INSTRUÇÃO PARANAENSE NOS OITOCENTOS: OS MÉTODOS DE ENSINO NOS ESCRITOS DE JUSTINIANO DE MELLO E SILVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5066 |
Resumo: | No trabalho em questão buscamos apontar o olhar do professor sergipano Justiniano de Mello e Silva sobre os métodos de ensino disseminados no Brasil nos anos finais do século XIX com base em seus textos publicados no jornal Sete de Março entre 1889 e 1890. A partir da análise dos escritos do intelectual mencionado, bem como de outros estudos, constatamos que os métodos de ensino foram escolhidos e remodelados de acordo com as necessidades do país. Como integrante do âmbito educacional, Justiniano de Mello e Silva expôs suas convicções ao ver as transformações ocorridas e os impactos que estas implicavam no processo de ensino. |
id |
UESB-7_86c88c8b99feb9c4c81f9611c6ebbe5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5066 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INSTRUÇÃO PARANAENSE NOS OITOCENTOS: OS MÉTODOS DE ENSINO NOS ESCRITOS DE JUSTINIANO DE MELLO E SILVAHistória da EducaçãoIntelectuaisMétodos de ensinoSéculo XIX.No trabalho em questão buscamos apontar o olhar do professor sergipano Justiniano de Mello e Silva sobre os métodos de ensino disseminados no Brasil nos anos finais do século XIX com base em seus textos publicados no jornal Sete de Março entre 1889 e 1890. A partir da análise dos escritos do intelectual mencionado, bem como de outros estudos, constatamos que os métodos de ensino foram escolhidos e remodelados de acordo com as necessidades do país. Como integrante do âmbito educacional, Justiniano de Mello e Silva expôs suas convicções ao ver as transformações ocorridas e os impactos que estas implicavam no processo de ensino.Edições UESB2019-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/506610.22481/praxis.v15i32.5066Práxis Educacional; v. 15 n. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 499-517Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 499-517Práxis Educacional; Vol. 15 No. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 499-5172178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5066/3933Ferronato, CristianoSantos, Bárbara da SilvaSantos, Andersoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:17:52Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5066Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:17:52Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INSTRUÇÃO PARANAENSE NOS OITOCENTOS: OS MÉTODOS DE ENSINO NOS ESCRITOS DE JUSTINIANO DE MELLO E SILVA |
title |
INSTRUÇÃO PARANAENSE NOS OITOCENTOS: OS MÉTODOS DE ENSINO NOS ESCRITOS DE JUSTINIANO DE MELLO E SILVA |
spellingShingle |
INSTRUÇÃO PARANAENSE NOS OITOCENTOS: OS MÉTODOS DE ENSINO NOS ESCRITOS DE JUSTINIANO DE MELLO E SILVA Ferronato, Cristiano História da Educação Intelectuais Métodos de ensino Século XIX. |
title_short |
INSTRUÇÃO PARANAENSE NOS OITOCENTOS: OS MÉTODOS DE ENSINO NOS ESCRITOS DE JUSTINIANO DE MELLO E SILVA |
title_full |
INSTRUÇÃO PARANAENSE NOS OITOCENTOS: OS MÉTODOS DE ENSINO NOS ESCRITOS DE JUSTINIANO DE MELLO E SILVA |
title_fullStr |
INSTRUÇÃO PARANAENSE NOS OITOCENTOS: OS MÉTODOS DE ENSINO NOS ESCRITOS DE JUSTINIANO DE MELLO E SILVA |
title_full_unstemmed |
INSTRUÇÃO PARANAENSE NOS OITOCENTOS: OS MÉTODOS DE ENSINO NOS ESCRITOS DE JUSTINIANO DE MELLO E SILVA |
title_sort |
INSTRUÇÃO PARANAENSE NOS OITOCENTOS: OS MÉTODOS DE ENSINO NOS ESCRITOS DE JUSTINIANO DE MELLO E SILVA |
author |
Ferronato, Cristiano |
author_facet |
Ferronato, Cristiano Santos, Bárbara da Silva Santos, Anderson |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Bárbara da Silva Santos, Anderson |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferronato, Cristiano Santos, Bárbara da Silva Santos, Anderson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Intelectuais Métodos de ensino Século XIX. |
topic |
História da Educação Intelectuais Métodos de ensino Século XIX. |
description |
No trabalho em questão buscamos apontar o olhar do professor sergipano Justiniano de Mello e Silva sobre os métodos de ensino disseminados no Brasil nos anos finais do século XIX com base em seus textos publicados no jornal Sete de Março entre 1889 e 1890. A partir da análise dos escritos do intelectual mencionado, bem como de outros estudos, constatamos que os métodos de ensino foram escolhidos e remodelados de acordo com as necessidades do país. Como integrante do âmbito educacional, Justiniano de Mello e Silva expôs suas convicções ao ver as transformações ocorridas e os impactos que estas implicavam no processo de ensino. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5066 10.22481/praxis.v15i32.5066 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5066 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxis.v15i32.5066 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5066/3933 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 15 n. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 499-517 Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 499-517 Práxis Educacional; Vol. 15 No. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 499-517 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068817498636288 |