Conceito de função e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Caroline Miranda Pereira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pazuch, Vinícius
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11393
Resumo: Este artigo é uma revisão sistemática de literatura com o objetivo de identificar aspectos teóricos e metodológicos de pesquisas sobre o conceito de função na formação inicial. Seguindo os princípios do Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses (PRISMA), 14 artigos foram incluídos como corpus desta revisão sistemática de literatura com base nas suas abordagens teóricas e metodológicas de pesquisa. Para fins comparativos, foram realizadas uma análise vertical e uma análise horizontal que apontam para a transição entre as múltiplas representações do conceito de função e as abordagens e recursos utilizados pelos futuros professores com maior predominância nas pesquisas. As considerações finais revelam como o conceito de função é caracterizado pelos professores na formação inicial, de modo que há dificuldades na construção de seu conhecimento conceitual, além de uma lacuna na existência de pesquisas com essa temática em território nacional.
id UESB-7_6bc8713c0ea50f532e627860b214de93
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/11393
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Conceito de função e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literaturaConcepto de función y formación inicial de profesores: una síntesis de literaturaConcept of function and initial teacher education: a systematic literature review formação inicial de professoresconceito de funçãoanálise verticalanálise horizontalformación inicial de profesoresconcepto de funciónanálisis verticalesanálisis horizontalesteacher initial educationconcept of functionvertical analysishorizontal analysisEste artigo é uma revisão sistemática de literatura com o objetivo de identificar aspectos teóricos e metodológicos de pesquisas sobre o conceito de função na formação inicial. Seguindo os princípios do Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses (PRISMA), 14 artigos foram incluídos como corpus desta revisão sistemática de literatura com base nas suas abordagens teóricas e metodológicas de pesquisa. Para fins comparativos, foram realizadas uma análise vertical e uma análise horizontal que apontam para a transição entre as múltiplas representações do conceito de função e as abordagens e recursos utilizados pelos futuros professores com maior predominância nas pesquisas. As considerações finais revelam como o conceito de função é caracterizado pelos professores na formação inicial, de modo que há dificuldades na construção de seu conhecimento conceitual, além de uma lacuna na existência de pesquisas com essa temática em território nacional.This article is a systematic literature review aimed at identifying theoretical and methodological aspects of research on the concept of function in initial training education. Following the principles of the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-analyses (PRISMA), fourteen articles were included as corpus of this systematic literature review based on the theoretical and methodological approaches of research present in the articles. For comparative purposes, a vertical analysis and a horizontal analysis were performed that point to the transition between the multiple representations of the concept of function and the approaches and resources used by future teachers with greater predominance in research. In this regard, the final considerations reveal how the concept of function is characterized by teachers in initial training education, so that there are weaknesses in the construction of their conceptual knowledge, in addition to a gap in the existence of research on this subject in the national territory.Este artículo se trata de una síntesis de la literatura con el objetivo identificar aspectos teóricos y metodológicos de investigaciones sobre el concepto de función en la formación inicial. Siguiendo los principios del Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA), 14 artículos fueron incluidos como corpus de esta síntesis de literatura con base en los abordajes teóricos y metodológicos de investigación presentes en los artículos. Para fines comparativos, se realizó un análisis vertical y un análisis horizontal que apuntan a la transición entre las múltiples representaciones del concepto de función y los enfoques y recursos utilizados por los futuros profesores con mayor predominio en las investigaciones. En este aspecto, las consideraciones finales revelan cómo el concepto de función es caracterizado por los profesores en la formación inicial, de modo que hay debilidades en la construcción de su conocimiento conceptual, además de una laguna en la existencia de investigaciones con esta temática en territorio nacional.Edições UESB2023-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos ParesArtigo de revisão sistemática de literaturaapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/1139310.22481/praxisedu.v19i50.11393Práxis Educacional; v. 19 n. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e11393Práxis Educacional; Vol. 19 Núm. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e11393Práxis Educacional; Vol. 19 No. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e113932178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11393/8046Copyright (c) 2023 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Lima, Caroline Miranda PereiraPazuch, Vinícius2023-06-12T11:25:13Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/11393Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2023-06-12T11:25:13Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Conceito de função e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura
Concepto de función y formación inicial de profesores: una síntesis de literatura
Concept of function and initial teacher education: a systematic literature review
title Conceito de função e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura
spellingShingle Conceito de função e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura
Lima, Caroline Miranda Pereira
formação inicial de professores
conceito de função
análise vertical
análise horizontal
formación inicial de profesores
concepto de función
análisis verticales
análisis horizontales
teacher initial education
concept of function
vertical analysis
horizontal analysis
title_short Conceito de função e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura
title_full Conceito de função e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura
title_fullStr Conceito de função e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura
title_full_unstemmed Conceito de função e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura
title_sort Conceito de função e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura
author Lima, Caroline Miranda Pereira
author_facet Lima, Caroline Miranda Pereira
Pazuch, Vinícius
author_role author
author2 Pazuch, Vinícius
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Caroline Miranda Pereira
Pazuch, Vinícius
dc.subject.por.fl_str_mv formação inicial de professores
conceito de função
análise vertical
análise horizontal
formación inicial de profesores
concepto de función
análisis verticales
análisis horizontales
teacher initial education
concept of function
vertical analysis
horizontal analysis
topic formação inicial de professores
conceito de função
análise vertical
análise horizontal
formación inicial de profesores
concepto de función
análisis verticales
análisis horizontales
teacher initial education
concept of function
vertical analysis
horizontal analysis
description Este artigo é uma revisão sistemática de literatura com o objetivo de identificar aspectos teóricos e metodológicos de pesquisas sobre o conceito de função na formação inicial. Seguindo os princípios do Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses (PRISMA), 14 artigos foram incluídos como corpus desta revisão sistemática de literatura com base nas suas abordagens teóricas e metodológicas de pesquisa. Para fins comparativos, foram realizadas uma análise vertical e uma análise horizontal que apontam para a transição entre as múltiplas representações do conceito de função e as abordagens e recursos utilizados pelos futuros professores com maior predominância nas pesquisas. As considerações finais revelam como o conceito de função é caracterizado pelos professores na formação inicial, de modo que há dificuldades na construção de seu conhecimento conceitual, além de uma lacuna na existência de pesquisas com essa temática em território nacional.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
Artigo de revisão sistemática de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11393
10.22481/praxisedu.v19i50.11393
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11393
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v19i50.11393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11393/8046
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 19 n. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e11393
Práxis Educacional; Vol. 19 Núm. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e11393
Práxis Educacional; Vol. 19 No. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e11393
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068813523484672