Universidade no Brasil – identidade, autonomia e pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salerno, Soraia Kfouri
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Kfouri, Samira Fayez, Passos Braga Pires, Ennia Débora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/955
Resumo: Este trabalho busca analisar as bases da Universidade no Brasil para compreensão do movimento histórico e as motivações de políticas governamentais promotoras de avanços e retrocessos neste nível educacional, bem como o levantamento de práticas que expressam desempenhos na contemporaneidade que se identificam com o modelo anglo-saxônico de versão norte-americana nas últimas décadas. Considera-se que uma visão histórica de fundamento epistemológico pode conceder capacidade elucidativa para proposições na busca de transformações neste campo educacional, mesmo que num contexto limitado de atuação profissional, como se configura. Este trabalho é fruto de um projeto de pesquisa desenvolvido a partir da Universidade Estadual de Londrina, a metodologia utilizada é de vertente qualitativa pela pesquisa bibliográfica. Apresenta-se inicialmente, o projeto de governo de Pombal imerso numa visão determinada de ideais iluministas que estabelece os trilhos para a criação da Universidade no Brasil, a qual é gestada no início do século XX, sob a égide do Brasil republicano. Tem-se a Universidade brasileira como instituição jovem em âmbito mundial, mas envolta num antigo embate – o de conquista de seu papel na indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, em luta pela sua autonomia e valorização. A Universidade cumpre seu papel na produção do conhecimento pela pesquisa e disseminação, alimentando o ensino, ampliando a discussão para além do seu espaço, integrando a sociedade a participar desse processo de conquista mútua, pois seu sentido se configura na construção de identidades sociais.
id UESB-7_87bb05eeee62ee527fcce5fb1e60450a
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/955
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Universidade no Brasil – identidade, autonomia e pesquisaModelos de universidadePesquisaProjetos de governoEste trabalho busca analisar as bases da Universidade no Brasil para compreensão do movimento histórico e as motivações de políticas governamentais promotoras de avanços e retrocessos neste nível educacional, bem como o levantamento de práticas que expressam desempenhos na contemporaneidade que se identificam com o modelo anglo-saxônico de versão norte-americana nas últimas décadas. Considera-se que uma visão histórica de fundamento epistemológico pode conceder capacidade elucidativa para proposições na busca de transformações neste campo educacional, mesmo que num contexto limitado de atuação profissional, como se configura. Este trabalho é fruto de um projeto de pesquisa desenvolvido a partir da Universidade Estadual de Londrina, a metodologia utilizada é de vertente qualitativa pela pesquisa bibliográfica. Apresenta-se inicialmente, o projeto de governo de Pombal imerso numa visão determinada de ideais iluministas que estabelece os trilhos para a criação da Universidade no Brasil, a qual é gestada no início do século XX, sob a égide do Brasil republicano. Tem-se a Universidade brasileira como instituição jovem em âmbito mundial, mas envolta num antigo embate – o de conquista de seu papel na indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, em luta pela sua autonomia e valorização. A Universidade cumpre seu papel na produção do conhecimento pela pesquisa e disseminação, alimentando o ensino, ampliando a discussão para além do seu espaço, integrando a sociedade a participar desse processo de conquista mútua, pois seu sentido se configura na construção de identidades sociais.Edições UESB2017-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/95510.22481/praxis.v13i25.955Práxis Educacional; v. 13 n. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 94-111Práxis Educacional; Vol. 13 Núm. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 94-111Práxis Educacional; Vol. 13 No. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 94-1112178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/955/814Salerno, Soraia KfouriKfouri, Samira FayezPassos Braga Pires, Ennia Déborainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:07:40Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/955Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:07:40Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Universidade no Brasil – identidade, autonomia e pesquisa
title Universidade no Brasil – identidade, autonomia e pesquisa
spellingShingle Universidade no Brasil – identidade, autonomia e pesquisa
Salerno, Soraia Kfouri
Modelos de universidade
Pesquisa
Projetos de governo
title_short Universidade no Brasil – identidade, autonomia e pesquisa
title_full Universidade no Brasil – identidade, autonomia e pesquisa
title_fullStr Universidade no Brasil – identidade, autonomia e pesquisa
title_full_unstemmed Universidade no Brasil – identidade, autonomia e pesquisa
title_sort Universidade no Brasil – identidade, autonomia e pesquisa
author Salerno, Soraia Kfouri
author_facet Salerno, Soraia Kfouri
Kfouri, Samira Fayez
Passos Braga Pires, Ennia Débora
author_role author
author2 Kfouri, Samira Fayez
Passos Braga Pires, Ennia Débora
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salerno, Soraia Kfouri
Kfouri, Samira Fayez
Passos Braga Pires, Ennia Débora
dc.subject.por.fl_str_mv Modelos de universidade
Pesquisa
Projetos de governo
topic Modelos de universidade
Pesquisa
Projetos de governo
description Este trabalho busca analisar as bases da Universidade no Brasil para compreensão do movimento histórico e as motivações de políticas governamentais promotoras de avanços e retrocessos neste nível educacional, bem como o levantamento de práticas que expressam desempenhos na contemporaneidade que se identificam com o modelo anglo-saxônico de versão norte-americana nas últimas décadas. Considera-se que uma visão histórica de fundamento epistemológico pode conceder capacidade elucidativa para proposições na busca de transformações neste campo educacional, mesmo que num contexto limitado de atuação profissional, como se configura. Este trabalho é fruto de um projeto de pesquisa desenvolvido a partir da Universidade Estadual de Londrina, a metodologia utilizada é de vertente qualitativa pela pesquisa bibliográfica. Apresenta-se inicialmente, o projeto de governo de Pombal imerso numa visão determinada de ideais iluministas que estabelece os trilhos para a criação da Universidade no Brasil, a qual é gestada no início do século XX, sob a égide do Brasil republicano. Tem-se a Universidade brasileira como instituição jovem em âmbito mundial, mas envolta num antigo embate – o de conquista de seu papel na indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, em luta pela sua autonomia e valorização. A Universidade cumpre seu papel na produção do conhecimento pela pesquisa e disseminação, alimentando o ensino, ampliando a discussão para além do seu espaço, integrando a sociedade a participar desse processo de conquista mútua, pois seu sentido se configura na construção de identidades sociais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/955
10.22481/praxis.v13i25.955
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/955
identifier_str_mv 10.22481/praxis.v13i25.955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/955/814
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 13 n. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 94-111
Práxis Educacional; Vol. 13 Núm. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 94-111
Práxis Educacional; Vol. 13 No. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 94-111
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816518217728