Licenciaturas em biologia e a legislação de formação docente: análise das similitudes e divergências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Obertal
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Teixeira, Paulo Marcelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11122
Resumo: Este trabalho analisou comparativamente os Projetos Pedagógicos de três cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma instituição, no sentido de examinar os processos de adequação as seguintes regulamentações oficiais sobre formação docente: as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas (DCN-CB), as DCN 01/2002, as DCN 02/2015, a Resolução n. 70/2019 e o Projeto Pedagógico Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação da UESB (PPI-FP/ UESB). Ao analisar os resultados, constatamos que, no geral, os três cusros apresentam mais similitudes que divergências. Em consonância com as DCN-CB e as DCN 01/2002 nos PPC atuais dos três cursos as principais similitudes foram: os objetivos apresentam a mesma perspectiva formativa, a carga horária na dimensão Fundamentos Filosóficos e Sociais é pequena; a Prática como componente curricular (PCC) está com sua carga horária mínima distribuída ao longo do curso, sem estar integrada às atividades relacionadas ao Estágio Supervisionado, não sendo contemplada nas disciplinas de conteúdo específicos e com a dinâmica de funcionamento sem atender a perspectiva interdisciplinar. E como divergência principal podemos explicitar, por exemplo, o fato de dois dos cursos apresentarem o enfoque do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) voltado exclusivamente para a área de educação. No que diz respeito às DCN 02/2015, nos três cursos se faz necessário alguns ajustes nos novos PPC, principalmente na dinâmica de funcionamento e distribuição da PCC, para que venham fomentar ainda mais a identidade dos cursos de licenciatura como espaços privilegiados para a formação inicial de professores.
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Ao analisar os resultados, constatamos que, no geral, os três cusros apresentam mais similitudes que divergências. Em consonância com as DCN-CB e as DCN 01/2002 nos PPC atuais dos três cursos as principais similitudes foram: os objetivos apresentam a mesma perspectiva formativa, a carga horária na dimensão Fundamentos Filosóficos e Sociais é pequena; a Prática como componente curricular (PCC) está com sua carga horária mínima distribuída ao longo do curso, sem estar integrada às atividades relacionadas ao Estágio Supervisionado, não sendo contemplada nas disciplinas de conteúdo específicos e com a dinâmica de funcionamento sem atender a perspectiva interdisciplinar. E como divergência principal podemos explicitar, por exemplo, o fato de dois dos cursos apresentarem o enfoque do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) voltado exclusivamente para a área de educação. No que diz respeito às DCN 02/2015, nos três cursos se faz necessário alguns ajustes nos novos PPC, principalmente na dinâmica de funcionamento e distribuição da PCC, para que venham fomentar ainda mais a identidade dos cursos de licenciatura como espaços privilegiados para a formação inicial de professores.Este trabajo analizó comparativamente los Proyectos Pedagógicos de tres carreras de Licenciatura en Ciencias Biológicas de una institución, con el fin de examinar los procesos de adecuación a las siguientes reglamentaciones oficiales sobre formación docente: las Directrices Curriculares Nacionales de las Carreras de Ciencias Biológicas (DCN-CB), DCN 01/2002, DCN 02/2015, Resolución n. 70/2019 y el Proyecto Pedagógico Institucional de Formación Inicial y Continua de Profesionales de la Educación en la UESB (PPI-FP/UESB). Al analizar los resultados, encontramos que, en general, los tres cursos tienen más similitudes que diferencias. En línea con las DCN-CB y DCN 01/2002 en el PPC actual de los tres cursos, las principales similitudes fueron: los objetivos tienen la misma perspectiva formativa, la carga horaria en la dimensión Fundamentos Filosóficos y Sociales es pequeña; La práctica como componente curricular (PCC) tiene su carga horaria mínima distribuida a lo largo del curso, sin integrarse con actividades relacionadas con las Prácticas Supervisadas, no siendo contempladas en las disciplinas con contenido específico y con la dinámica de funcionamiento sin atender la perspectiva interdisciplinaria. Y como principal divergencia podemos explicar, por ejemplo, el hecho de que dos de los cursos presenten el enfoque del Trabajo de Conclusión de Curso (TCC) enfocado exclusivamente en el área de educación. Con respecto a las DCN 02/2015, en los tres cursos es necesario hacer algunos ajustes en los nuevos PPC, principalmente en la dinámica de funcionamiento y distribución de las PCC, de modo que se siga potenciando la identidad de las carreras de licenciatura como privilegiados espacios para la formación inicial docente.This work comparatively analyzed the Pedagogical Projects of three teacher education courses in Biological Sciences of an institution to examine the processes of adjustment to the following official regulations on teacher training: the National Curriculum Guidelines for Biological Sciences Courses (DCN-CB), DCN 01/2002, DCN 02/2015, Resolution n. 70/2019 and the Institutional Pedagogical Project for Initial and Continuing Training of Education Professionals at UESB (PPI-FP / UESB). When analyzing the results, we found that, in general, the three courses have more similarities than differences. In line with the DCN-CB and DCN 01/2002 in the current PPC of the three courses, the main similarities were: the objectives have the same formative perspective, the workload in the Philosophical and Social Foundations dimension is small; Practice as a Curriculum Component (PCC) has its minimum workload distributed throughout the course, without being integrated with activities related to the Supervised Practice, not being contemplated in the disciplines with specific content and with the dynamics of operation without meeting the interdisciplinary perspective. In addition, as a main divergence, we can explain, for example, the fact that two of the courses present the focus of the Course Final Paper (TCC) focused exclusively on the area of education. With regard to DCN 02/2015, in the three courses it is necessary to make some adjustments in the new PPC, mainly in the dynamics of operation and distribution of the PCC, so that they will further promote the identity of the teacher education courses as privileged spaces for initial teacher education.Edições UESB2023-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos ParesTextoapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/1112210.22481/praxisedu.v19i50.11122Práxis Educacional; v. 19 n. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e11122Práxis Educacional; Vol. 19 Núm. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e11122Práxis Educacional; Vol. 19 No. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e111222178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11122/7468Copyright (c) 2023 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, ObertalTeixeira, Paulo Marcelo2023-03-07T11:14:57Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/11122Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2023-03-07T11:14:57Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
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