PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:: DIÁLOGO COM O CAMPO DE PESQUISA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Maria da Glória Carvalho
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Melo, Belisa Maria da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4101
Resumo: Com o objetivo de analisar estratégias de prevenção ao uso de drogas na escola de jovens e adultos estudantes, com vistas à prática pedagógica inserida no centro do processo educativo, bem como as implicações e os desafios resultantes destas ações na qualidade da educação para prevenção, foi realizado esse levantamento de produção científica referente neste domínio. A metodologia utilizada foi a de revisão sistemática a partir dos descritores “prevenção ao uso de drogas” e “prevenção ao abuso de drogas” e com o cruzamento destes com “formação de professores” e “prática pedagógica”, possibilitando maior abrangência na pesquisa, na qual pudéssemos encontrar o maior número estudos que, foram filtrados de acordo com os critérios escolhidos, dentre eles, adequação à temática. A base de dados utilizada foi o Banco de Dissertações e Teses da Capes, no período de fevereiro de 2017. Os resultados deste estudo apontaram: deficiência de desenvolvimento de pesquisas em relação às ações de prevenção ao uso de drogas na escola, com jovens e adultos estudantes, principalmente voltadas para práticas pedagógicas inovadoras; apontaram que as abordagens de prevenção direcionadas para ações curativas e proibicionistas não vem surtindo efeito desejado no enfrentamento às drogas, bem como para a necessidade da busca das reais demandas dos sujeitos da escola frente a problemática e modificações nas condições de ensino e aprendizagem que privilegiem ações pedagógicas que proporcionem um leque maior de oportunidades para o crescimento intelectual e profissional dos sujeitos envolvidos.
id UESB-7_4e3813c8284be8bb93c741e7c818a0ae
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4101
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:: DIÁLOGO COM O CAMPO DE PESQUISA.Com o objetivo de analisar estratégias de prevenção ao uso de drogas na escola de jovens e adultos estudantes, com vistas à prática pedagógica inserida no centro do processo educativo, bem como as implicações e os desafios resultantes destas ações na qualidade da educação para prevenção, foi realizado esse levantamento de produção científica referente neste domínio. A metodologia utilizada foi a de revisão sistemática a partir dos descritores “prevenção ao uso de drogas” e “prevenção ao abuso de drogas” e com o cruzamento destes com “formação de professores” e “prática pedagógica”, possibilitando maior abrangência na pesquisa, na qual pudéssemos encontrar o maior número estudos que, foram filtrados de acordo com os critérios escolhidos, dentre eles, adequação à temática. A base de dados utilizada foi o Banco de Dissertações e Teses da Capes, no período de fevereiro de 2017. Os resultados deste estudo apontaram: deficiência de desenvolvimento de pesquisas em relação às ações de prevenção ao uso de drogas na escola, com jovens e adultos estudantes, principalmente voltadas para práticas pedagógicas inovadoras; apontaram que as abordagens de prevenção direcionadas para ações curativas e proibicionistas não vem surtindo efeito desejado no enfrentamento às drogas, bem como para a necessidade da busca das reais demandas dos sujeitos da escola frente a problemática e modificações nas condições de ensino e aprendizagem que privilegiem ações pedagógicas que proporcionem um leque maior de oportunidades para o crescimento intelectual e profissional dos sujeitos envolvidos.Edições UESB2018-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/410110.22481/praxis.v14i29.4101Práxis Educacional; v. 14 n. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 106-125Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 106-125Práxis Educacional; Vol. 14 No. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 106-1252178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4101/3355Moura, Maria da Glória CarvalhoMelo, Belisa Maria da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:16:00Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4101Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:16Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:: DIÁLOGO COM O CAMPO DE PESQUISA.
title PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:: DIÁLOGO COM O CAMPO DE PESQUISA.
spellingShingle PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:: DIÁLOGO COM O CAMPO DE PESQUISA.
Moura, Maria da Glória Carvalho
title_short PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:: DIÁLOGO COM O CAMPO DE PESQUISA.
title_full PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:: DIÁLOGO COM O CAMPO DE PESQUISA.
title_fullStr PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:: DIÁLOGO COM O CAMPO DE PESQUISA.
title_full_unstemmed PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:: DIÁLOGO COM O CAMPO DE PESQUISA.
title_sort PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:: DIÁLOGO COM O CAMPO DE PESQUISA.
author Moura, Maria da Glória Carvalho
author_facet Moura, Maria da Glória Carvalho
Melo, Belisa Maria da Silva
author_role author
author2 Melo, Belisa Maria da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Maria da Glória Carvalho
Melo, Belisa Maria da Silva
description Com o objetivo de analisar estratégias de prevenção ao uso de drogas na escola de jovens e adultos estudantes, com vistas à prática pedagógica inserida no centro do processo educativo, bem como as implicações e os desafios resultantes destas ações na qualidade da educação para prevenção, foi realizado esse levantamento de produção científica referente neste domínio. A metodologia utilizada foi a de revisão sistemática a partir dos descritores “prevenção ao uso de drogas” e “prevenção ao abuso de drogas” e com o cruzamento destes com “formação de professores” e “prática pedagógica”, possibilitando maior abrangência na pesquisa, na qual pudéssemos encontrar o maior número estudos que, foram filtrados de acordo com os critérios escolhidos, dentre eles, adequação à temática. A base de dados utilizada foi o Banco de Dissertações e Teses da Capes, no período de fevereiro de 2017. Os resultados deste estudo apontaram: deficiência de desenvolvimento de pesquisas em relação às ações de prevenção ao uso de drogas na escola, com jovens e adultos estudantes, principalmente voltadas para práticas pedagógicas inovadoras; apontaram que as abordagens de prevenção direcionadas para ações curativas e proibicionistas não vem surtindo efeito desejado no enfrentamento às drogas, bem como para a necessidade da busca das reais demandas dos sujeitos da escola frente a problemática e modificações nas condições de ensino e aprendizagem que privilegiem ações pedagógicas que proporcionem um leque maior de oportunidades para o crescimento intelectual e profissional dos sujeitos envolvidos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4101
10.22481/praxis.v14i29.4101
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4101
identifier_str_mv 10.22481/praxis.v14i29.4101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4101/3355
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 14 n. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 106-125
Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 106-125
Práxis Educacional; Vol. 14 No. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 106-125
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816927162368