Núcleo de pesquisa escolar compartilhada: formação continuada investigativa na constituição de experiências instituintes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Raimunda Nonata da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sousa, Arsenia Pereira de, Frazão, Maria das Dores Cardoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/560
Resumo: Análise do processo de construção teórico-metodológica do Núcleo de Pesquisa Escolar Compartilhada (NUPECOM), identificando os elementos que motivam a existência desse núcleo de pesquisa, o qual realiza um processo de formação continuada, a partir da pesquisa intervenção dos problemas enfrentados no cotidiano escolar. Destaca-se nesse estudo uma abordagem sócio-histórica e cultural que trata a formação continuada investigativa do NUPECOM como processo de construção e reconstrução de experiências instituintes na escola. O NUPECOM visa: apoiar a pesquisa intervenção compartilhada dos (as) professores (as) da rede municipal de ensino de São Luís, tomando como eixo condutor o enfrentamento dos desafios para a melhoria e a recriação da escola pública; reconhecer e potencializar as experiências instituintes que vão impregnando a escola de alternativas pedagógicas capazes de garantir múltiplas formas de aprendizagens escolares. Este Núcleo é um desdobramento do Projeto Escola Sonhos do Futuro, dando continuidade a uma concepção teórica-metodológica que vise a ressignificação da formação continuada pautada na epistemologia da prática, tentando contribuir com a emancipação dos sujeitos no espaço escolar. O resultado desse trabalho tem possibilitado estabelecer uma pesquisa em colaboração com as universidades públicas locais, através de parcerias com professoras e professores, em especial a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), oportunizando uma interlocução de saberes plurais, tendo em vista a construção de uma escola pública com qualidade social.
id UESB-7_8c192138e1a55b58de563cb8e731475b
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/560
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Núcleo de pesquisa escolar compartilhada: formação continuada investigativa na constituição de experiências instituintesExperiências instituintesFormação ContinuadaPesquisa intervençãoAnálise do processo de construção teórico-metodológica do Núcleo de Pesquisa Escolar Compartilhada (NUPECOM), identificando os elementos que motivam a existência desse núcleo de pesquisa, o qual realiza um processo de formação continuada, a partir da pesquisa intervenção dos problemas enfrentados no cotidiano escolar. Destaca-se nesse estudo uma abordagem sócio-histórica e cultural que trata a formação continuada investigativa do NUPECOM como processo de construção e reconstrução de experiências instituintes na escola. O NUPECOM visa: apoiar a pesquisa intervenção compartilhada dos (as) professores (as) da rede municipal de ensino de São Luís, tomando como eixo condutor o enfrentamento dos desafios para a melhoria e a recriação da escola pública; reconhecer e potencializar as experiências instituintes que vão impregnando a escola de alternativas pedagógicas capazes de garantir múltiplas formas de aprendizagens escolares. Este Núcleo é um desdobramento do Projeto Escola Sonhos do Futuro, dando continuidade a uma concepção teórica-metodológica que vise a ressignificação da formação continuada pautada na epistemologia da prática, tentando contribuir com a emancipação dos sujeitos no espaço escolar. O resultado desse trabalho tem possibilitado estabelecer uma pesquisa em colaboração com as universidades públicas locais, através de parcerias com professoras e professores, em especial a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), oportunizando uma interlocução de saberes plurais, tendo em vista a construção de uma escola pública com qualidade social.Edições UESB2020-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/560Práxis Educacional; v. 4 n. 4 (2008): Formação Docente; 49-68Práxis Educacional; Vol. 4 Núm. 4 (2008): Formação Docente; 49-68Práxis Educacional; Vol. 4 No. 4 (2008): Formação Docente; 49-682178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/560/454http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Raimunda Nonata da Silva Sousa, Arsenia Pereira deFrazão, Maria das Dores Cardoso 2021-03-22T22:57:54Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/560Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T22:57:54Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Núcleo de pesquisa escolar compartilhada: formação continuada investigativa na constituição de experiências instituintes
title Núcleo de pesquisa escolar compartilhada: formação continuada investigativa na constituição de experiências instituintes
spellingShingle Núcleo de pesquisa escolar compartilhada: formação continuada investigativa na constituição de experiências instituintes
Machado, Raimunda Nonata da Silva
Experiências instituintes
Formação Continuada
Pesquisa intervenção
title_short Núcleo de pesquisa escolar compartilhada: formação continuada investigativa na constituição de experiências instituintes
title_full Núcleo de pesquisa escolar compartilhada: formação continuada investigativa na constituição de experiências instituintes
title_fullStr Núcleo de pesquisa escolar compartilhada: formação continuada investigativa na constituição de experiências instituintes
title_full_unstemmed Núcleo de pesquisa escolar compartilhada: formação continuada investigativa na constituição de experiências instituintes
title_sort Núcleo de pesquisa escolar compartilhada: formação continuada investigativa na constituição de experiências instituintes
author Machado, Raimunda Nonata da Silva
author_facet Machado, Raimunda Nonata da Silva
Sousa, Arsenia Pereira de
Frazão, Maria das Dores Cardoso
author_role author
author2 Sousa, Arsenia Pereira de
Frazão, Maria das Dores Cardoso
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Raimunda Nonata da Silva
Sousa, Arsenia Pereira de
Frazão, Maria das Dores Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Experiências instituintes
Formação Continuada
Pesquisa intervenção
topic Experiências instituintes
Formação Continuada
Pesquisa intervenção
description Análise do processo de construção teórico-metodológica do Núcleo de Pesquisa Escolar Compartilhada (NUPECOM), identificando os elementos que motivam a existência desse núcleo de pesquisa, o qual realiza um processo de formação continuada, a partir da pesquisa intervenção dos problemas enfrentados no cotidiano escolar. Destaca-se nesse estudo uma abordagem sócio-histórica e cultural que trata a formação continuada investigativa do NUPECOM como processo de construção e reconstrução de experiências instituintes na escola. O NUPECOM visa: apoiar a pesquisa intervenção compartilhada dos (as) professores (as) da rede municipal de ensino de São Luís, tomando como eixo condutor o enfrentamento dos desafios para a melhoria e a recriação da escola pública; reconhecer e potencializar as experiências instituintes que vão impregnando a escola de alternativas pedagógicas capazes de garantir múltiplas formas de aprendizagens escolares. Este Núcleo é um desdobramento do Projeto Escola Sonhos do Futuro, dando continuidade a uma concepção teórica-metodológica que vise a ressignificação da formação continuada pautada na epistemologia da prática, tentando contribuir com a emancipação dos sujeitos no espaço escolar. O resultado desse trabalho tem possibilitado estabelecer uma pesquisa em colaboração com as universidades públicas locais, através de parcerias com professoras e professores, em especial a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), oportunizando uma interlocução de saberes plurais, tendo em vista a construção de uma escola pública com qualidade social.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/560
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/560/454
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 4 n. 4 (2008): Formação Docente; 49-68
Práxis Educacional; Vol. 4 Núm. 4 (2008): Formação Docente; 49-68
Práxis Educacional; Vol. 4 No. 4 (2008): Formação Docente; 49-68
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068814996733952