Pro-saúde: uma nova experiência educativa na formação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcanti Valente, Geilsa Soraia
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Gomes, Helena Ferraz, Alves, Fernanda Bemfica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/642
Resumo: O Ministério da Saúde tem como uma das funções prioritárias a formação de recursos humanos para a saúde, com visão humanística e preparados para atuar em um sistema de saúde qualificado e integrado. Atualmente, os gestores do Sistema Único de Saúde e as Instituições de Educação Superior (IES) vêm se esforçando para resolver tal impasse, buscando articular Saúde e Educação para incorporar, no serviço público de saúde, profissionais que corroborem com os princípios estabelecidos pela Estratégia de Saúde da Família. Frente a isso, este trabalho tem como objetivo descrever a experiência de estagiárias de Enfermagem, em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no desenvolvimento de uma atividade educativa com acadêmicas do primeiro período do curso de Graduação em Enfermagem, como proposta do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde). As atividades educativas foram desenvolvidas nos meses de abril e maio de 2009. O grupo era formado por 40 alunos, divididos em subgrupos, que participaram de três encontros com atividades pré-elaboradas, com objetivo de levantar as condições de vida da população residente na área de abrangência e influência da UBS, bem como conhecer a estrutura física da Unidade e a composição das equipes de Saúde da Família. Acredita-se que ao oferecer uma atividade educativa às acadêmicas, pode-se construir um aprendizado que leve em conta as dimensões sociais, históricas, econômicas e culturais da população.
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