O estreitamento curricular em função dos resultados das avaliações externas em larga escala

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gesqui, Luiz Carlos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/848
Resumo: Dentre as finalidades das avaliações educacionais em larga escala destaca-se a de contribuir com a gestão das escolas, fornecendo-lhes informações referentes ao fluxo e desempenho escolar de seus alunos, por exemplo. Com isso, busca impulsionar a qualidade educacional expressa em seus indicadores. Todavia, observou-se, por meio de participações em reuniões pedagógicas num conjunto de quatro escolas públicas paulistas de ensino regular, no período de 2008 a 2011, que os resultados obtidos nessas avaliações são determinantes na definição de práticas escolares efetivadas, em comum acordo, por gestores escolares e docentes no cotidiano escolar. Destacam-se os diversos modos como gestores escolares e docentes são pressionados pelo cumprimento das metas do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (IDESP) anualmente estabelecidas pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP) e, em função dessa pressão, as práticas escolares mais recorrentes efetivadas por estas escolas são o excessivo uso dos “simulados” das avaliações externas e a promoção dos alunos para a série seguinte basicamente a partir do registro de sua frequência dentro dos limites legalmente estabelecidos. O controle promovido pela difusão das avaliações em larga escala, nesse caso expressas nos indicadores do IDESP, produz e referenda práticas escolares que diminuem significativamente o conjunto de informações a que os alunos deveriam ter acesso por meio da escola, bem como impele docentes e gestores ao estreitamento do currículo escolar em prol da obtenção de indicadores estatísticos e em detrimento do processo de ensino e aprendizagem.
id UESB-7_617ac0f3d7396d9e38802113ce4137b4
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/848
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling O estreitamento curricular em função dos resultados das avaliações externas em larga escalaEstreitamento curricularPráticas educacionaisAvaliação externaDentre as finalidades das avaliações educacionais em larga escala destaca-se a de contribuir com a gestão das escolas, fornecendo-lhes informações referentes ao fluxo e desempenho escolar de seus alunos, por exemplo. Com isso, busca impulsionar a qualidade educacional expressa em seus indicadores. Todavia, observou-se, por meio de participações em reuniões pedagógicas num conjunto de quatro escolas públicas paulistas de ensino regular, no período de 2008 a 2011, que os resultados obtidos nessas avaliações são determinantes na definição de práticas escolares efetivadas, em comum acordo, por gestores escolares e docentes no cotidiano escolar. Destacam-se os diversos modos como gestores escolares e docentes são pressionados pelo cumprimento das metas do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (IDESP) anualmente estabelecidas pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP) e, em função dessa pressão, as práticas escolares mais recorrentes efetivadas por estas escolas são o excessivo uso dos “simulados” das avaliações externas e a promoção dos alunos para a série seguinte basicamente a partir do registro de sua frequência dentro dos limites legalmente estabelecidos. O controle promovido pela difusão das avaliações em larga escala, nesse caso expressas nos indicadores do IDESP, produz e referenda práticas escolares que diminuem significativamente o conjunto de informações a que os alunos deveriam ter acesso por meio da escola, bem como impele docentes e gestores ao estreitamento do currículo escolar em prol da obtenção de indicadores estatísticos e em detrimento do processo de ensino e aprendizagem.Edições UESB2015-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/848Práxis Educacional; v. 11 n. 20 (2015): Política Educacional: Análises e Perspectivas; 229-245Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 20 (2015): Política Educacional: Análises e Perspectivas; 229-245Práxis Educacional; Vol. 11 No. 20 (2015): Política Educacional: Análises e Perspectivas; 229-2452178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/848/720Gesqui, Luiz Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:05:03Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/848Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:05:03Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv O estreitamento curricular em função dos resultados das avaliações externas em larga escala
title O estreitamento curricular em função dos resultados das avaliações externas em larga escala
spellingShingle O estreitamento curricular em função dos resultados das avaliações externas em larga escala
Gesqui, Luiz Carlos
Estreitamento curricular
Práticas educacionais
Avaliação externa
title_short O estreitamento curricular em função dos resultados das avaliações externas em larga escala
title_full O estreitamento curricular em função dos resultados das avaliações externas em larga escala
title_fullStr O estreitamento curricular em função dos resultados das avaliações externas em larga escala
title_full_unstemmed O estreitamento curricular em função dos resultados das avaliações externas em larga escala
title_sort O estreitamento curricular em função dos resultados das avaliações externas em larga escala
author Gesqui, Luiz Carlos
author_facet Gesqui, Luiz Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gesqui, Luiz Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Estreitamento curricular
Práticas educacionais
Avaliação externa
topic Estreitamento curricular
Práticas educacionais
Avaliação externa
description Dentre as finalidades das avaliações educacionais em larga escala destaca-se a de contribuir com a gestão das escolas, fornecendo-lhes informações referentes ao fluxo e desempenho escolar de seus alunos, por exemplo. Com isso, busca impulsionar a qualidade educacional expressa em seus indicadores. Todavia, observou-se, por meio de participações em reuniões pedagógicas num conjunto de quatro escolas públicas paulistas de ensino regular, no período de 2008 a 2011, que os resultados obtidos nessas avaliações são determinantes na definição de práticas escolares efetivadas, em comum acordo, por gestores escolares e docentes no cotidiano escolar. Destacam-se os diversos modos como gestores escolares e docentes são pressionados pelo cumprimento das metas do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (IDESP) anualmente estabelecidas pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP) e, em função dessa pressão, as práticas escolares mais recorrentes efetivadas por estas escolas são o excessivo uso dos “simulados” das avaliações externas e a promoção dos alunos para a série seguinte basicamente a partir do registro de sua frequência dentro dos limites legalmente estabelecidos. O controle promovido pela difusão das avaliações em larga escala, nesse caso expressas nos indicadores do IDESP, produz e referenda práticas escolares que diminuem significativamente o conjunto de informações a que os alunos deveriam ter acesso por meio da escola, bem como impele docentes e gestores ao estreitamento do currículo escolar em prol da obtenção de indicadores estatísticos e em detrimento do processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/848
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/848/720
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 11 n. 20 (2015): Política Educacional: Análises e Perspectivas; 229-245
Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 20 (2015): Política Educacional: Análises e Perspectivas; 229-245
Práxis Educacional; Vol. 11 No. 20 (2015): Política Educacional: Análises e Perspectivas; 229-245
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816010706944