O itinerário investigativo: a etnopesquisa crítica/formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/852 |
Resumo: | Trata-se uma apresentação da etnopesquisa crítica/formação como uma possibilidade metodológica para as pesquisas de abordagem qualitativa. Explicita a origem dos conceitos, os teóricos que sustentam esse tipo de pesquisa, o itinerário que sustenta as análises, que mobiliza os olhares para o campo de pesquisa e as possibilidades, propriedades e critérios que devemos ter para compor um ambiente de rigor que os estudos etnográficos apresentam. O objetivo é, portanto, contribuir para o adensamento de reflexões, práticas em pesquisas que se preocupem em entender os movimentos da horizontalidade nos grupos sociais nas mais diversas áreas do conhecimento, em especial, na educação ajudando constituir outros olhares sobre a formação de professores. |
id |
UESB-7_6ffd8ba46505cc5102d33a4a76ee2180 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/852 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O itinerário investigativo: a etnopesquisa crítica/formaçãoEtnopesquisa-crítica/formaçãoPesquisa qualitativaItinerários formativosTrata-se uma apresentação da etnopesquisa crítica/formação como uma possibilidade metodológica para as pesquisas de abordagem qualitativa. Explicita a origem dos conceitos, os teóricos que sustentam esse tipo de pesquisa, o itinerário que sustenta as análises, que mobiliza os olhares para o campo de pesquisa e as possibilidades, propriedades e critérios que devemos ter para compor um ambiente de rigor que os estudos etnográficos apresentam. O objetivo é, portanto, contribuir para o adensamento de reflexões, práticas em pesquisas que se preocupem em entender os movimentos da horizontalidade nos grupos sociais nas mais diversas áreas do conhecimento, em especial, na educação ajudando constituir outros olhares sobre a formação de professores. Edições UESB2014-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/852Práxis Educacional; v. 11 n. 20 (2015): Política Educacional: Análises e Perspectivas; 311-332Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 20 (2015): Política Educacional: Análises e Perspectivas; 311-332Práxis Educacional; Vol. 11 No. 20 (2015): Política Educacional: Análises e Perspectivas; 311-3322178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/852/724Alves Ferreira, Maria da ConceiçãoRodrigues Brito, Talamira Taitainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:05:03Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/852Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:05:03Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O itinerário investigativo: a etnopesquisa crítica/formação |
title |
O itinerário investigativo: a etnopesquisa crítica/formação |
spellingShingle |
O itinerário investigativo: a etnopesquisa crítica/formação Alves Ferreira, Maria da Conceição Etnopesquisa-crítica/formação Pesquisa qualitativa Itinerários formativos |
title_short |
O itinerário investigativo: a etnopesquisa crítica/formação |
title_full |
O itinerário investigativo: a etnopesquisa crítica/formação |
title_fullStr |
O itinerário investigativo: a etnopesquisa crítica/formação |
title_full_unstemmed |
O itinerário investigativo: a etnopesquisa crítica/formação |
title_sort |
O itinerário investigativo: a etnopesquisa crítica/formação |
author |
Alves Ferreira, Maria da Conceição |
author_facet |
Alves Ferreira, Maria da Conceição Rodrigues Brito, Talamira Taita |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues Brito, Talamira Taita |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves Ferreira, Maria da Conceição Rodrigues Brito, Talamira Taita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Etnopesquisa-crítica/formação Pesquisa qualitativa Itinerários formativos |
topic |
Etnopesquisa-crítica/formação Pesquisa qualitativa Itinerários formativos |
description |
Trata-se uma apresentação da etnopesquisa crítica/formação como uma possibilidade metodológica para as pesquisas de abordagem qualitativa. Explicita a origem dos conceitos, os teóricos que sustentam esse tipo de pesquisa, o itinerário que sustenta as análises, que mobiliza os olhares para o campo de pesquisa e as possibilidades, propriedades e critérios que devemos ter para compor um ambiente de rigor que os estudos etnográficos apresentam. O objetivo é, portanto, contribuir para o adensamento de reflexões, práticas em pesquisas que se preocupem em entender os movimentos da horizontalidade nos grupos sociais nas mais diversas áreas do conhecimento, em especial, na educação ajudando constituir outros olhares sobre a formação de professores. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/852 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/852 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/852/724 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 11 n. 20 (2015): Política Educacional: Análises e Perspectivas; 311-332 Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 20 (2015): Política Educacional: Análises e Perspectivas; 311-332 Práxis Educacional; Vol. 11 No. 20 (2015): Política Educacional: Análises e Perspectivas; 311-332 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068816018046976 |