A literatura no Programa Ensino Médio Inovador: perspectivas sobre os saberes e a prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo, Silvia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pereira, Ricardo Inocênio, Rausch, Rita Buzzi, Selpa Heinzle, Marcia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/939
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que tem por objetivo analisar as práticas pedagógicas de professores de literatura no Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI). O suporte teórico se baseia em Vygotsky (2002; 2003), Cereja (2005), Cereja e Magalhães (2012), Bakhtin (1988; 1997), bem como a Proposta Curricular de Santa Catarina (2014) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2012). A geração de dados foi por meio de entrevistas semiestruturadas com duas professoras de Língua Portuguesa e Literatura que lecionam no ProEMI numa escola da Rede Estadual de Santa Catarina. As categorias de análise foram: desenvolvimento de saberes pedagógicos; autonomia e protagonismo dos professores e alunos na aprendizagem; e significações da prática pedagógica quanto ao ensino da literatura. Constatou-se, quanto às práticas pedagógicas de professores de literatura promovidas pelo ProEMI, que há uma dificuldade em superar uma postura mais tradicional e de promover um ensino de literatura bem-sucedido. No entanto, algumas pistas presentes nas suas locuções permitem concluir que o ProEMI possibilita algumas inovações, mas estas dependem muito dos saberes pedagógicos dos docentes e de sua postura enquanto sujeitos e promotores de autonomia.
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