HERMENEUTICS AND EDUCATION: IMPLICATIONS FROM THINKING OF HANS-GEORG GADAMER AND JÜRGEN HABERMAS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5912 |
Resumo: | o presente texto tem por objetivo apresentar as contribuições do pensamento hermenêutico residente nos postulados teóricos de Hans-Georg Gadamer e Jürgen Habermas. Para tanto, se fará necessário recorrer aos pressupostos basilares que formam a estrutura fundante do pensamento destes dois filósofos, bem como tecer uma articulação crítica entre eles e, posteriormente, trazer para o âmbito educativo como maneira de evidenciar as devidas contribuições para uma formação humana que preze tanto para a compreensão interpretativa quanto para o entendimento entre os sujeitos envolvidos no contexto escolar. Além disso, consideramos que a hermenêutica gadameriana tornou-se uma referência de análise e discussão na contemporaneidade, isto abarcando a educação e o pensamento filosófico. Com a teoria comunicativa habermasiana vimos emergir uma proposta de teoria social atrelada ao uso da linguagem enquanto forma de mediação em interações entre sujeitos numa comunidade de falantes e, neste sentido, seu principal objetivo recai na busca por consensos estabelecidos na forma de entendimentos intersubjetivos. Assim, ao refletir os contributos da teoria hermenêutica gadameriana juntamente com a teoria social habermasiana para os processos educativos, consideramos de vital validez uma vez que partilham da premissa legitimadora da integração entre os indivíduos participantes de um contexto social, seja por meio da tradição ou mesmo pelo diálogo incondicional mediado linguisticamente. |
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HERMENEUTICS AND EDUCATION: IMPLICATIONS FROM THINKING OF HANS-GEORG GADAMER AND JÜRGEN HABERMASHERMENEUTICA Y EDUCACIÓN: IMPLICACIONES DEL PENSAMIENTO DE HANS-GEORG GADAMER Y JÜRGEN HABERMASHERMENÊUTICA E EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES A PARTIR DO PENSAMENTO DE HANS-GEORG GADAMER E JÜRGEN HABERMASEducaçãoHermenêutica gadamerianaRazão comunicativa habermasianaEducaciónLa hermenéutica gadamerianaRazón comunicativa habermasianaEducationGadamerian hermeneuticsHabermasian communicative reasono presente texto tem por objetivo apresentar as contribuições do pensamento hermenêutico residente nos postulados teóricos de Hans-Georg Gadamer e Jürgen Habermas. Para tanto, se fará necessário recorrer aos pressupostos basilares que formam a estrutura fundante do pensamento destes dois filósofos, bem como tecer uma articulação crítica entre eles e, posteriormente, trazer para o âmbito educativo como maneira de evidenciar as devidas contribuições para uma formação humana que preze tanto para a compreensão interpretativa quanto para o entendimento entre os sujeitos envolvidos no contexto escolar. Além disso, consideramos que a hermenêutica gadameriana tornou-se uma referência de análise e discussão na contemporaneidade, isto abarcando a educação e o pensamento filosófico. Com a teoria comunicativa habermasiana vimos emergir uma proposta de teoria social atrelada ao uso da linguagem enquanto forma de mediação em interações entre sujeitos numa comunidade de falantes e, neste sentido, seu principal objetivo recai na busca por consensos estabelecidos na forma de entendimentos intersubjetivos. Assim, ao refletir os contributos da teoria hermenêutica gadameriana juntamente com a teoria social habermasiana para os processos educativos, consideramos de vital validez uma vez que partilham da premissa legitimadora da integração entre os indivíduos participantes de um contexto social, seja por meio da tradição ou mesmo pelo diálogo incondicional mediado linguisticamente.The present text aims to present the contributions of hermeneutic thinking residing in the theoretical postulates of Hans-Georg Gadamer and Jürgen Habermas. Therefore, it will be necessary to resort to the basic assumptions that form the founding structure of the thought of these two philosophers, as well as to weave a critical articulation between them and, later, to bring to the educational field as a way of highlighting the proper contributions to a human formation that it values both interpretative understanding and understanding among the subjects involved in the school context. Moreover, we consider that Gadamerian hermeneutics has become a reference for analysis and discussion in contemporary times, including education and philosophical thinking. With the Habermasian communicative theory we saw the emergence of a social theory proposal linked to the use of language as a form of mediation in interactions between subjects in a community of speakers and, in this sense, its main objective lies in the search for consensus established in the form of intersubjective understandings. Thus, in reflecting the contributions of Gadamerian hermeneutic theory together with the Habermasian social theory to educational processes, we consider it of vital validity since they share the legitimating premise of integration between individuals participating in a social context, either through tradition or even by unconditional dialogue mediated linguistically.El presente texto tiene como objetivo presentar las contribuciones del pensamiento hermenéutico que residen en los postulados teóricos de Hans-Georg Gadamer y Jürgen Habermas. Por lo tanto, será necesario recurrir a los supuestos básicos que forman la estructura fundacional del pensamiento de estos dos filósofos, así como tejer una articulación crítica entre ellos y, más tarde, llevarlos al campo educativo como una forma de resaltar las contribuciones adecuadas a una formación humana que valora tanto la comprensión interpretativa como la comprensión entre los sujetos involucrados en el contexto escolar. Además, consideramos que la hermenéutica gadameriana se ha convertido en una referencia para el análisis y la discusión en los tiempos contemporáneos, incluida la educación y el pensamiento filosófico. Con la teoría comunicativa habermasiana, vimos el surgimiento de una propuesta de teoría social vinculada al uso del lenguaje como una forma de mediación en las interacciones entre sujetos en una comunidad de hablantes y, en este sentido, su objetivo principal radica en la búsqueda del consenso establecido en forma de entendimientos intersubjetivos. Por lo tanto, al reflejar las contribuciones de la teoría hermenéutica gadameriana junto con la teoría social habermasiana a los procesos educativos, consideramos que tiene una validez vital, ya que comparten la premisa legitimadora de integración entre individuos que participan en un contexto social, ya sea a través de la tradición o incluso por diálogo incondicional mediado lingüísticamente.Edições UESB2019-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/591210.22481/praxisedu.v15i36.5912Práxis Educacional; v. 15 n. 36 (2019): Edição Especial; 566-582Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 36 (2019): Edição Especial; 566-582Práxis Educacional; Vol. 15 No. 36 (2019): Edição Especial; 566-5822178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5912/4427Menezes, Anderson de AlencarLourenço, Darlan do Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:20:00Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5912Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:20Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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