Valorização profissional docente nos sistemas de ensino de Minas Gerais e Pernambuco
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/780 |
Resumo: | Acompanha-se, desde as décadas finais do século XX, uma preocupação com a valorização do magistério face à crescente demanda destes profissionais, oriundada expansão da oferta da educação básica no Brasil, e da ameaça de futura escassez de professores em determinadas etapas de ensino em determinadasdisciplinas ou áreas de conhecimento. Organismos internacionais e instituições representativas do professorado ressaltam que são necessárias ações que visem à valorização social da profissão com vistas a uma mudança do atual quadro da força de trabalho do magistério público, haja vista que a dificuldade em atrair e manter bons profissionais no ensino reside, sobretudo, no baixo retorno salarial da carreira, nas condições de trabalho inadequadas nas escolas e no baixo prestígio social da profissão, contrastando com a alta expectativa depositada sobre a atuação dos professores. Tais ações envolvem, dentre outros aspectos, uma política de desenvolvimento profissional docente como possibilidade de progresso na vida profissional, que não se reduza apenas no aspecto formativo, mas que contemple também outros elementos de grande significância, comoo salário, as condições de trabalho e a progressão na carreira. Minas Gerais e Pernambuco têm se destacado no cenário nacional com profundas reformas emseus sistemas de ensino promovidas nas últimas gestões estaduais, apresentando políticas e ações que trazem em seu escopo a necessidade de valorizar os profissionais do ensino. Todavia, o que podemos perceber é que muitas dessas políticas e ações vão na contramão dos objetivos propostos, contribuindo, em grande medida, com um intenso processo de desprofissionalização da carreira. |
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Valorização profissional docente nos sistemas de ensino de Minas Gerais e PernambucoAcompanha-se, desde as décadas finais do século XX, uma preocupação com a valorização do magistério face à crescente demanda destes profissionais, oriundada expansão da oferta da educação básica no Brasil, e da ameaça de futura escassez de professores em determinadas etapas de ensino em determinadasdisciplinas ou áreas de conhecimento. Organismos internacionais e instituições representativas do professorado ressaltam que são necessárias ações que visem à valorização social da profissão com vistas a uma mudança do atual quadro da força de trabalho do magistério público, haja vista que a dificuldade em atrair e manter bons profissionais no ensino reside, sobretudo, no baixo retorno salarial da carreira, nas condições de trabalho inadequadas nas escolas e no baixo prestígio social da profissão, contrastando com a alta expectativa depositada sobre a atuação dos professores. Tais ações envolvem, dentre outros aspectos, uma política de desenvolvimento profissional docente como possibilidade de progresso na vida profissional, que não se reduza apenas no aspecto formativo, mas que contemple também outros elementos de grande significância, comoo salário, as condições de trabalho e a progressão na carreira. Minas Gerais e Pernambuco têm se destacado no cenário nacional com profundas reformas emseus sistemas de ensino promovidas nas últimas gestões estaduais, apresentando políticas e ações que trazem em seu escopo a necessidade de valorizar os profissionais do ensino. Todavia, o que podemos perceber é que muitas dessas políticas e ações vão na contramão dos objetivos propostos, contribuindo, em grande medida, com um intenso processo de desprofissionalização da carreira. Edições UESB2014-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/780Práxis Educacional; v. 10 n. 17 (2014): Trabalho Docente e Desenvolvimento Profissional; 67-97Práxis Educacional; Vol. 10 Núm. 17 (2014): Trabalho Docente e Desenvolvimento Profissional; 67-97Práxis Educacional; Vol. 10 No. 17 (2014): Trabalho Docente e Desenvolvimento Profissional; 67-972178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/780/660Barbosa Duarte, Alexandre WilliamOliveira, Dalila Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:04:11Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/780Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:04:11Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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