LA TRIANGULACIÓN EN EVALUACIÓN EN EDUCACIÓN
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5941 |
Resumo: | Neste trabalho, busca-se discutir a metodologia da triangulação na pesquisa científica em educação em sua relação com a abordagem qualitativa e com o materialismo histórico-dialético. Percebemos, à época do mestrado, a fluidez entre os estudiosos na caracterização dessa metodologia e, em consequência, de um lado, buscamos sintetizar as ideias mais recorrentes, bem como, de outro, aproximá-las da abordagem qualitativa e do materialismo histórico-dialético. Para tentar compreender a questão, realizou-se um estudo bibliográfico, cuja finalidade foi entender o que é a metodologia da triangulação e, ao mesmo tempo, ver a possibilidade de a metodologia da triangulação ser compreendida na abordagem qualitativa com nuances do materialismo histórico-dialético. A pesquisa nos possibilitou chegar às seguintes constatações: ao utilizar a metodologia da triangulação na pesquisa científica em educação, procura-se construir tanto uma aproximação multifacetada do objeto estudado, a partir de vários olhares, quanto um retrato mais objetivo da realidade pesquisada, em um cenário no qual se busca reduzir as contradições e o subjetivismo nos estudos científicos. É possível, pois, utilizando a metodologia da triangulação, compreender o fenômeno analisado para além do que está na aparência, é possível compreendê-lo na síntese das múltiplas relações em que ele é tecido na realidade sócio- historicamente construída. |
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LA TRIANGULACIÓN EN EVALUACIÓN EN EDUCACIÓNA TRIANGULAÇÃO NA PESQUISA CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃOA TRIANGULATION IN SCIENTIFIC RESEARCH IN EDUCATIONAbordagem qualitativaTriangulaçãoMaterialismo histórico-dialéticoEnfoque cualitativoTriangulaciónMaterialismo histórico-dialécticoQualitative approachTriangulationDialectical historical materialism Neste trabalho, busca-se discutir a metodologia da triangulação na pesquisa científica em educação em sua relação com a abordagem qualitativa e com o materialismo histórico-dialético. Percebemos, à época do mestrado, a fluidez entre os estudiosos na caracterização dessa metodologia e, em consequência, de um lado, buscamos sintetizar as ideias mais recorrentes, bem como, de outro, aproximá-las da abordagem qualitativa e do materialismo histórico-dialético. Para tentar compreender a questão, realizou-se um estudo bibliográfico, cuja finalidade foi entender o que é a metodologia da triangulação e, ao mesmo tempo, ver a possibilidade de a metodologia da triangulação ser compreendida na abordagem qualitativa com nuances do materialismo histórico-dialético. A pesquisa nos possibilitou chegar às seguintes constatações: ao utilizar a metodologia da triangulação na pesquisa científica em educação, procura-se construir tanto uma aproximação multifacetada do objeto estudado, a partir de vários olhares, quanto um retrato mais objetivo da realidade pesquisada, em um cenário no qual se busca reduzir as contradições e o subjetivismo nos estudos científicos. É possível, pois, utilizando a metodologia da triangulação, compreender o fenômeno analisado para além do que está na aparência, é possível compreendê-lo na síntese das múltiplas relações em que ele é tecido na realidade sócio- historicamente construída. Este artículo discute la metodología de triangulación en la investigación científica en educación en relación con el enfoque cualitativo y el materialismo histórico-dialéctico. En el momento de la maestría, notamos la fluidez entre los académicos en la caracterización de esta metodología y, como resultado, buscamos, de un lado, sintetizar las ideas más recurrentes y, por otro lado, acercarlas al enfoque cualitativo y al materialismo histórico-dialéctico. Para tratar de entender la questión, se realizó un estudio bibliográfico, cuyo propósito fue comprender qué es la metodología de triangulación y, al mismo tiempo, ver la posibilidad de que la metodología de triangulación se coadune en el enfoque cualitativo con matices del materialismo histórico-dialéctico. La investigación nos permitió llegar a los siguientes hallazgos: al utilizar la metodología de triangulación en la investigación científica en educación, búscase construir tanto un enfoque multifacético del objeto estudiado, desde diversas perspectivas, como un retrato más objetivo de la realidad investigada, en un escenario en el que se busca reducir las contradicciones y el subjetivismo en los estudios científicos. Es posible, por lo tanto, comprender el fenómeno analizado más allá de su apariencia, es posible comprenderlo en la síntesis de las múltiples relaciones en las que se entrelaza con la realidad construida socio-históricamente. This paper discusses the methodology of triangulation in scientific research in education in relation to the qualitative approach and historical-dialectical materialism. At the time of the master's degree, we noticed the fluidity among scholars in the characterization of this methodology and, as a result, on the one hando, we sought to synthesize the most recurrent ideas and, on the other hand, to bring them closer to the qualitative approach and historical-dialectical materialism. In order to understand this question, a bibliographical study was carried out, whose purpose was to understand what triangulation methodology is and, at the same time, to see the possibility of triangulation methodology being understood in relación to qualitative approach with nuances of dialectical-historical materialism. The research allowed us to reach the following findings: by using the triangulation methodology in scientific research in education, we seek to build both a multifaceted approach to the object studied, from various perspectives, as a more objective portrait of the reality researched, in a scenario in which one seeks to reduce contradictions and subjectivism in scientific studies. It is possible, by using the methodology of triangulation to understand the phenomenon analyzed beyond its appearance, it is possible to understand it in the synthesis of the multiple relationships in which it is woven into the socio- historically constructed reality. Edições UESB2019-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/594110.22481/praxisedu.v15i36.5941Práxis Educacional; v. 15 n. 36 (2019): Edição Especial; 645-660Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 36 (2019): Edição Especial; 645-660Práxis Educacional; Vol. 15 No. 36 (2019): Edição Especial; 645-6602178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5941/4461de Sá, Lanuzia Tércia FreireHenrique, Ana Lúcia Sarmentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:20:00Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5941Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:20Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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