O regresso das indefinições sobre a formação de professores: entre disputas, negações e resistências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Mark Clark Assen de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8923
Resumo: This article proposes to discuss policies for the formation of teacher in Kindergarten and Early Years of Elementary School in higher education in Brazil. Thus, the analysis is organized from documentary research reporting the review and analysis of the teacher training policy set in Brazil, with the approval of the current Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB) as a milestone. Law No. 9394/96 and a set of other legal texts, such as Resolution/CNE 01/2006, Resolution/CNE 02/2015 and, more recently, Resolution/CNE/CP No. 2, of December 20, 2019 It starts from the idea that the guidelines contained in this last Resolution deny achievements, condition the action of Higher Education Institutions (HEIs) and impose the return of training proposals that distort a training project, as they are not consistent with the debate and the demands of the present.
id UESB-7_74dfb023ee3b7400e5dcdde052344f85
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/8923
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling O regresso das indefinições sobre a formação de professores: entre disputas, negações e resistências El regreso de las indefiniciones sobre la formación de profesores: entre disputas, negaciones y resistencias The return of indefinitions on teacher training: among disputes, denials and resistance Indefinição do nível de formaçãoDiretrizes curriculares nacionais para a formação de professoresProjetos em disputaIndefinición del nivel de formaciónDirectrices curriculares nacionales para laformación de profesoresProyectos en disputaIndefinition of the level of trainingNational curriculum guidelines for teacher trainingProjects in dispute This article proposes to discuss policies for the formation of teacher in Kindergarten and Early Years of Elementary School in higher education in Brazil. Thus, the analysis is organized from documentary research reporting the review and analysis of the teacher training policy set in Brazil, with the approval of the current Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB) as a milestone. Law No. 9394/96 and a set of other legal texts, such as Resolution/CNE 01/2006, Resolution/CNE 02/2015 and, more recently, Resolution/CNE/CP No. 2, of December 20, 2019 It starts from the idea that the guidelines contained in this last Resolution deny achievements, condition the action of Higher Education Institutions (HEIs) and impose the return of training proposals that distort a training project, as they are not consistent with the debate and the demands of the present. O presente artigo propõe discutir políticas de formação do (a) professor (a) da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental na educação superior no Brasil. Assim, a análise organiza-se a partir de pesquisa documental reportando-se à revisão e análise da política de formação de professores (as) ambientada no Brasil tendo como marco a aprovação da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei no 9394/96 e um conjunto de outros textos legais, tais como a Resolução/CNE 01/2006, a Resolução/CNE 02/2015 e, mais recentemente, a Resolução/CNE/CP no 2, de 20 de dezembro de 2019. Parte-se da ideia de que as diretrizes circunscritas nessa última Resolução renegam conquistas, condicionam a ação das Instituições de Ensino Superior (IES) e impõem o retorno de propostas de formação que desconfiguram um projeto de formação, visto que não se coadunam com o debate e as exigências do presente. Este artículo propone discutir las políticas para la formación de (a) maestro (a) en la educación infantil y los primeros años de la escuela primaria en la educación superior en Brasil. Así, el análisis se organiza a partir de una investigación documental que reporta la revisión y análisis de la política de formación docente establecida en Brasil, con la aprobación de la vigente Ley de Lineamientos y Bases de la Educación Nacional (LDB) como hito. Ley No. 9394/96 y un conjunto de otros textos legales, como la Resolución / CNE 01/2006, la Resolución / CNE 02/2015 y, más recientemente, la Resolución / CNE / CP No. 2, de 20 de diciembre de 2019 Se parte de la idea de que los lineamientos Los contenidos en esta última Resolución niegan logros, condicionan la acción de las Instituciones de Educación Superior (IES) e imponen el retorno de propuestas formativas que distorsionan un proyecto formativo, por no ser coherentes con el debate y las demandas actuales. Edições UESB2021-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/892310.22481/praxisedu.v17i46.8923Práxis Educacional; v. 17 n. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 202-215Práxis Educacional; Vol. 17 Núm. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 202-215Práxis Educacional; Vol. 17 No. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 202-2152178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8923/5840http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Mark Clark Assen de2021-08-06T01:37:06Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/8923Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-08-06T01:37:06Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv O regresso das indefinições sobre a formação de professores: entre disputas, negações e resistências
El regreso de las indefiniciones sobre la formación de profesores: entre disputas, negaciones y resistencias
The return of indefinitions on teacher training: among disputes, denials and resistance
title O regresso das indefinições sobre a formação de professores: entre disputas, negações e resistências
spellingShingle O regresso das indefinições sobre a formação de professores: entre disputas, negações e resistências
Carvalho, Mark Clark Assen de
Indefinição do nível de formação
Diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores
Projetos em disputa
Indefinición del nivel de formación
Directrices curriculares nacionales para laformación de profesores
Proyectos en disputa
Indefinition of the level of training
National curriculum guidelines for teacher training
Projects in dispute
title_short O regresso das indefinições sobre a formação de professores: entre disputas, negações e resistências
title_full O regresso das indefinições sobre a formação de professores: entre disputas, negações e resistências
title_fullStr O regresso das indefinições sobre a formação de professores: entre disputas, negações e resistências
title_full_unstemmed O regresso das indefinições sobre a formação de professores: entre disputas, negações e resistências
title_sort O regresso das indefinições sobre a formação de professores: entre disputas, negações e resistências
author Carvalho, Mark Clark Assen de
author_facet Carvalho, Mark Clark Assen de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Mark Clark Assen de
dc.subject.por.fl_str_mv Indefinição do nível de formação
Diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores
Projetos em disputa
Indefinición del nivel de formación
Directrices curriculares nacionales para laformación de profesores
Proyectos en disputa
Indefinition of the level of training
National curriculum guidelines for teacher training
Projects in dispute
topic Indefinição do nível de formação
Diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores
Projetos em disputa
Indefinición del nivel de formación
Directrices curriculares nacionales para laformación de profesores
Proyectos en disputa
Indefinition of the level of training
National curriculum guidelines for teacher training
Projects in dispute
description This article proposes to discuss policies for the formation of teacher in Kindergarten and Early Years of Elementary School in higher education in Brazil. Thus, the analysis is organized from documentary research reporting the review and analysis of the teacher training policy set in Brazil, with the approval of the current Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB) as a milestone. Law No. 9394/96 and a set of other legal texts, such as Resolution/CNE 01/2006, Resolution/CNE 02/2015 and, more recently, Resolution/CNE/CP No. 2, of December 20, 2019 It starts from the idea that the guidelines contained in this last Resolution deny achievements, condition the action of Higher Education Institutions (HEIs) and impose the return of training proposals that distort a training project, as they are not consistent with the debate and the demands of the present.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8923
10.22481/praxisedu.v17i46.8923
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8923
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v17i46.8923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8923/5840
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 17 n. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 202-215
Práxis Educacional; Vol. 17 Núm. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 202-215
Práxis Educacional; Vol. 17 No. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 202-215
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068820413677568