A literatura no Programa Ensino Médio Inovador: perspectivas sobre os saberes e a prática pedagógica
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/939 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que tem por objetivo analisar as práticas pedagógicas de professores de literatura no Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI). O suporte teórico se baseia em Vygotsky (2002; 2003), Cereja (2005), Cereja e Magalhães (2012), Bakhtin (1988; 1997), bem como a Proposta Curricular de Santa Catarina (2014) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2012). A geração de dados foi por meio de entrevistas semiestruturadas com duas professoras de Língua Portuguesa e Literatura que lecionam no ProEMI numa escola da Rede Estadual de Santa Catarina. As categorias de análise foram: desenvolvimento de saberes pedagógicos; autonomia e protagonismo dos professores e alunos na aprendizagem; e significações da prática pedagógica quanto ao ensino da literatura. Constatou-se, quanto às práticas pedagógicas de professores de literatura promovidas pelo ProEMI, que há uma dificuldade em superar uma postura mais tradicional e de promover um ensino de literatura bem-sucedido. No entanto, algumas pistas presentes nas suas locuções permitem concluir que o ProEMI possibilita algumas inovações, mas estas dependem muito dos saberes pedagógicos dos docentes e de sua postura enquanto sujeitos e promotores de autonomia. |
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A literatura no Programa Ensino Médio Inovador: perspectivas sobre os saberes e a prática pedagógicaEnsino de literaturaPráticas pedagógicasPrograma ensino médio inovadorEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa que tem por objetivo analisar as práticas pedagógicas de professores de literatura no Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI). O suporte teórico se baseia em Vygotsky (2002; 2003), Cereja (2005), Cereja e Magalhães (2012), Bakhtin (1988; 1997), bem como a Proposta Curricular de Santa Catarina (2014) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2012). A geração de dados foi por meio de entrevistas semiestruturadas com duas professoras de Língua Portuguesa e Literatura que lecionam no ProEMI numa escola da Rede Estadual de Santa Catarina. As categorias de análise foram: desenvolvimento de saberes pedagógicos; autonomia e protagonismo dos professores e alunos na aprendizagem; e significações da prática pedagógica quanto ao ensino da literatura. Constatou-se, quanto às práticas pedagógicas de professores de literatura promovidas pelo ProEMI, que há uma dificuldade em superar uma postura mais tradicional e de promover um ensino de literatura bem-sucedido. No entanto, algumas pistas presentes nas suas locuções permitem concluir que o ProEMI possibilita algumas inovações, mas estas dependem muito dos saberes pedagógicos dos docentes e de sua postura enquanto sujeitos e promotores de autonomia.Edições UESB2016-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/93910.22481/praxis.v13i24.939Práxis Educacional; v. 13 n. 24 (2017): jan./abr. 2017; 219-240Práxis Educacional; Vol. 13 Núm. 24 (2017): jan./abr. 2017; 219-240Práxis Educacional; Vol. 13 No. 24 (2017): jan./abr. 2017; 219-2402178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/939/800Paulo, SilviaPereira, Ricardo InocênioRausch, Rita BuzziSelpa Heinzle, Marcia Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:07:15Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/939Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:07:15Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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