Uso de las TIC en las prácticas de la formación inicial de futuros profesores de secundaria de matemáticas en España
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/825 |
Resumo: | Este artigo descreve, primeiramente, o contexto da formação inicial de professores de matemática para ensino médio da Espanha. Em seguida, descreve a utilização das TIC pelos futuros professores em seus estágios do Mestrado em Matemática de Ensino Secundário, na Universidade de Barcelona (Espanha), em que se tem de projetar e implementar uma unidade didática. O artigo também analisa, a partir do que se registra na dissertação final do Mestrado, os avanços que ocorrem como resultado de reflexão sobre a sua própria prática. Como resultado, registra-se que muitos futuros professores não chegam a utilizar as TIC na execução da sua unidade de ensino. Por outro lado, a reflexão propiciada no Trabalho Final de Mestrado sobre a própria prática, realizada com o objetivo de melhorar sua unidade didática para auma futura implementação, possibilita inferir um desenvolvimento do nível de uso das TIC em futuras aulas. |
id |
UESB-7_676c9ec88504a8f8a0c135bbe4f71de7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/825 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso de las TIC en las prácticas de la formación inicial de futuros profesores de secundaria de matemáticas en EspañaFormación inicial de profesoresMatemáticas.SecundariaTICEste artigo descreve, primeiramente, o contexto da formação inicial de professores de matemática para ensino médio da Espanha. Em seguida, descreve a utilização das TIC pelos futuros professores em seus estágios do Mestrado em Matemática de Ensino Secundário, na Universidade de Barcelona (Espanha), em que se tem de projetar e implementar uma unidade didática. O artigo também analisa, a partir do que se registra na dissertação final do Mestrado, os avanços que ocorrem como resultado de reflexão sobre a sua própria prática. Como resultado, registra-se que muitos futuros professores não chegam a utilizar as TIC na execução da sua unidade de ensino. Por outro lado, a reflexão propiciada no Trabalho Final de Mestrado sobre a própria prática, realizada com o objetivo de melhorar sua unidade didática para auma futura implementação, possibilita inferir um desenvolvimento do nível de uso das TIC em futuras aulas.Edições UESB2015-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/825Práxis Educacional; v. 11 n. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 155-169Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 155-169Práxis Educacional; Vol. 11 No. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 155-1692178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/825/699Carvajal, SílviaGiménez, Joaquiminfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:04:41Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/825Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:04:41Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso de las TIC en las prácticas de la formación inicial de futuros profesores de secundaria de matemáticas en España |
title |
Uso de las TIC en las prácticas de la formación inicial de futuros profesores de secundaria de matemáticas en España |
spellingShingle |
Uso de las TIC en las prácticas de la formación inicial de futuros profesores de secundaria de matemáticas en España Carvajal, Sílvia Formación inicial de profesores Matemáticas. Secundaria TIC |
title_short |
Uso de las TIC en las prácticas de la formación inicial de futuros profesores de secundaria de matemáticas en España |
title_full |
Uso de las TIC en las prácticas de la formación inicial de futuros profesores de secundaria de matemáticas en España |
title_fullStr |
Uso de las TIC en las prácticas de la formación inicial de futuros profesores de secundaria de matemáticas en España |
title_full_unstemmed |
Uso de las TIC en las prácticas de la formación inicial de futuros profesores de secundaria de matemáticas en España |
title_sort |
Uso de las TIC en las prácticas de la formación inicial de futuros profesores de secundaria de matemáticas en España |
author |
Carvajal, Sílvia |
author_facet |
Carvajal, Sílvia Giménez, Joaquim |
author_role |
author |
author2 |
Giménez, Joaquim |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvajal, Sílvia Giménez, Joaquim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formación inicial de profesores Matemáticas. Secundaria TIC |
topic |
Formación inicial de profesores Matemáticas. Secundaria TIC |
description |
Este artigo descreve, primeiramente, o contexto da formação inicial de professores de matemática para ensino médio da Espanha. Em seguida, descreve a utilização das TIC pelos futuros professores em seus estágios do Mestrado em Matemática de Ensino Secundário, na Universidade de Barcelona (Espanha), em que se tem de projetar e implementar uma unidade didática. O artigo também analisa, a partir do que se registra na dissertação final do Mestrado, os avanços que ocorrem como resultado de reflexão sobre a sua própria prática. Como resultado, registra-se que muitos futuros professores não chegam a utilizar as TIC na execução da sua unidade de ensino. Por outro lado, a reflexão propiciada no Trabalho Final de Mestrado sobre a própria prática, realizada com o objetivo de melhorar sua unidade didática para auma futura implementação, possibilita inferir um desenvolvimento do nível de uso das TIC em futuras aulas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/825 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/825 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/825/699 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 11 n. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 155-169 Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 155-169 Práxis Educacional; Vol. 11 No. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 155-169 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068815983443968 |