Alfabetização de adultos: uma ferramenta para a sustentabilidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/869 |
Resumo: | O presente trabalho estuda a interconexão entre o exercício da sustentabilidade e a educação. Defende-se a ideia que há um aumento das possibilidades de execução de práticas sustentáveis quanto maior for o nível de instrução de um povo. Com vistas a sedimentar esse entendimento, investigou-se algumas normas afetas à matéria, notadamente no que diz respeito à cidadania, educação e ao meio ambiente, dialogando-se com a literatura pertinente e realizando reflexões críticas sobre a temática em questão. Constatou-se que o engajamento da sociedade é essencial no combate à degradação da natureza. Diante desse cenário, verificou-se a importância de cidadãos atuantes comprometidos com essa luta. Abordaram-se, assim, alguns aspectos inerentes às práticas educativas no país e estudou-se a problemática dos adultos não alfabetizados e a dificuldade de inseri-los ativamente no meio social, considerando os obstáculos encontrados por aqueles que não têm leitura do mundo, em exercitar seus direitos e deveres. Inferiu-se que a educação é pressuposto da cidadania e que alfabetizar um adulto implica numa transformação libertadora, capaz de formar um cidadão e torná-lo uma ferramenta para a da sustentabilidade. |
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Alfabetização de adultos: uma ferramenta para a sustentabilidadeCidadaniaEducaçãoMeio ambienteO presente trabalho estuda a interconexão entre o exercício da sustentabilidade e a educação. Defende-se a ideia que há um aumento das possibilidades de execução de práticas sustentáveis quanto maior for o nível de instrução de um povo. Com vistas a sedimentar esse entendimento, investigou-se algumas normas afetas à matéria, notadamente no que diz respeito à cidadania, educação e ao meio ambiente, dialogando-se com a literatura pertinente e realizando reflexões críticas sobre a temática em questão. Constatou-se que o engajamento da sociedade é essencial no combate à degradação da natureza. Diante desse cenário, verificou-se a importância de cidadãos atuantes comprometidos com essa luta. Abordaram-se, assim, alguns aspectos inerentes às práticas educativas no país e estudou-se a problemática dos adultos não alfabetizados e a dificuldade de inseri-los ativamente no meio social, considerando os obstáculos encontrados por aqueles que não têm leitura do mundo, em exercitar seus direitos e deveres. Inferiu-se que a educação é pressuposto da cidadania e que alfabetizar um adulto implica numa transformação libertadora, capaz de formar um cidadão e torná-lo uma ferramenta para a da sustentabilidade.Edições UESB2015-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/869Práxis Educacional; v. 12 n. 21 (2016): Prática Pedagógica; 231-246Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 21 (2016): Prática Pedagógica; 231-246Práxis Educacional; Vol. 12 No. 21 (2016): Prática Pedagógica; 231-2462178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/869/739Alves, José LuizCâncio, Daniela de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:05:38Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/869Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:05:38Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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