Núcleo de pesquisa escolar compartilhada: formação continuada investigativa na constituição de experiências instituintes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/560 |
Resumo: | Análise do processo de construção teórico-metodológica do Núcleo de Pesquisa Escolar Compartilhada (NUPECOM), identificando os elementos que motivam a existência desse núcleo de pesquisa, o qual realiza um processo de formação continuada, a partir da pesquisa intervenção dos problemas enfrentados no cotidiano escolar. Destaca-se nesse estudo uma abordagem sócio-histórica e cultural que trata a formação continuada investigativa do NUPECOM como processo de construção e reconstrução de experiências instituintes na escola. O NUPECOM visa: apoiar a pesquisa intervenção compartilhada dos (as) professores (as) da rede municipal de ensino de São Luís, tomando como eixo condutor o enfrentamento dos desafios para a melhoria e a recriação da escola pública; reconhecer e potencializar as experiências instituintes que vão impregnando a escola de alternativas pedagógicas capazes de garantir múltiplas formas de aprendizagens escolares. Este Núcleo é um desdobramento do Projeto Escola Sonhos do Futuro, dando continuidade a uma concepção teórica-metodológica que vise a ressignificação da formação continuada pautada na epistemologia da prática, tentando contribuir com a emancipação dos sujeitos no espaço escolar. O resultado desse trabalho tem possibilitado estabelecer uma pesquisa em colaboração com as universidades públicas locais, através de parcerias com professoras e professores, em especial a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), oportunizando uma interlocução de saberes plurais, tendo em vista a construção de uma escola pública com qualidade social. |
id |
UESB-7_8c192138e1a55b58de563cb8e731475b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/560 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Núcleo de pesquisa escolar compartilhada: formação continuada investigativa na constituição de experiências instituintesExperiências instituintesFormação ContinuadaPesquisa intervençãoAnálise do processo de construção teórico-metodológica do Núcleo de Pesquisa Escolar Compartilhada (NUPECOM), identificando os elementos que motivam a existência desse núcleo de pesquisa, o qual realiza um processo de formação continuada, a partir da pesquisa intervenção dos problemas enfrentados no cotidiano escolar. Destaca-se nesse estudo uma abordagem sócio-histórica e cultural que trata a formação continuada investigativa do NUPECOM como processo de construção e reconstrução de experiências instituintes na escola. O NUPECOM visa: apoiar a pesquisa intervenção compartilhada dos (as) professores (as) da rede municipal de ensino de São Luís, tomando como eixo condutor o enfrentamento dos desafios para a melhoria e a recriação da escola pública; reconhecer e potencializar as experiências instituintes que vão impregnando a escola de alternativas pedagógicas capazes de garantir múltiplas formas de aprendizagens escolares. Este Núcleo é um desdobramento do Projeto Escola Sonhos do Futuro, dando continuidade a uma concepção teórica-metodológica que vise a ressignificação da formação continuada pautada na epistemologia da prática, tentando contribuir com a emancipação dos sujeitos no espaço escolar. O resultado desse trabalho tem possibilitado estabelecer uma pesquisa em colaboração com as universidades públicas locais, através de parcerias com professoras e professores, em especial a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), oportunizando uma interlocução de saberes plurais, tendo em vista a construção de uma escola pública com qualidade social.Edições UESB2020-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/560Práxis Educacional; v. 4 n. 4 (2008): Formação Docente; 49-68Práxis Educacional; Vol. 4 Núm. 4 (2008): Formação Docente; 49-68Práxis Educacional; Vol. 4 No. 4 (2008): Formação Docente; 49-682178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/560/454http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Raimunda Nonata da Silva Sousa, Arsenia Pereira deFrazão, Maria das Dores Cardoso 2021-03-22T22:57:54Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/560Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T22:57:54Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Núcleo de pesquisa escolar compartilhada: formação continuada investigativa na constituição de experiências instituintes |
title |
Núcleo de pesquisa escolar compartilhada: formação continuada investigativa na constituição de experiências instituintes |
spellingShingle |
Núcleo de pesquisa escolar compartilhada: formação continuada investigativa na constituição de experiências instituintes Machado, Raimunda Nonata da Silva Experiências instituintes Formação Continuada Pesquisa intervenção |
title_short |
Núcleo de pesquisa escolar compartilhada: formação continuada investigativa na constituição de experiências instituintes |
title_full |
Núcleo de pesquisa escolar compartilhada: formação continuada investigativa na constituição de experiências instituintes |
title_fullStr |
Núcleo de pesquisa escolar compartilhada: formação continuada investigativa na constituição de experiências instituintes |
title_full_unstemmed |
Núcleo de pesquisa escolar compartilhada: formação continuada investigativa na constituição de experiências instituintes |
title_sort |
Núcleo de pesquisa escolar compartilhada: formação continuada investigativa na constituição de experiências instituintes |
author |
Machado, Raimunda Nonata da Silva |
author_facet |
Machado, Raimunda Nonata da Silva Sousa, Arsenia Pereira de Frazão, Maria das Dores Cardoso |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Arsenia Pereira de Frazão, Maria das Dores Cardoso |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Raimunda Nonata da Silva Sousa, Arsenia Pereira de Frazão, Maria das Dores Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experiências instituintes Formação Continuada Pesquisa intervenção |
topic |
Experiências instituintes Formação Continuada Pesquisa intervenção |
description |
Análise do processo de construção teórico-metodológica do Núcleo de Pesquisa Escolar Compartilhada (NUPECOM), identificando os elementos que motivam a existência desse núcleo de pesquisa, o qual realiza um processo de formação continuada, a partir da pesquisa intervenção dos problemas enfrentados no cotidiano escolar. Destaca-se nesse estudo uma abordagem sócio-histórica e cultural que trata a formação continuada investigativa do NUPECOM como processo de construção e reconstrução de experiências instituintes na escola. O NUPECOM visa: apoiar a pesquisa intervenção compartilhada dos (as) professores (as) da rede municipal de ensino de São Luís, tomando como eixo condutor o enfrentamento dos desafios para a melhoria e a recriação da escola pública; reconhecer e potencializar as experiências instituintes que vão impregnando a escola de alternativas pedagógicas capazes de garantir múltiplas formas de aprendizagens escolares. Este Núcleo é um desdobramento do Projeto Escola Sonhos do Futuro, dando continuidade a uma concepção teórica-metodológica que vise a ressignificação da formação continuada pautada na epistemologia da prática, tentando contribuir com a emancipação dos sujeitos no espaço escolar. O resultado desse trabalho tem possibilitado estabelecer uma pesquisa em colaboração com as universidades públicas locais, através de parcerias com professoras e professores, em especial a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), oportunizando uma interlocução de saberes plurais, tendo em vista a construção de uma escola pública com qualidade social. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/560 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/560/454 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 4 n. 4 (2008): Formação Docente; 49-68 Práxis Educacional; Vol. 4 Núm. 4 (2008): Formação Docente; 49-68 Práxis Educacional; Vol. 4 No. 4 (2008): Formação Docente; 49-68 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068814996733952 |