Uso de las TIC en las prácticas de la formación inicial de futuros profesores de secundaria de matemáticas en España

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvajal, Sílvia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Giménez, Joaquim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/825
Resumo: Este artigo descreve, primeiramente, o contexto da formação inicial de professores de matemática para ensino médio da Espanha. Em seguida, descreve a utilização das TIC pelos futuros professores em seus estágios do Mestrado em Matemática de Ensino Secundário, na Universidade de Barcelona (Espanha), em que se tem de projetar e implementar uma unidade didática. O artigo também analisa, a partir do que se registra na dissertação final do Mestrado, os avanços que ocorrem como resultado de reflexão sobre a sua própria prática. Como resultado, registra-se que muitos futuros professores não chegam a utilizar as TIC na execução da sua unidade de ensino. Por outro lado, a reflexão propiciada no Trabalho Final de Mestrado sobre a própria prática, realizada com o objetivo de melhorar sua unidade didática para auma futura implementação, possibilita inferir um desenvolvimento do nível de uso das TIC em futuras aulas.
id UESB-7_676c9ec88504a8f8a0c135bbe4f71de7
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/825
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Uso de las TIC en las prácticas de la formación inicial de futuros profesores de secundaria de matemáticas en EspañaFormación inicial de profesoresMatemáticas.SecundariaTICEste artigo descreve, primeiramente, o contexto da formação inicial de professores de matemática para ensino médio da Espanha. Em seguida, descreve a utilização das TIC pelos futuros professores em seus estágios do Mestrado em Matemática de Ensino Secundário, na Universidade de Barcelona (Espanha), em que se tem de projetar e implementar uma unidade didática. O artigo também analisa, a partir do que se registra na dissertação final do Mestrado, os avanços que ocorrem como resultado de reflexão sobre a sua própria prática. Como resultado, registra-se que muitos futuros professores não chegam a utilizar as TIC na execução da sua unidade de ensino. Por outro lado, a reflexão propiciada no Trabalho Final de Mestrado sobre a própria prática, realizada com o objetivo de melhorar sua unidade didática para auma futura implementação, possibilita inferir um desenvolvimento do nível de uso das TIC em futuras aulas.Edições UESB2015-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/825Práxis Educacional; v. 11 n. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 155-169Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 155-169Práxis Educacional; Vol. 11 No. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 155-1692178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/825/699Carvajal, SílviaGiménez, Joaquiminfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:04:41Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/825Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:04:41Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de las TIC en las prácticas de la formación inicial de futuros profesores de secundaria de matemáticas en España
title Uso de las TIC en las prácticas de la formación inicial de futuros profesores de secundaria de matemáticas en España
spellingShingle Uso de las TIC en las prácticas de la formación inicial de futuros profesores de secundaria de matemáticas en España
Carvajal, Sílvia
Formación inicial de profesores
Matemáticas.
Secundaria
TIC
title_short Uso de las TIC en las prácticas de la formación inicial de futuros profesores de secundaria de matemáticas en España
title_full Uso de las TIC en las prácticas de la formación inicial de futuros profesores de secundaria de matemáticas en España
title_fullStr Uso de las TIC en las prácticas de la formación inicial de futuros profesores de secundaria de matemáticas en España
title_full_unstemmed Uso de las TIC en las prácticas de la formación inicial de futuros profesores de secundaria de matemáticas en España
title_sort Uso de las TIC en las prácticas de la formación inicial de futuros profesores de secundaria de matemáticas en España
author Carvajal, Sílvia
author_facet Carvajal, Sílvia
Giménez, Joaquim
author_role author
author2 Giménez, Joaquim
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvajal, Sílvia
Giménez, Joaquim
dc.subject.por.fl_str_mv Formación inicial de profesores
Matemáticas.
Secundaria
TIC
topic Formación inicial de profesores
Matemáticas.
Secundaria
TIC
description Este artigo descreve, primeiramente, o contexto da formação inicial de professores de matemática para ensino médio da Espanha. Em seguida, descreve a utilização das TIC pelos futuros professores em seus estágios do Mestrado em Matemática de Ensino Secundário, na Universidade de Barcelona (Espanha), em que se tem de projetar e implementar uma unidade didática. O artigo também analisa, a partir do que se registra na dissertação final do Mestrado, os avanços que ocorrem como resultado de reflexão sobre a sua própria prática. Como resultado, registra-se que muitos futuros professores não chegam a utilizar as TIC na execução da sua unidade de ensino. Por outro lado, a reflexão propiciada no Trabalho Final de Mestrado sobre a própria prática, realizada com o objetivo de melhorar sua unidade didática para auma futura implementação, possibilita inferir um desenvolvimento do nível de uso das TIC em futuras aulas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/825
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/825/699
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 11 n. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 155-169
Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 155-169
Práxis Educacional; Vol. 11 No. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 155-169
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815983443968