O itinerário investigativo: a etnopesquisa crítica/formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves Ferreira, Maria da Conceição
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Rodrigues Brito, Talamira Taita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/852
Resumo: Trata-se uma apresentação da etnopesquisa crítica/formação como uma possibilidade metodológica para as pesquisas de abordagem qualitativa. Explicita a origem dos conceitos, os teóricos que sustentam esse tipo de pesquisa, o itinerário que sustenta as análises, que mobiliza os olhares para o campo de pesquisa e as possibilidades, propriedades e critérios que devemos ter para compor um ambiente de rigor que os estudos etnográficos apresentam. O objetivo é, portanto, contribuir para o adensamento de reflexões, práticas em pesquisas que se preocupem em entender os movimentos da horizontalidade nos grupos sociais nas mais diversas áreas do conhecimento, em especial, na educação ajudando constituir outros olhares sobre a formação de professores. 
id UESB-7_6ffd8ba46505cc5102d33a4a76ee2180
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/852
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling O itinerário investigativo: a etnopesquisa crítica/formaçãoEtnopesquisa-crítica/formaçãoPesquisa qualitativaItinerários formativosTrata-se uma apresentação da etnopesquisa crítica/formação como uma possibilidade metodológica para as pesquisas de abordagem qualitativa. Explicita a origem dos conceitos, os teóricos que sustentam esse tipo de pesquisa, o itinerário que sustenta as análises, que mobiliza os olhares para o campo de pesquisa e as possibilidades, propriedades e critérios que devemos ter para compor um ambiente de rigor que os estudos etnográficos apresentam. O objetivo é, portanto, contribuir para o adensamento de reflexões, práticas em pesquisas que se preocupem em entender os movimentos da horizontalidade nos grupos sociais nas mais diversas áreas do conhecimento, em especial, na educação ajudando constituir outros olhares sobre a formação de professores. Edições UESB2014-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/852Práxis Educacional; v. 11 n. 20 (2015): Política Educacional: Análises e Perspectivas; 311-332Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 20 (2015): Política Educacional: Análises e Perspectivas; 311-332Práxis Educacional; Vol. 11 No. 20 (2015): Política Educacional: Análises e Perspectivas; 311-3322178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/852/724Alves Ferreira, Maria da ConceiçãoRodrigues Brito, Talamira Taitainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:05:03Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/852Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:05:03Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv O itinerário investigativo: a etnopesquisa crítica/formação
title O itinerário investigativo: a etnopesquisa crítica/formação
spellingShingle O itinerário investigativo: a etnopesquisa crítica/formação
Alves Ferreira, Maria da Conceição
Etnopesquisa-crítica/formação
Pesquisa qualitativa
Itinerários formativos
title_short O itinerário investigativo: a etnopesquisa crítica/formação
title_full O itinerário investigativo: a etnopesquisa crítica/formação
title_fullStr O itinerário investigativo: a etnopesquisa crítica/formação
title_full_unstemmed O itinerário investigativo: a etnopesquisa crítica/formação
title_sort O itinerário investigativo: a etnopesquisa crítica/formação
author Alves Ferreira, Maria da Conceição
author_facet Alves Ferreira, Maria da Conceição
Rodrigues Brito, Talamira Taita
author_role author
author2 Rodrigues Brito, Talamira Taita
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves Ferreira, Maria da Conceição
Rodrigues Brito, Talamira Taita
dc.subject.por.fl_str_mv Etnopesquisa-crítica/formação
Pesquisa qualitativa
Itinerários formativos
topic Etnopesquisa-crítica/formação
Pesquisa qualitativa
Itinerários formativos
description Trata-se uma apresentação da etnopesquisa crítica/formação como uma possibilidade metodológica para as pesquisas de abordagem qualitativa. Explicita a origem dos conceitos, os teóricos que sustentam esse tipo de pesquisa, o itinerário que sustenta as análises, que mobiliza os olhares para o campo de pesquisa e as possibilidades, propriedades e critérios que devemos ter para compor um ambiente de rigor que os estudos etnográficos apresentam. O objetivo é, portanto, contribuir para o adensamento de reflexões, práticas em pesquisas que se preocupem em entender os movimentos da horizontalidade nos grupos sociais nas mais diversas áreas do conhecimento, em especial, na educação ajudando constituir outros olhares sobre a formação de professores. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/852
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/852/724
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 11 n. 20 (2015): Política Educacional: Análises e Perspectivas; 311-332
Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 20 (2015): Política Educacional: Análises e Perspectivas; 311-332
Práxis Educacional; Vol. 11 No. 20 (2015): Política Educacional: Análises e Perspectivas; 311-332
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816018046976