uma pesquisa efetivada em 2012 com professores (as) da rede municipal de ensino da cidade de Tocantinópolis – TO, objetivando perceber similitudes e diferenças entre um contexto micro e o panorama mundial em relação a escolha e satisfação na profissão. A literatura de referência lembra que a profissão em pauta tem um viés político, logo, a construção de saída para os dilemas inerentes ao cotidiano docente está na construção coletiva de alternativas, que passa pela sua organização enquanto categoria profissional. |
id |
UESB-7_4ddf01e23bb4e0e3188e41cdba4b002c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/966 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escolher ser professor e realizar-se na profissão: dilemas do trabalho docenteDocênciaRealização profissionalTrabalho docenteA literatura sobre a profissão docente traz à tona a complexa temática referente ao seu processo de profissionalização. O presente texto traz reflexões sobre a profissão docente na América Latina articuladas com uma pesquisa efetivada em 2012 com professores (as) da rede municipal de ensino da cidade de Tocantinópolis – TO, objetivando perceber similitudes e diferenças entre um contexto micro e o panorama mundial em relação a escolha e satisfação na profissão. A literatura de referência lembra que a profissão em pauta tem um viés político, logo, a construção de saída para os dilemas inerentes ao cotidiano docente está na construção coletiva de alternativas, que passa pela sua organização enquanto categoria profissional.Edições UESB2017-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/96610.22481/praxis.v13i25.966Práxis Educacional; v. 13 n. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 313-327Práxis Educacional; Vol. 13 Núm. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 313-327Práxis Educacional; Vol. 13 No. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 313-3272178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/966/825Locatelli, Arinalda SilvaLocatelli, Cleomarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:07:40Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/966Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:07:40Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escolher ser professor e realizar-se na profissão: dilemas do trabalho docente |
title |
Escolher ser professor e realizar-se na profissão: dilemas do trabalho docente |
spellingShingle |
Escolher ser professor e realizar-se na profissão: dilemas do trabalho docente Locatelli, Arinalda Silva Docência Realização profissional Trabalho docente |
title_short |
Escolher ser professor e realizar-se na profissão: dilemas do trabalho docente |
title_full |
Escolher ser professor e realizar-se na profissão: dilemas do trabalho docente |
title_fullStr |
Escolher ser professor e realizar-se na profissão: dilemas do trabalho docente |
title_full_unstemmed |
Escolher ser professor e realizar-se na profissão: dilemas do trabalho docente |
title_sort |
Escolher ser professor e realizar-se na profissão: dilemas do trabalho docente |
author |
Locatelli, Arinalda Silva |
author_facet |
Locatelli, Arinalda Silva Locatelli, Cleomar |
author_role |
author |
author2 |
Locatelli, Cleomar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Locatelli, Arinalda Silva Locatelli, Cleomar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência Realização profissional Trabalho docente |
topic |
Docência Realização profissional Trabalho docente |
description |
A literatura sobre a profissão docente traz à tona a complexa temática referente ao seu processo de profissionalização. O presente texto traz reflexões sobre a profissão docente na América Latina articuladas com uma pesquisa efetivada em 2012 com professores (as) da rede municipal de ensino da cidade de Tocantinópolis – TO, objetivando perceber similitudes e diferenças entre um contexto micro e o panorama mundial em relação a escolha e satisfação na profissão. A literatura de referência lembra que a profissão em pauta tem um viés político, logo, a construção de saída para os dilemas inerentes ao cotidiano docente está na construção coletiva de alternativas, que passa pela sua organização enquanto categoria profissional. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/966 10.22481/praxis.v13i25.966 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/966 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxis.v13i25.966 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/966/825 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 13 n. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 313-327 Práxis Educacional; Vol. 13 Núm. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 313-327 Práxis Educacional; Vol. 13 No. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 313-327 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068816534994944 |