DIMENSÕES A SEREM CONSIDERADAS PARA A DISCUSSÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA REALIDADE AMAZÔNICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colares, Maria Lília Imbiriba Sousa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz, Perez, José Roberto Rus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2926
Resumo: No contexto de uma pesquisa financiada no escopo do Programa de Cooperação Acadêmica – PROCAD e nomeada "As Experiências Pedagógicas das Políticas de Educação Integral na Amazônia: Rede de Pesquisa e Formação Acadêmica" envolvendo três Universidades (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; Universidade Federal de Rondônia - UNIR e Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA), este trabalho visa a parte norte do Brasil, em particular a cidade de Santarém, no estado do Pará. Nosso objetivo é problematizar e refletir sobre a relação entre três dimensões: socioeconômica, educacional e ambiental, que, embora apresentadas separadamente, são imbricadas e devem ser consideradas em uma perspectiva dialógica na discussão das políticas educacionais na realidade amazônica. A metodologia baseia-se em pesquisa bibliográfica e documental, de modo que os dados apresentados são oriundos de órgãos públicos nacionais e estaduais. Portanto, a estrutura do artigo possui uma introdução para apresentar a área onde o estudo é conduzido, seguido da exposição dos dados de cada dimensão, terminando com algumas considerações para discutir políticas públicas educacionais na região amazônica.    
id UESB-7_5c9b70e273a29a5a065f3b0141c2a555
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2926
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling DIMENSÕES A SEREM CONSIDERADAS PARA A DISCUSSÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA REALIDADE AMAZÔNICAPalavras Chave: Políticas Públicas. Amazônia. Educação.No contexto de uma pesquisa financiada no escopo do Programa de Cooperação Acadêmica – PROCAD e nomeada "As Experiências Pedagógicas das Políticas de Educação Integral na Amazônia: Rede de Pesquisa e Formação Acadêmica" envolvendo três Universidades (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; Universidade Federal de Rondônia - UNIR e Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA), este trabalho visa a parte norte do Brasil, em particular a cidade de Santarém, no estado do Pará. Nosso objetivo é problematizar e refletir sobre a relação entre três dimensões: socioeconômica, educacional e ambiental, que, embora apresentadas separadamente, são imbricadas e devem ser consideradas em uma perspectiva dialógica na discussão das políticas educacionais na realidade amazônica. A metodologia baseia-se em pesquisa bibliográfica e documental, de modo que os dados apresentados são oriundos de órgãos públicos nacionais e estaduais. Portanto, a estrutura do artigo possui uma introdução para apresentar a área onde o estudo é conduzido, seguido da exposição dos dados de cada dimensão, terminando com algumas considerações para discutir políticas públicas educacionais na região amazônica.    Edições UESB2018-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/292610.22481/praxis.v14i27.2926Práxis Educacional; v. 14 n. 27 (2018): JAN/MARPráxis Educacional; Vol. 14 Núm. 27 (2018): JAN/MARPráxis Educacional; Vol. 14 No. 27 (2018): JAN/MAR2178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2926/2434Copyright (c) 2018 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessColares, Maria Lília Imbiriba SousaAssis, Ana Elisa Spaolonzi QueirozPerez, José Roberto Rus2021-09-28T20:48:38Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2926Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-09-28T20:48:38Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv DIMENSÕES A SEREM CONSIDERADAS PARA A DISCUSSÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA REALIDADE AMAZÔNICA
title DIMENSÕES A SEREM CONSIDERADAS PARA A DISCUSSÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA REALIDADE AMAZÔNICA
spellingShingle DIMENSÕES A SEREM CONSIDERADAS PARA A DISCUSSÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA REALIDADE AMAZÔNICA
Colares, Maria Lília Imbiriba Sousa
Palavras Chave: Políticas Públicas. Amazônia. Educação.
title_short DIMENSÕES A SEREM CONSIDERADAS PARA A DISCUSSÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA REALIDADE AMAZÔNICA
title_full DIMENSÕES A SEREM CONSIDERADAS PARA A DISCUSSÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA REALIDADE AMAZÔNICA
title_fullStr DIMENSÕES A SEREM CONSIDERADAS PARA A DISCUSSÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA REALIDADE AMAZÔNICA
title_full_unstemmed DIMENSÕES A SEREM CONSIDERADAS PARA A DISCUSSÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA REALIDADE AMAZÔNICA
title_sort DIMENSÕES A SEREM CONSIDERADAS PARA A DISCUSSÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA REALIDADE AMAZÔNICA
author Colares, Maria Lília Imbiriba Sousa
author_facet Colares, Maria Lília Imbiriba Sousa
Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz
Perez, José Roberto Rus
author_role author
author2 Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz
Perez, José Roberto Rus
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Colares, Maria Lília Imbiriba Sousa
Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz
Perez, José Roberto Rus
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras Chave: Políticas Públicas. Amazônia. Educação.
topic Palavras Chave: Políticas Públicas. Amazônia. Educação.
description No contexto de uma pesquisa financiada no escopo do Programa de Cooperação Acadêmica – PROCAD e nomeada "As Experiências Pedagógicas das Políticas de Educação Integral na Amazônia: Rede de Pesquisa e Formação Acadêmica" envolvendo três Universidades (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; Universidade Federal de Rondônia - UNIR e Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA), este trabalho visa a parte norte do Brasil, em particular a cidade de Santarém, no estado do Pará. Nosso objetivo é problematizar e refletir sobre a relação entre três dimensões: socioeconômica, educacional e ambiental, que, embora apresentadas separadamente, são imbricadas e devem ser consideradas em uma perspectiva dialógica na discussão das políticas educacionais na realidade amazônica. A metodologia baseia-se em pesquisa bibliográfica e documental, de modo que os dados apresentados são oriundos de órgãos públicos nacionais e estaduais. Portanto, a estrutura do artigo possui uma introdução para apresentar a área onde o estudo é conduzido, seguido da exposição dos dados de cada dimensão, terminando com algumas considerações para discutir políticas públicas educacionais na região amazônica.    
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2926
10.22481/praxis.v14i27.2926
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2926
identifier_str_mv 10.22481/praxis.v14i27.2926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2926/2434
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 14 n. 27 (2018): JAN/MAR
Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 27 (2018): JAN/MAR
Práxis Educacional; Vol. 14 No. 27 (2018): JAN/MAR
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816868442112